...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Conheça os enredos das escolas de samba de SP que desfilam hoje

Conheça os enredos das escolas de samba de SP que desfilam hoje

Repro­dução: © Divulgação/LigaSP

Músicas exaltam a resistência negra às mulheres e aos indígenas


Pub­li­ca­do em 17/02/2023 — 09:19 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

No primeiro dia de des­files das esco­las de sam­ba no Car­naval São Paulo em 2023, os amantes do sam­ba vão ouvir enre­dos que exal­tam a resistên­cia negra, os indí­ge­nas, às mul­heres e o próprio sam­ba. A primeira noite do Grupo Espe­cial acon­tece no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi nes­ta sex­ta-feira (17). 

Após o des­file das vel­has-guardas de São Paulo, a primeira esco­la de sam­ba a des­fi­lar no Sam­bó­dro­mo do Anhem­bi é a Inde­pen­dente Tri­col­or. A pre­visão é que a esco­la entre na pas­sarela do sam­ba às 23h15 com o enre­do “Sam­ba no pé, lança na mão, isso é uma invasão!”

O sam­ba-enre­do vai ser entoa­do por Pê San­tana e Lico Mon­teiro. O tema usa refer­ên­cias da mitolo­gia e traça um para­le­lo com a real­i­dade. Segun­do a esco­la, o enre­do é uma alusão à estraté­gia para vencer batal­has, partin­do da vitória gre­ga sobre os troianos, e à con­quista de espaços, uma refer­ên­cia ao retorno da esco­la ao Grupo Espe­cial em 2023.

Assi­nam a obra que vai embalar o des­file da Inde­pen­dente Tri­col­or os com­pos­i­tores Maradona, André Diniz, Evan­dro Bocão e Marce­lo Valên­cia.

Veja a letra com­ple­ta do enre­do.

Acadêmicos do Tatuapé

A segun­da esco­la a entrar na aveni­da é a Acadêmi­cos do Tat­u­apé, que vai apre­sen­tar uma hom­e­nagem à cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

A cidade da Fes­ta Literária Inter­na­cional de Paraty (Flip), da arquite­tu­ra colo­nial, do Cam­in­ho do Ouro, da natureza exu­ber­ante,  Patrimônio da Humanidade, da gas­trono­mia cria­ti­va, dos caiçaras, indí­ge­nas e quilom­bo­las é, tam­bém, do car­naval paulis­tano.

Com o tema Tatu­apé Can­ta Paraty! Do Cam­in­ho do Ouro à Econo­mia Azul. Patrimônio Mundi­al, Cul­tura e Bio­di­ver­si­dade. Paraty Cidade Cria­ti­va da Gas­trono­mia, o intér­prete Celsin­ho Mody can­ta o enre­do dos com­pos­i­tores Fabi­ano Ten­nor, Hen­rique Sil­va, Magoo e Kuka Mon­teiro.

Veja a letra com­ple­ta do sam­ba

Barroca Zona Sul

Ter­ceira esco­la a des­fi­lar, a Bar­ro­ca Zona Sul leva para a aveni­da o enre­do Guai­cu­rus. O tema da verde e rosa vai con­tar a história da tri­bo indí­ge­na homôn­i­ma no Pan­tanal brasileiro.

His­tori­ca­mente, os guai­cu­rus habitaram os esta­dos do Mato Grosso do Sul, Goiás e a região do Cha­co paraguaio. O espíri­to guer­reiro é a mar­ca deste povo indí­ge­na.

Os com­pos­i­tores são Thi­a­go Mein­ers, Clau­dio Mat­tos, Suka­ta, Mor­gan­ti, Tubi­no, André Mat­tos, Thi­a­go Savan­na, Wil­son Mineiro, Julio Alves, Rodri­go Alves, Sil­vio Ribeir­in­ho, Fer­nan­do Negão e Pix­ulé, que tam­bém é o intér­prete do sam­ba.

Leia a letra com­ple­ta do enre­do

Unidos de Vila Maria

A Unidos de Vila Maria entra no des­file em 2023 com o sam­ba-enre­do que faz refer­ên­cias a des­files anti­gos, ao bair­ro e à própria história. O sam­ba Vila Maria. Min­ha Origem. Min­ha Essên­cia. Min­ha História! Fonte de Amor Muito Além do Car­naval é assi­na­da por Alemão do Pan­deiro, Paulo Sen­na, Ander­son Magrão e Tadeu Gomes e será inter­pre­ta­da por Wan­der Pires.

Con­heça a letra com­ple­ta do enre­do

Rosas de Ouro

Kin­dala! Que o aman­hã não seja só um ontem com um novo nome é assim que em 2023, a Rosas de Ouro faz coro à bus­ca por respeito e igual­dade racial. A resistên­cia negra através dos tem­pos vai ser retrata­da em um man­i­festo racial no sam­bó­dro­mo do Anhem­bi.

A pro­pos­ta do sam­ba-enre­do é mostrar des­de a ances­tral­i­dade até os dias de hoje, e para agre­gar algo atu­al, foi inseri­da a frase “que o aman­hã não seja só um ontem com um novo nome”, que é uma refer­ên­cia à músi­ca AmarE­lo, do Emi­ci­da. O sam­ba tem com­posição de Arlin­do Cruz, Fabi­ano Sor­riso, Pedrin­ho Sem Braço, Paulin­ho Sam­pagode e Osmar Cos­ta e será inter­pre­ta­do por Royce do Cava­co.

Veja a letra com­ple­ta do enre­do

Tom Maior

A Tom Maior leva para o sam­bó­dro­mo este ano Um Cul­to às Mães Pre­tas Ances­trais que abor­da o mater­nar espir­i­tu­al, através dos pilares: cri­ação, ensi­na­men­to, guia, força, respeito e devoção. Os com­pos­i­tores que falam desse amor são Gui Cruz, Turko, Por­tu­ga, Rafa do Cava­co, Vitor Gabriel, Fabio Souza, Impe­r­i­al, Junior Fion­da, Willian Tadeu e Ander­son. O sam­ba-enre­do será inter­pre­ta­do por Gilsin­ho.

Veja aqui o sam­ba-enre­do da Tom Maior

Gaviões da Fiel

E a esco­la que vai fechar o primeiro dia de des­files, já ao aman­hecer, é a Gav­iões da Fiel, com o sam­ba-enre­do Em Nome do Pai, dos Fil­hos, dos Espíri­tos e dos San­tos… Amém!. O enre­do fala sobre a edi­fi­cação da humanidade através da fé e propõe uma reflexão sobre a intol­erân­cia reli­giosa.

Os com­pos­i­tores são Arak­en, Fabin­ho do Cava­co, Armênio Poe­sia, Nan­do do Cava­co, Bruno Jaú, Mae­stro Jota Ilha­Bela, Sebas­t­ian e A. Filosofia e o intér­prete é Ernesto Teix­eira.

Veja aqui o sam­ba-enre­do da Gav­iões da Fiel

Desfile do Grupo Especial

17 de fevereiro, sex­ta-feira

20h30 – Des­file das vel­has-guardas de São Paulo

23h15 – Inde­pen­dente Tri­col­or

00h20 – Acadêmi­cos do Tat­u­apé

01h25 – Bar­ro­ca Zona Sul

02h30 – Unidos de Vila Maria

03h35 – Rosas de Ouro

04h40 – Tom Maior

05h45 – Gav­iões da Fiel

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d