...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Copacabana já vive clima de expectativa para a festa da virada

Copacabana já vive clima de expectativa para a festa da virada

Moradores e turistas acompanham os preparativos para o réveillon

Anna Kari­na Car­val­ho — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/12/2025 — 20:21
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. Palco principal da praia de Copacabana quase pronto para a festa de ano novo. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pou­cas horas antes da vira­da do ano, a pra­ia de Copaca­bana já res­pi­ra expec­ta­ti­va. Con­sid­er­a­da uma das maiores cel­e­brações de Ano Novo do plan­e­ta, e ago­ra ofi­cial­mente recon­heci­da, o Rio de Janeiro mobi­liza car­i­o­cas, tur­is­tas e uma ampla oper­ação de infraestru­tu­ra, segu­rança e pro­gra­mação cul­tur­al espal­ha­da por toda a cidade.

Na man­hã da terça-feira (30), o Rio de Janeiro rece­beu o títu­lo de maior réveil­lon do mun­do, con­ce­di­do pelo Guin­ness Book. O cer­ti­fi­ca­do foi entregue ao prefeito Eduar­do Paes, no pal­co prin­ci­pal de Copaca­bana.

Na orla, a movi­men­tação inten­sa já chama a atenção de quem pas­sa pelo bair­ro. A pro­fes­so­ra aposen­ta­da Már­cia Matos e o mari­do, ambos morado­ras da Bar­ra Olímpi­ca, foram até a pra­ia para acom­pan­har os prepar­a­tivos. “Viemos ver a orga­ni­za­ção e acred­i­to que vai ser um réveil­lon bem boni­to. A gente não gos­ta de mui­ta aglom­er­ação, mas torce para que tudo dê cer­to”, disse Már­cia.

Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. Família do Acre visita o Rio para passar a virada do ano. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: Família do Acre visi­ta o Rio para pas­sar a vira­da do ano — Tânia Rêgo/Agência Brasil

O empresário Antônio Fran­cis­co Viana veio do Acre com a família para pas­sar a vira­da de 2025 para 2026 em Copaca­bana. “É a primeira vez no réveil­lon, emb­o­ra eu já ten­ha vin­do ao Rio várias vezes. É uma cidade lin­da e hos­pi­taleira. Nun­ca tive prob­le­mas aqui, só agradeço a recep­tivi­dade do povo car­i­o­ca”, afir­mou.

Já a médi­ca Sâmela Tal­isa Meire­les, que hoje mora no Rio por causa do pro­gra­ma Mais Médi­cos, descreveu a exper­iên­cia como um son­ho. “Nun­ca imag­inei morar aqui. Foi uma mudança rad­i­cal, mas hoje me sin­to mais adap­ta­da. O Rio é real­mente a Cidade Mar­avil­hosa e será meu primeiro ano novo aqui.”

Rio de Janeiro (RJ), 30/12/2025 - Movimentação na praia de Copacabana na véspera da festa de ano novo. O inglês, Cain Dyson, veio ao Rio com amigos para passar a virada do ano.. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: O inglês, Kane Dyson veio ao Rio com ami­gos para pas­sar a vira­da do anol — Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tur­is­tas estrangeiros tam­bém reforçam o cli­ma cos­mopoli­ta da fes­ta. Kane Dyson, eletricista inglês de Not­ting­ham, con­tou que decid­iu vir após assi­s­tir a vídeos do réveil­lon do ano pas­sa­do. “Pare­cia incrív­el. Ago­ra esper­amos que cor­re­spon­da a tudo o que imag­i­namos.” O ami­go Thomas Turn­er foi além: “Min­has expec­ta­ti­vas já foram super­adas. Com certeza quero voltar e con­hecer mais do Brasil.” Para Bran­don, tam­bém de Not­ting­ham, a difer­ença em relação à Europa é clara: “Lá faz frio e ficamos em pubs. Aqui é verão, mar, ener­gia ao ar livre. A vibração é muito mel­hor.”

O réveil­lon acon­tece em um ano de recordes para o tur­is­mo inter­na­cional. Em out­ubro, o Rio atingiu 1,8 mil­hão de tur­is­tas estrangeiros, com destaque para vis­i­tantes da Argenti­na, Chile, Esta­dos Unidos, Uruguai e França. O fluxo con­tribuiu para que o Brasil ultra­pas­sasse 9 mil­hões de tur­is­tas inter­na­cionais em 2025.

Programação

O réveil­lon car­i­o­ca con­tará com 13 pal­cos e 70 atrações. A esti­ma­ti­va da prefeitu­ra é de que cer­ca de 5 mil­hões de pes­soas par­ticipem dos even­tos na cidade, movi­men­tan­do R$ 3,34 bil­hões na econo­mia local. Ape­nas em Copaca­bana, os 4,5 quilômet­ros de orla devem rece­ber mais de 2 mil­hões de pes­soas na noite da vira­da.

Além da músi­ca, o públi­co vai assi­s­tir a um espetácu­lo inédi­to de ima­gens. Um balé de 1,2 mil drones fará core­ografias no céu, desen­han­do ros­tos, pais­agens car­i­o­cas e fras­es sim­bóli­cas, em sin­cro­nia com o som espal­ha­do por alto-falantes ao lon­go da orla. A queima de fogos tam­bém será históri­ca: 19 bal­sas lançarão fogos durante 12 min­u­tos, a mais lon­ga e volu­mosa exibição já real­iza­da na pra­ia.

Em Copaca­bana, três pal­cos con­cen­tram a pro­gra­mação: na altura da Rua Repúbli­ca do Peru, da Rua Anchi­eta (volta­do para o Forte do Leme) e o prin­ci­pal, em frente ao Copaca­bana Palace, no Pos­to 2. É ali que se apre­sen­tam os prin­ci­pais nomes da noite, a par­tir das 20h, com Gilber­to Gil e Ney Matogrosso, segui­dos por Belo e Alcione. Após a vira­da, sobem ao pal­co João Gomes com Iza, o DJ Alok e, para encer­rar, a esco­la de sam­ba Bei­ja-Flor de Nilópo­lis.

Out­ros dez pal­cos estarão dis­tribuí­dos por difer­entes regiões da cidade, amplian­do o alcance da fes­ta e descen­tral­izan­do a pro­gra­mação. Con­fi­ra a pro­gra­mação com­ple­ta.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d