...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Covid-19: variante Delta avança no Rio de Janeiro

Covid-19: variante Delta avança no Rio de Janeiro

Repro­dução: © Ita­mar Crispim/Fiocruz

Variante é responsável por 56,6% dos casos na cidade


Pub­li­ca­do em 16/08/2021 — 08:40 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A vig­ilân­cia genômi­ca do vírus Sars-CoV­‑2, cau­sador da covid-19, na cidade do Rio de Janeiro apon­ta que a vari­ante Delta (B.1 617.2), surgi­da na Índia, já é respon­sáv­el por 56,6% dos casos da doença no municí­pio.

O anún­cio foi feito pelo secretário munic­i­pal de Saúde, Daniel Soranz, em sua con­ta no Twit­ter.

Na sex­ta-feira (13), a prefeitu­ra já havia anun­ci­a­do que a cidade é o epi­cen­tro da vari­ante Delta no Brasil. A análise genômi­ca, que iden­ti­fi­ca as vari­antes do novo coro­n­avírus, é fei­ta por amostragem.

Ape­sar do ape­lo do secretário para que as pes­soas evitem aglom­er­ações e exposições desnecessárias, já que a vari­ante Delta é mais trans­mis­sív­el que as out­ras, no fim de sem­ana a Sec­re­taria de Ordem Públi­ca inter­di­tou duas fes­tas clan­des­ti­nas, uma com 2 mil pes­soas e out­ra com 600.

Vacinação

Nes­ta sem­ana, a prefeitu­ra do Rio de Janeiro pre­tende con­cluir a apli­cação da primeira dose da vaci­na con­tra a covid-19 na pop­u­lação adul­ta do municí­pio. Após o atra­so na entre­ga de dos­es na sem­ana pas­sa­da, que fez com que a imu­niza­ção ini­cial fos­se sus­pen­sa por dois dias, hoje (16) rece­berão a primeira dose as pes­soas de 22 anos.

Seguin­do a lóg­i­ca de imu­nizar uma idade por dia, a pre­visão é de que na sex­ta-feira (20) seja a vez das pes­soas com 18 anos. Mul­heres devem com­pare­cer aos pos­tos pela man­hã e os home­ns na parte da tarde.

A repescagem será fei­ta todos os dias para pes­soas com 30 anos ou mais, pes­soas com defi­ciên­cia e ges­tantes, puér­peras e lac­tantes com 18 anos ou mais. A prefeitu­ra ori­en­ta que quem estiv­er fora do dia pre­vis­to no cal­endário por idade, se vacine na parte da tarde.

O Min­istério da Saúde infor­mou que fará uma “com­pen­sação grad­ual dos quan­ti­ta­tivos de vaci­nas envi­a­dos de modo com­ple­men­tar”, para que todos os esta­dos final­izem a imu­niza­ção “sem que haja bene­fí­cios ou pre­juí­zos a suas respec­ti­vas pop­u­lações”.

Segun­do a pas­ta, na sem­ana pas­sa­da foram entregues 576,1 mil dos­es ao esta­do do Rio de Janeiro e no fim de sem­ana mais 308,8 mil. “Des­de o começo da cam­pan­ha con­tra a covid-19, foram entregues 17,3 mil­hões de dos­es ao esta­do do Rio de Janeiro”, infor­mou o min­istério.

A cidade abriu hoje um novo pos­to de vaci­nação, no Palá­cio Pedro Ernesto, sede da Câmara Munic­i­pal, local­iza­do na Cinelân­dia, cen­tro do Rio de Janeiro, para reforçar a estru­tu­ra da saúde nesse momen­to com grande públi­co por idades, na faixa dos 22 aos 18 anos.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

Imunizante foi considerado caro diante do impacto da doença Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 13/01/2026 — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d