...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Cultura pop, cosplay e autores independentes estão na Flipelô 2025

Cultura pop, cosplay e autores independentes estão na Flipelô 2025

Festa Literária Internacional do Pelourinho vai até domingo

Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/08/2025 — 10:46
Sal­vador
Salvador (BA), 08/08/2025 - Desfile de Cosplay na Vila Literária durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Pela primeira vez em nove edições, a Fes­ta Literária Inter­na­cional do Pelour­in­ho, a Flipelô, decid­iu traz­er o uni­ver­so cos­play para a sua pro­gra­mação. E foi assim que per­son­agens como o Meni­no Maluquin­ho de Ziral­do, os irmãos Mário e Lui­gi do jogo Super Mario e o Doutor Facili­er, de A Prince­sa e o Sapo, des­fi­la­ram pelo pal­co da Vila Literária, no Largo Tereza Batista, no cen­tro históri­co de Sal­vador, na noite de quin­ta-feira (7).

Cos­play é um ter­mo em inglês for­ma­do pela junção das palavras cos­tume (fan­ta­sia) e role­play (brin­cadeira ou per­for­mance). Nes­sa ativi­dade, as pes­soas se fan­tasi­am de seus per­son­agens fic­tí­cios favoritos da cul­tura pop que estão em ani­mes, games, mangás, filmes, ani­mações e até em livros, como é o caso do Meni­no Maluquin­ho, per­son­agem cri­a­do pelo escritor brasileiro Ziral­do (1932–2024).

“Essa é uma história assim que me cativou bas­tante, porque me lem­brou a min­ha infân­cia”, disse Deivid Aquino, de 20 anos, um influ­encer dig­i­tal, ator e can­tor que des­filou na Vila Literária como cos­play do Meni­no Maluquin­ho.

“Eu achei essa ideia de des­file cos­play na Flipelô muito inclu­si­va. O cos­play, por si só, já é inclusão e diver­si­dade. Eu amo inter­pre­tar cri­ança: tam­bém inter­pre­to o Pedrin­ho, do Sítio do Pica­pau Amare­lo. O meni­no maluquin­ho é maluquin­ho e eu sou maluquin­ho tam­bém”, brin­cou Deivid.

Ape­sar de viv­er em Sal­vador, ele nun­ca tin­ha par­tic­i­pa­do da Flipelô. Foi o des­file cos­play que o fez par­tic­i­par do even­to pela primeira vez. “Vim por causa do even­to de cos­play, mas eu tam­bém que­ria pis­ar meus pés aqui pela primeira vez. Eu não leio muito não, mas eu estou começan­do a ler”.

Salvador (BA), 08/08/2025 - O ator e cantor Deivid Aquino desfilou na Vila Literária como cosplay do Menino Maluquinho durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: Sal­vador (BA), 08/08/2025 — O ator e can­tor Deivid Aquino des­filou na Vila Literária como cos­play do Meni­no Maluquin­ho: “Vou faz­er a fei­joa­da quan­do eu chegar em casa com essa pan­ela aqui que não pode ficar aqui só na cabeça. Tem que estar no fogão tam­bém”, brin­cou. Foto: Rove­na Rosa/Agência Brasil

E, como bom baiano, Deivid avi­sou que, logo após o des­file, iria uti­lizar parte dessa fan­ta­sia na coz­in­ha. “Vou faz­er a fei­joa­da quan­do eu chegar em casa com essa pan­ela aqui que não pode ficar aqui só na cabeça. Tem que estar no fogão tam­bém”, falou, sob risos.

Salvador (BA), 08/08/2025 - Feira de quadrinhos na Vila Literária durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: Sal­vador (BA), 08/08/2025 — Feira de quadrin­hos na Vila Literária durante a Fes­ta Literária Inter­na­cional do Pelour­in­ho — Flipelô. Foto: Rove­na Rosa/Agência Brasil

Vila Literária

Local­iza­da no Largo Tereza Batista, a Vila Literária é um espaço ded­i­ca­do ao públi­co jovem. Quan­do ela surgiu, den­tro da Flipelô, ain­da era um local ded­i­ca­do quase que exclu­si­va­mente aos autores inde­pen­dentes. Mas, nos últi­mos anos, começou a rece­ber tam­bém os amantes e faze­dores de quadrin­hos. É o caso de o Samuel de Gois Mar­tins, um quadrin­ista paraibano que par­tic­i­pa da Flipelô pela primeira vez.

“Eu estou venden­do e expon­do aqui o meu mate­r­i­al, que vai de quadrin­hos, coletâneas de tir­in­ha a gravuras feitas em seri­grafia e até car­tas de tarot”, disse ele, que ain­da vai par­tic­i­par de um bate-papo com o públi­co neste sába­do (9).

“Eu amo feiras inde­pen­dentes de arte e quadrin­hos alter­na­tivos. Acho que isso pre­cisa ser cada vez mais forte aqui na Região Nordeste. E ver tan­tos autores de várias regiões aqui, do Nordeste, fortes e pre­sentes [na Flipelô], mostra o quan­to a gente está, aos poucos, con­seguin­do se unir e cri­ar um cenário nos­so local”, desta­cou.

Neste ano, a Vila Literária se ampliou. Além do des­file de cos­play e dos quadrin­hos, ela tam­bém se abriu para todo um uni­ver­so pop, pro­moven­do até mes­mo uma batal­ha de desen­hos e apre­sen­tações musi­cais. Mas sem deixar de lado o seu lado literário.

Salvador (BA), 08/08/2025 - O ator e escritor Lázaro Ramos conversa sobre literatura e os livros lançados por ele no espaço infantil Maber Velloso durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô, no centro histórico de Salvador. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: Lázaro Ramos na Flipelô, por Rove­na Rosa/Agência Brasil

Durante toda a pro­gra­mação da Flipelô, a Vila vai pro­mover lança­men­tos e ven­das de livros, debates e bate-papos com escritores, ilustradores, cineas­tas e artis­tas con­heci­dos do públi­co como Lázaro Ramos, Thali­ta Rebouças, Rafael Calça e Rosane Svart­man.

“Aqui tem espaço para todo mun­do: para o pes­soal das redes soci­ais, do cos­play e da lit­er­atu­ra”, esclare­ceu Deco Lipe, curador do espaço.

Segun­do ele, a Vila Literária com­pro­va que os jovens não se inter­es­sam ape­nas pela cul­tura pop ou por redes soci­ais, mas, tam­bém, bus­cam a lit­er­atu­ra como um meio de inter­esse.

“Hoje existe uma grande rede que é o Book­Talk [uma comu­nidade para amantes de livros] e que poten­cial­i­zou a leitu­ra para os jovens. Aqui, na Vila Literária, a gente tam­bém tem medi­adores e autores que veem da rede social. Eu ven­ho da rede social, inclu­sive. Temos aqui essa que­bra de par­a­dig­ma em que se colo­ca que os jovens hoje não estão lendo já que exis­tem essas comu­nidades de leitores nas redes soci­ais”, comen­tou Deco.

A diver­si­dade da Vila Literária, desta­cou ele, vem mostrar que não existe oposição entre redes soci­ais e lit­er­atu­ra entre os jovens, porque ambas podem cam­in­har jun­tas. “Durante a pan­demia hou­ve um grande boom das redes soci­ais, onde as pes­soas estavam reclusas e começaram a cri­ar con­teú­dos, e nis­so surgiu esse boom do Tik­Tok e do Insta­gram, que são literários tam­bém”, disse.

Salvador (BA), 08/08/2025 - O curador da Vila Literária, Deco Lipe, fala sobre a programação da Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô, no centro histórico de Salvador. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: Sal­vador (BA), 08/08/2025 — O curador da Vila Literária, Deco Lipe, ressaltou que os jovens, hoje, estão lendo muito por meio das redes soci­ais Foto: Rove­na Rosa/Agência Brasil — Rove­na Rosa/Agência Brasil

Deco ressaltou que os jovens, hoje, estão lendo muito por meio das redes soci­ais, que ofer­e­cem ampla pos­si­bil­i­dade de leitu­ra. “Se for­mos ver, a rede do Tik­Tok traz, por exem­p­lo, os livros mais ven­di­dos no país e con­segue traz­er livros inter­na­cionais a serem traduzi­dos para cá. Mui­ta gente diz que se o jovem está em rede social, ele não lê. Mas, pelo con­trário, esta­mos ven­do um movi­men­to em que os book talk­ers estão arra­s­tan­do mul­ti­dões. Temos uma poten­cial­i­dade muito grande de leitores e as redes [soci­ais] podem aju­dar nesse aspec­to”, expli­cou.

A pro­gra­mação da Vila Literária é toda gra­tui­ta e vai até este domin­go (10). Mais infor­mações sobre a pro­gra­mação deste espaço e tam­bém sobre a Flipelô podem ser con­sul­ta­dos no site ofi­cial da Fes­ta Literária.

*A equipe da Agên­cia Brasil via­jou a con­vite da Moti­va, patroci­nado­ra e par­ceira ofi­cial de mobil­i­dade da Flipelô 2025

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d