...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Educação / Ensino remoto dificultou preparação, diz estudante ao chegar para Enem

Ensino remoto dificultou preparação, diz estudante ao chegar para Enem

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Portões foram abertos às 12h e foram fechados às 13h


Pub­li­ca­do em 21/11/2021 — 13:33 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

As ami­gas e cole­gas de tur­ma, Geo­van­na Rodrigues, 18 anos, e Fer­nan­da de Paula, com a mes­ma idade, chegaram cedo à Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro (Uerj), um dos locais do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) mais movi­men­ta­dos da cap­i­tal flu­mi­nense.

Repro­dução:  A estu­dante Geo­van­na Rodrigues fala sobre suas expec­ta­ti­vas para a pro­va do Enem 2021. — Tomaz Silva/Agência Brasil

“Cheg­amos cedo para pre­venir, com medo de atrasar. É mel­hor esper­ar aqui do que em casa” disse Fer­nan­da, que con­sid­era estar fazen­do a pro­va como um teste, mas pre­tende cur­sar psi­colo­gia se con­seguir uma vaga no ano que vem.

Geo­van­na con­ta que a pan­demia difi­cul­tou sua preparação para o Enem, porque diz acred­i­tar que o ensi­no remo­to teve muitos tra­bal­hos e pouco apren­diza­do.

Repro­dução: A estu­dante Fer­nan­da de Paula fala sobre suas expec­ta­ti­vas para a pro­va do Enem 2021. — Tomaz Silva/Agência Brasil

“Ten­tei faz­er cursin­ho, e não con­segui equi­li­brar com a esco­la”, lamen­ta ela, que está em dúvi­da entre os cur­sos de med­i­c­i­na vet­er­inária e letras.

Estu­dante de um colé­gio par­tic­u­lar tradi­cional do Rio de Janeiro, José Car­los Pereira Junior, 16 anos, tam­bém acha que o ensi­no remo­to atra­pal­hou sua for­mação e fez com que apren­desse menos. Por out­ro lado, ele lem­bra que a esco­la con­ta­va com con­teú­do especí­fi­co para o Enem. “Na min­ha esco­la, a gente já tem preparações para a pro­va, como aula de redação e como manuse­ar o tem­po, então essa questão vai ser mais tran­quila. Mas em relação ao con­teú­do, que é bem abrangente, vai ser mais com­pli­ca­do”, diz ele, que quer entrar no nív­el supe­ri­or na área de tec­nolo­gia.

Repro­dução: O estu­dante José Car­los Pereira Júnior fala sobre suas expec­ta­ti­vas para a pro­va do Enem 2021. — Tomaz Silva/Agência Brasil

Nathan Habib, de 17 anos, chegou à pro­va sem se decidir entre cur­sar tur­is­mo ou jor­nal­is­mo. Ele con­ta que chegou a faz­er o Enem ante­ri­or­mente para se preparar, e afir­ma que a pro­va requer tam­bém um preparo psi­cológi­co. “É uma pro­va lon­ga, com mui­ta con­ta e tex­to. Eu fiz e ter­minei antes do horário pre­vis­to, mas cansa. É uma mara­tona”, afir­ma ele, que tam­bém rela­ta prob­le­mas com o ensi­no remo­to.

Repro­dução: O estu­dante Iuri Cabral fala sobre suas expec­ta­ti­vas para a pro­va do Enem 2021. — Tomaz Silva/Agência Brasil

“Todo mun­do achou que seria bom estu­dar de casa, mas não foi bem assim. Muitas vezes, as aulas travavam, a inter­net fica­va ruim”.

Quem esta­va na ter­ceira ten­ta­ti­va era a pen­sion­ista Maria do Socor­ro de Car­val­ho, que nasceu no Ceará, se mudou para o Rio e quer cur­sar admin­is­tração para realizar um son­ho anti­go.

“Não é tan­to para procu­rar um emprego”, diz ela, que cos­tu­ma ouvir ques­tion­a­men­tos do porquê quer estu­dar. “Graças a Deus que não pre­ciso mais tra­bal­har. Mas eu vou realizar um son­ho de ter con­hec­i­men­to, e quan­do uma pes­soa me pedir uma aju­da eu vou poder aju­dar”.

Bem humora­da, a úni­ca respos­ta que dona Maria do Socor­ro não quis rev­e­lar foi sua idade. “Não é tão inter­es­sante a idade. O impor­tante é a força de von­tade”.

Um grupo de jovens tam­bém foi à por­ta da Uerj com um car­taz em protesto em defe­sa do Enem e da edu­cação. “Pelo dire­ito de estu­dar. Con­tra a cen­sura e o desmonte do Enem”, dizia o tex­to, assi­na­do pelo cole­ti­vo Jun­tos.

Agenda_Enem_2021

Reprodução: Agenda_Enem_2021, por Arte/Agência Brasil

 

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021:

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d