...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Entretenimento / Escolas de samba do Rio retomam ensaios técnicos neste fim de semana

Escolas de samba do Rio retomam ensaios técnicos neste fim de semana

Repro­dução: © Agen­cia Brasil

Apresentações ocorreram fora do período normal nos dois últimos anos


Pub­li­ca­do em 14/01/2023 — 09:24 Por Cristi­na Indio do Brasil – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A tem­po­ra­da reg­u­lar de ensaios téc­ni­cos das esco­las de sam­ba do Rio de Janeiro na Mar­quês de Sapu­caí, na preparação do car­naval 2023 será retoma­da neste fim de sem­ana. Por causa da pan­demia de covid-19 , tais apre­sen­tações não foram real­izadas nas datas do cal­endário ofi­cial de car­naval em 2021 e, no ano pas­sa­do, ocor­reram fora do perío­do nor­mal. Emb­o­ra ten­ham rece­bido um públi­co saudoso do car­naval, os ensaios de 2022 não tiver­am a mes­ma emoção daque­les dos car­navais ante­ri­ores à pan­demia.

Ago­ra, os torce­dores de cada agremi­ação já podem se preparar para a ani­mação do Sam­bó­dro­mo, que começa hoje (14) com apre­sen­tação três esco­las da Série Ouro, que já foi Série A e Grupo de Aces­so; e no dia seguinte, de duas do Grupo Espe­cial, con­sid­er­a­do a elite do car­naval car­i­o­ca.

Neste sába­do, a primeira a entrar na aveni­da, às 20h, é a Lins Impe­r­i­al; segui­da da Está­cio de Sá, às 21h, e da Inocentes de Belford Roxo, às 22h, as três asso­ci­adas à Liga RJ, respon­sáv­el pelas esco­las de sam­ba inte­grantes da Série Ouro.

Para o pres­i­dente da Lig­aRJ, Wal­lace Pal­hares, a vol­ta dos ensaios téc­ni­cos é fun­da­men­tal para que todas as esco­las pos­sam faz­er o recon­hec­i­men­to da pista e a orga­ni­za­ção de can­to. “Para nós, daqui para a frente, já é car­naval. O ensaio téc­ni­co emen­da com o car­naval, então, é impor­tante de fato. Vamos começar neste sába­do e vamos até a primeira sem­ana de fevereiro para as esco­las estarem preparadas para um grande des­file”, disse Pal­hares à Agên­cia Brasil.

Ele espera que as esco­las da Série Ouro super­em em 2023 os des­files de anos ante­ri­ores. “Cada ano é uma super­ação. Lem­bran­do que volta­mos a ter apoio da prefeitu­ra, que é impor­tante demais, e o diál­o­go, tam­bém. Esper­amos megacar­naval . E a gente não deva nada a ninguém.”

Grupo Especial

Aman­hã (15), o Império Ser­ra­no faz o ensaio téc­ni­co às 20h30 e a Paraí­so do Tuiu­ti, às 22h. As apre­sen­tações téc­ni­cos con­tin­u­am no fim de sem­ana seguinte e ter­mi­nam no dia 12 de fevereiro.

Além de ser a voz que vai abrir os ensaios téc­ni­cos do Grupo Espe­cial, o can­tor Ito Melo­dia, será o intér­prete do Império Ser­ra­no, depois de defend­er muitos car­navais da União da Ilha. A estreia na tradi­cional esco­la de Madureira, ani­ma o can­tor, prin­ci­pal­mente porque, em 2023, a esco­la vem com um enre­do forte em hom­e­nagem a uma das mais desta­cadas fig­uras do Império, o can­tor e com­pos­i­tor Arlin­do Cruz, que, no dia 17 de março de 2017, sofreu um aci­dente vas­cu­lar cere­bral (AVC) e, des­de então, ficou impos­si­bil­i­ta­do de andar, se mex­er e falar.

“Estou indo para o Império Ser­ra­no no seu mel­hor momen­to. [A esco­la] escol­heu um enre­do que fala de Arlin­do Cruz. Vou ter a hon­ra de can­tar pelo Império Ser­ra­no e defend­er a ban­deira do Império Ser­ra­no, esta esco­la tão queri­da em todo o mun­do do sam­ba. Os com­pos­i­tores acer­taram com um sam­ba lin­do, que traz uma dinâmi­ca, uma ale­gria, uma vibração e o encan­ta­men­to do Império Ser­ra­no. Estou muito feliz e esperan­do este momen­to”, disse Melo­dia à Agên­cia Brasil.

Acos­tu­ma­do a empol­gar o públi­co na Mar­quês de Sapu­caí, o intér­prete já está vibran­do com a saudação que vai faz­er no setor 1, o mais pop­u­lar do Sam­bó­dro­mo. “Vou entrar na aveni­da rev­er­en­cian­do o setor 1 e a Sapu­caí, todos do car­ro de som de mãos, isso é uma meta min­ha, uma função que vem de lon­gos tem­pos des­de que come­cei. Sem­pre gostei dessa comu­ni­cação com o públi­co, sou muito do povo, da comu­nidade, da favela, de tro­car essa ener­gia”, afir­mou.

“É pre­ciso tomar muito cuida­do com as emoções, porque cada pas­sagem desse sam­ba vai ser um choro, uma incor­po­ração de sen­ti­men­tos mar­avil­hosos, de ener­gias boas, de feli­ci­dade e de luta”, afir­mou o can­tor, lem­bran­do o sam­ba O Show Tem que Con­tin­uar, com­pos­to por Arlin­do Cruz. “Não tem jeito. Aí é fato. Falar de Império Ser­ra­no e falar de Arlin­do Cruz, o show tem que con­tin­uar com certeza,” afir­mou.

A Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio de Janeiro (Liesa), que orga­ni­za o Grupo Espe­cial, decid­iu que, no domin­go, a con­cen­tração das agremi­ações serão na área Bal­ança, mas Não Cai, como é chama­do um pré­dio res­i­den­cial e com­er­cial per­to do Sam­bó­dro­mo, e na dos Cor­reios, tam­bém chama­da assim por estar per­to da sede da empre­sa na região cen­tral do Rio. Na primeira, vão se con­cen­trar os inte­grantes do Império Ser­ra­no e na out­ra, os da Paraí­so do Tuiu­ti. Segun­do a Liesa, o horário de iní­cio da preparação dos com­po­nentes será infor­ma­do pelas agremi­ações.

De acor­do com a pro­gra­mação, os portões da Pas­sarela do Sam­ba serão aber­tos ao públi­co às 17h, e a entra­da é gra­tui­ta. Quem for assi­s­tir pode levar ali­men­tos e bebidas para con­sumo próprio.

Transporte

Para aten­der ao públi­co e inte­grantes das esco­las o MetrôRio preparou um esque­ma de oper­ação nas estações Cen­tral e Praça Onze, em que, nos domin­gos de ensaios téc­ni­cos na Mar­quês de Sapu­caí, em que o horário será esten­di­do até a meia-noite. Nos sába­dos de ensaios no Sam­bó­dro­mo, o fun­ciona­men­to do sis­tema será man­ti­do, das 5h à meia-noite. De acor­do com a con­ces­sionária, o obje­ti­vo é ofer­e­cer mais como­di­dade e facil­i­dade aos clientes.

As out­ras estações do sis­tema metro­viário encer­ram os embar­ques às 23h, como ocorre aos domin­gos, e depois desse horário, só fun­cionarão para desem­bar­que.

Até o fechamen­to dessa matéria, a Super­Via, respon­sáv­el pelo fun­ciona­men­to dos trens, não respon­deu ao pedi­do de infor­mações sobre o horário dos serviços nos dias de ensaio téc­ni­co.

A CCR Bar­cas infor­mou que “não haverá mudança na oper­ação” do serviço para os dias de ensaio téc­ni­co.

Programação

Série Ouro: Neste sába­do, ensa­iam, às 20h, Lins Impe­r­i­al, às 21h, Inocentes de Belford Roxo , às 22h, Está­cio de Sá. No sába­do seguine (21), às 19h30, Arran­co; às 20h30, Unidos da Ponte; às 21h30, Ban­gu e, às 22h30 , União da Ilha. No dia 28, às 19h30, União de Jacarepaguá; às 20h30, Acadêmi­cos de Vigário Ger­al; às 21h30, Unidos de Padre Miguel e, às 22h30 , Por­to da Pedra.

No dia 4, primeiro sába­do de fevereiro, apre­sen­tam-se, às 19h30, as esco­las Em Cima da Hora; às 20h30, Império da Tiju­ca; às 21h30, Acadêmi­cos de Niterói e, às 22h30, São Clemente

Grupo Espe­cial: No domin­go (15), serão real­iza­dos os ensaios téc­ni­cos da Império Ser­ra­no, às 20h30 e da Paraí­so do Tuiu­ti, as 22h. No domin­go seguinte (22), apre­sen­tam-se, às 20h30, a Imper­a­triz Leopoldinense e, às 22h, a Unidos da Tiju­ca. No dia 29, será a vez da Moci­dade Inde­pen­dente de Padre Miguel, às 20h30, e da Estação Primeira de Mangueira, às 22h. No dia 5 de fevereiro, ensa­iam as esco­las Acadêmi­cos do Salgueiro, às 20h30, e Portela, às 22h.

No dia 11 de fevereiro, haverá teste de luz e som no dia 11 e lavagem da pista, às 18h30. Às 20h30, ensa­ia a Unidos de Vila Isabel e, às 22h, a Unidos do Viradouro. No dia seguinte, novo teste de luz e som e ensaios téc­ni­cos da Bei­ja-Flor de Nilópo­lis, às 20h30, e da Acadêmi­cos do Grande Rio, às 22h.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d