...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Escolas de São Paulo registram este ano 741 casos de covid-19

Escolas de São Paulo registram este ano 741 casos de covid-19

São Paulo - Início das aulas presenciais durante a pandemia de covid-19 na Escola Estadual Caetano de Campos, na Consolação.

© Rove­na Rosa/Agência Brasil (Repro­dução)

Só na rede estadual de ensino de SP houve 456 vítimas confirmadas


Pub­li­ca­do em 16/02/2021 — 16:32 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

As esco­las de São Paulo reg­is­traram, neste iní­cio de ano, 741 casos con­fir­ma­dos de covid-19. A infor­mação foi dada hoje (16) pelo secretário estad­ual da Edu­cação, Rossieli Soares, e englo­ba todas as redes de ensi­no, sejam pri­vadas ou públi­cas (estad­u­ais e munic­i­pais). Essas ocor­rên­cias, segun­do o secretário, foram noti­fi­cadas des­de o iní­cio do ano, soman­do as obser­vadas com o retorno das aulas pres­en­ci­ais, as aulas de reforço e recu­per­ação e tam­bém o perío­do de preparação das aulas.

As aulas pres­en­ci­ais tiver­am iní­cio no dia 8 de fevereiro na rede estad­ual paulista, que con­ta com 3,3 mil­hões de alunos. Na rede pri­va­da, as esco­las pud­er­am reabrir a par­tir do dia 1o de fevereiro.

Do dia 1º de janeiro a 13 de fevereiro, segun­do lev­an­ta­men­to feito pela Sec­re­taria Estad­ual da Edu­cação, o esta­do reg­istrou 2.208 noti­fi­cações de covid-19 nas esco­las, com 741 casos con­fir­ma­dos, 334 descar­ta­dos e, o restante, casos sus­peitos, ain­da em análise.

Só na rede estad­ual, hou­ve 456 casos con­fir­ma­dos, sendo 77 deles na primeira sem­ana de aulas, entre os dias 7 e 13 de fevereiro. Dessas 456 ocor­rên­cias, 83 eram alunos e 372 pro­fes­sores ou fun­cionários das esco­las. Um out­ro caso ano­ta­do no perío­do envolveu um fun­cionário ter­ce­i­riza­do.

Em 357 das esco­las estad­u­ais que reabri­ram aulas pres­en­ci­ais este ano hou­ve ape­nas um caso de covid-19. Já em 28 esco­las hou­ve duas víti­mas e, em 11 esco­las, três ou mais.

“Na maio­r­ia das esco­las foi um caso ape­nas que teve em cada esco­la. Isso é muito impor­tante porque mostra que essa pes­soa não pegou na esco­la. Pode ter pego em qual­quer out­ro lugar”, disse o secretário.

Já na rede pri­va­da hou­ve 271 ocor­rên­cias con­fir­madas do novo coro­n­avírus, sendo 141 deles fun­cionários e 130 alunos.

Na rede munic­i­pal, os números foram bem baixos, já que o gov­er­no do esta­do só con­tabi­liza os dados nas cidades que não têm con­sel­ho de edu­cação próprios.

“Os números são muito baixos na rede munic­i­pal porque a maio­r­ia [das cidades] não retornou. As redes munic­i­pais que têm con­sel­ho próprio, nós não ter­e­mos infor­mação no Simed [Sis­tema de Infor­mação e Mon­i­tora­men­to da Edu­cação para a covid-19]. Não ter­e­mos, por exem­p­lo, os dados da cidade de São Paulo, que, por ter um con­sel­ho próprio, terá um tipo de mon­i­tora­men­to próprio de suas esco­las”, expli­cou Rossieli.

Com isso, hou­ve ape­nas 14 víti­mas con­fir­madas nas esco­las da rede munic­i­pal.

Escola com suspeita de transmissão

A sec­re­taria estad­ual da Edu­cação tem mon­i­tora­do colé­gios da rede estad­ual para avaliar se a doença está sendo trans­mi­ti­da den­tro do ambi­ente esco­lar. Das 4,5 mil esco­las da rede estad­ual, nove pre­cis­aram ser fechadas tem­po­rari­a­mente por ter mais de dois casos con­fir­ma­dos de covid-19. Duas delas, segun­do o secretário, já ini­cia­ram as aulas.

Histórico

As aulas pres­en­ci­ais estavam sus­pen­sas em todo o esta­do de São Paulo des­de o fim de março do ano pas­sa­do por causa da pan­demia do novo coro­n­avírus. Des­de o dia 8 de setem­bro, no entan­to, esco­las estad­u­ais estavam autor­izadas a reabrir para ativi­dades de reforço e acol­hi­men­to emo­cional.

O gov­er­no autor­i­zou tam­bém a retoma­da de aulas para o ensi­no médio em 7 de out­ubro e, para o ensi­no fun­da­men­tal, em 3 de novem­bro. Mas coube a cada um dos 645 prefeitos do esta­do decidir se as esco­las de seus municí­pios iri­am reabrir ou não, seguin­do o plane­ja­men­to estad­ual.

tabela_simed

 Arte/Agência Brasil (Repro­dução)

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d