...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Mulher / Estações de transporte em SP terão programação para o Dia da Mulher

Estações de transporte em SP terão programação para o Dia da Mulher

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Estão programados diálogos, palestras, filmes e show


Pub­li­ca­do em 05/03/2023 — 17:46 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A Com­pan­hia Paulista de Trens Met­ro­pol­i­tanos (CPTM), a Empre­sa Met­ro­pol­i­tana de Trans­portes Urbanos (EMTU) e o Metrô de São Paulo terão uma pro­gra­mação espe­cial para o Dia Inter­na­cional da Mul­her, comem­o­ra­do na quar­ta-feira (8).

No Metrô, na terça-feira (7), a Estação San­tana será pal­co da exposição Viv­er é Mor­rer, com 48 ima­gens da artista Sil­via Husek, que con­vi­da à reflexão sobre o envel­hec­i­men­to e a invis­i­bil­i­dade da mul­her aci­ma dos 50 anos de idade.

Na quar­ta-feira, na Estação Brás do Metrô, haverá uma roda de con­ver­sa entre fer­roviárias e estu­dantes do ensi­no fun­da­men­tal e médio para falar sobre profis­sões. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque­nas Empre­sas (Sebrae) levará à Estação Tat­u­apé a ação Des­cubra-se, que abor­dará temas como inteligên­cia emo­cional e empodera­men­to fem­i­ni­no nos negó­cios. E no Ter­mi­nal Met­ro­pol­i­tano da EMTU, pas­sageiras terão à dis­posição ofic­i­na de cos­tu­ra e ori­en­tações sobre empreende­doris­mo.

Ain­da na quar­ta-feira, na Estação Repúbli­ca, ocorre uma ação orga­ni­za­da pelo Cen­tro de Reestru­tu­ração para a Vida, que pro­moverá o diál­o­go sobre gravidez ines­per­a­da, vio­lên­cia e abu­so con­tra a mul­her, entre out­ros assun­tos debati­dos pela insti­tu­ição.

Para reforçar o com­bate ao assé­dio sex­u­al, as agentes fem­i­ni­nas do Metrô entrarão nos vagões para mostrar que qual­quer mul­her pode con­tar com a aju­da delas em caso de assé­dio. Além dis­so, a ação divul­gará o X na mão, cam­pan­ha mundi­al que ori­en­ta a mul­her a sinalizar que está em peri­go.

Já a CPTM pro­move a apre­sen­tação da Ban­da 710, for­ma­da por maquin­istas das lin­has 7‑Rubi, 10-Turque­sa e 11-Coral, na Estação Bar­ra Fun­da. Na Estação Jardim Hele­na-Vila Mara, a com­pan­hia inau­gu­ra mais um Espaço Acol­her para aten­der mul­heres que sofrem impor­tu­nação sex­u­al.

Na quin­ta-feira (9), a Estação San­ta Cecília do Metrô con­tará com sessão de cin­e­ma, em parce­ria com a Acad­e­mia Inter­na­cional de Cin­e­ma, para exibição de cur­tas-metra­gens que apoiam ini­cia­ti­vas focadas no trata­men­to ter­apêu­ti­co das mul­heres pre­sas.

Na quar­ta-feira (22), um grupo de grafiteiras, com­pos­to por mul­heres brasileiras e refu­giadas, vai revi­talizar a Estação Jardim Romano da CPTM, em uma parce­ria com o artista plás­ti­co Ziza, o Cen­tro de Inte­gração e Cidada­nia do Imi­grante e a Sec­re­taria de Cul­tura.

A pro­gra­mação com­ple­ta pode ser encon­tra­da site do gov­er­no de São Paulo.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d