...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Feira da Providência terá espaço para produção artesanal fluminense

Feira da Providência terá espaço para produção artesanal fluminense

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

É a 60ª edição do evento, que será aberto quinta-feira (16)


Pub­li­ca­do em 13/12/2021 — 07:32 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Inteira­mente repag­i­na­da, a 60ª Feira da Providên­cia será aber­ta no próx­i­mo dia 16, no Pavil­hão 4 do Rio­cen­tro, onde per­manecerá aber­ta ao públi­co até o dia 19 deste mês. Entre as novi­dades, a feira terá um espaço denom­i­na­do Providên­cia Mar­ket, que con­tará com a par­tic­i­pação de pequenos empreende­dores que mostrarão ao públi­co sua pro­dução arte­sanal.

Cri­a­da por Dom Helder Câmara em 1961, a Feira da Providên­cia é um dos pro­je­tos filantrópi­cos pio­neiros no país. Em todos ess­es anos, o even­to con­tin­ua sendo uma das prin­ci­pais fontes de recei­ta do Ban­co da Providên­cia, que desen­volve pro­je­tos de capac­i­tação profis­sion­al e ger­ação de ren­da para mil­hares de pes­soas em 30 comu­nidades do Rio de Janeiro. Os ingres­sos já estão à ven­da no site ofi­cial do even­to, com val­ores de R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entra­da.

A Feira da Providên­cia é pro­movi­da pelo gov­er­no flu­mi­nense, por meio da Sec­re­taria estad­ual de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va, com o apoio da Lei Estad­ual de Incen­ti­vo à Cul­tura, e real­iza­da pela V3A, Ban­co da Providên­cia e GL Events. A pro­pos­ta orig­i­nal de levar o públi­co por uma viagem cul­tur­al por esta­dos e país­es, por meio da gas­trono­mia, do arte­sana­to, fol­clore e tradições, per­manece a mes­ma, mas ali­a­da ago­ra à trans­for­mação em um fes­ti­val de exper­iên­cias diver­sas, com pro­gra­mação que inclui shows, apre­sen­tações, inter­venções artís­ti­cas, games (jogos), diver­sões para a cri­ança­da, palestras temáti­cas, entre out­ras atrações.

Mul­ti­cul­tur­al

“Mais que uma feira para o car­i­o­ca faz­er as com­pras de fim de ano, evoluí­mos para um fes­ti­val mul­ti­cul­tur­al de exper­iên­cias diver­sas. Um espaço para pas­sar um dia inteiro explo­ran­do, con­hecen­do coisas novas e se divertin­do e, de que­bra, fazen­do o bem para mui­ta gente. A Providên­cia é um fes­ti­val cul­tur­al e tam­bém filantrópi­co, que deixa um pro­fun­do lega­do de trans­for­mação social”, afir­mou Felipe Nogueira, da V3A.

O espaço será divi­di­do em dois setores: o Brasil e o Mun­do. O Setor Brasil será com­pos­to por expos­i­tores nacionais das regiões regiões Sul, Sud­este, Cen­tro-Oeste, Nordeste e Norte, além de uma área for­ma­da por expos­i­tores arte­sanais, val­orizan­do a pro­dução local e os pequenos pro­du­tores. Já o Setor Mun­do será for­ma­do por expos­i­tores inter­na­cionais, agru­pa­dos por Améri­ca, Europa, Ásia e África. Nesse setor inter­na­cional, os car­i­o­cas encon­trarão uma ala inteira­mente ded­i­ca­da ao Natal, com estandes volta­dos exclu­si­va­mente para arti­gos natal­i­nos.

O públi­co terá ain­da ofic­i­nas de sam­ba e per­cussão, judô e krav maga, um Sem­i­nário da Diver­si­dade, pro­movi­do pelo Cen­tro Uni­ver­sitário Augus­to Mot­ta (Unisuam), e palestra sobre inteligên­cia emo­cional, apre­sen­tações de capoeira e a cam­in­ha­da reli­giosa, estações de arte de rua com mal­abarista, pal­haço, break dance e mági­co, apre­sen­tação de rit­mos brasileiros, rit­mos inter­na­cionais, entre out­ras atrações.

Na Praça do Povo, local­iza­da no cen­tro do pavil­hão, que será o prin­ci­pal local de con­cen­tração de públi­co, haverá per­for­mances, apre­sen­tações e ofic­i­nas de apren­diza­gem que refletem o espíri­to de brasil­i­dade e seus region­al­is­mos. A Praça é o pon­to de par­ti­da para explo­rar o restante do even­to.

Atrações

A feira gan­ha tam­bém um pal­co, bati­za­do de “Dom Hélder Câmara”, em hom­e­nagem ao cri­ador do even­to.  Ali se apre­sen­tarão mais de dez atrações por dia, entre elas o Grupo Rev­e­lação, o can­tor gospel Kle­ber Lucas, a Ban­da Mahi, a Orques­tra Cir­côni­ca, o Grupo Bom Gos­to, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz. Haverá tam­bém a exposição Providên­cia 60 anos, com uma mostra dos 60 car­tazes históri­cos de cada edição do even­to des­de 1961, feitos pelo car­tunista e escritor Ziral­do, que com­ple­ta 90 anos em 2022.

Man­ten­do os pro­to­co­los de segu­rança san­itária, a edição deste ano tem a expec­ta­ti­va de rece­ber 30 mil pes­soas durante os qua­tro dias de feira. Em mais de 20 mil met­ros quadra­dos, estarão reunidos mais de 100 expos­i­tores e espaços temáti­cos de diver­sas regiões do Brasil e do mun­do. Em 2019, a feira rece­beu rep­re­sen­tantes de 20 país­es e mais de dez esta­dos, incluin­do todas as regiões brasileiras. No ano pas­sa­do, dev­i­do à pan­demia de covid-19, não hou­ve o even­to.

A super­in­ten­dente da Feira da Providên­cia, Clarice Lin­hares, acred­i­ta que o cresci­men­to do even­to pode con­tribuir para o tra­bal­ho social da enti­dade. “A Feira da Providên­cia, além de ser respon­sáv­el por fun­da­men­tal parcela das receitas do orça­men­to de nos­sos pro­je­tos soci­ais, tem enorme val­or afe­ti­vo para todos que par­tic­i­param das 59 edições real­izadas até ago­ra, razão pela qual nos empen­hamos muito em bus­car o par­ceiro cer­to para nos acom­pan­har nesse novo momen­to. Esta­mos muito entu­si­as­ma­dos com essa parce­ria com a V3A, que vem somar novas ideias e uma grande exper­tise na real­iza­ção de grandes even­tos. E que ven­ham os próx­i­mos 60 anos dessa lin­da tra­jetória”, afir­mou Clarice.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d