...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Feira de emprego no Rio oferece vagas para pessoas com deficiência

Feira de emprego no Rio oferece vagas para pessoas com deficiência

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr./Agência Brasil

Evento pretende conscientizar sobre importância da inclusão


Pub­li­ca­do em 20/06/2023 — 08:17 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Tri­bunal Region­al do Tra­bal­ho do Esta­do do Rio de Janeiro (TRT-RJ), local­iza­do no cen­tro da cap­i­tal flu­mi­nense, sedia nes­ta terça-feira (20), das 10h às 15h30, o Cir­cuito Dia D – feira de empre­gos volta­da para pes­soas com defi­ciên­cia (PCDs) e reabil­i­ta­dos do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS). Vão ser disponi­bi­lizadas mais de 400 vagas para difer­entes car­gos e níveis profis­sion­ais.

O even­to é orga­ni­za­do pelo Insti­tu­to Rede Incluir, em con­jun­to com o Min­istério Públi­co do Tra­bal­ho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o TRT-RJ. A feira con­ta com o apoio das sec­re­tarias Munic­i­pal e Estad­ual de Tra­bal­ho e Emprego, da Sec­re­taria Munic­i­pal da Pes­soa com Defi­ciên­cia, do Cen­tro de Inte­gração Empre­sa-Esco­la (CIEE-Rio), do Insti­tu­to Ben­jamin Con­stant (IBC), do Viva Rio, Sec­re­taria de Cuida­dos Espe­ci­ais e da Dire­to­ria da Pes­soa com Defi­ciên­cia da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ).

A desem­bar­gado­ra Alba Valéria Guedes, pres­i­dente da Comis­são de Aces­si­bil­i­dade e Inclusão do TRT-RJ, diz que o even­to é impor­tante para aprox­i­mar as empre­sas das pes­soas com defi­ciên­cia. Ela argu­men­ta que o mer­ca­do de tra­bal­ho ain­da tem difi­cul­dades em val­orizar ess­es profis­sion­ais.

“Não existe aces­si­bil­i­dade sem a inclusão. E todos nós, enquan­to cidadãos, deve­mos bus­car uma visão inclu­si­va e mais aber­ta para tornar visíveis aque­les que se tor­nam invisíveis per­ante a sociedade. Obser­vo que a inclusão no mer­ca­do de tra­bal­ho não se resume a con­tratar, mas tam­bém a capac­i­tar as pes­soas com defi­ciên­cia. Com este pro­je­to inclu­si­vo, esper­amos que as empre­sas, que lit­igam nes­ta Justiça, se con­sci­en­tizem da importân­cia do tema, bem como refli­tam que a aces­si­bil­i­dade, como um dire­ito, deve ser um proces­so nor­mal e não excep­cional.”

Segun­do os orga­ni­zadores, a taxa de con­tratações real­izadas no feirão, que é real­iza­do des­de 2014 no Rio de Janeiro, alter­na-se entre 20% a 40%. Para par­tic­i­par do Cir­cuito Dia D, é pre­ciso levar ao even­to os seguintes doc­u­men­tos: RG, carteira de tra­bal­ho, PIS/NIS, CPF, cur­rícu­lo, com­pro­vante de esco­lar­i­dade, lau­do médi­co atu­al­iza­do ou cer­ti­fi­ca­do de reabil­i­tação emi­ti­do pelo INSS e com­pro­vante de residên­cia.

“Nos­so propósi­to é atu­ar jun­to das empre­sas em alin­hamen­to com a leg­is­lação, para que seja disponi­bi­liza­do o per­centu­al de vagas pre­vis­to na lei que pro­move a inclusão de pes­soas com defi­ciên­cia no mer­ca­do de tra­bal­ho, a Lei Fed­er­al 8.213/91, que esta­b­elece a cota para PCDs”, expli­ca o pres­i­dente da Rede Incluir, Antoniel Bas­tos.

Quem já par­ticipou das edições ante­ri­ores do even­to, como Rober­to Luiz Con­ceição, diz que é uma opor­tu­nidade para super­ar bar­reiras fre­quentes que os can­didatos com defi­ciên­cia enfrentam. Ele con­seguiu uma vaga no feirão e foi con­trata­do por uma empre­sa pro­du­to­ra de aço.

“Sou um profis­sion­al qual­i­fi­ca­do que há muito tem­po vin­ha bus­can­do min­ha recolo­cação no mer­ca­do. Quan­do soube do Cir­cuito Dia D, fui con­hecer de per­to o even­to. Os relatos das pes­soas que foram empre­gadas por terem pas­sa­do pelo even­to me incen­ti­varam a ir a San­ta Cruz (bair­ro do Rio onde fica a empre­sa). Em min­ha primeira ten­ta­ti­va, saí de lá empre­ga­do”, con­ta Rober­to.

Serviço

Cir­cuito Dia D: feira de empre­gos para pes­soas com defi­ciên­cia e reabil­i­ta­dos do INSS

Data: 20 de jun­ho

Horário: 10h às 15h30

Local: Tri­bunal Region­al do Tra­bal­ho, Rua da Impren­sa S/N, cen­tro – Rio de Janeiro.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d