...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Feira de Talentos do Senai vai oferecer 8 mil vagas de emprego

Feira de Talentos do Senai vai oferecer 8 mil vagas de emprego

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Evento ocorrerá entre os dias 3 e 5 de maio


Pub­li­ca­do em 23/04/2023 — 13:30 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pes­soas de todo o Brasil inter­es­sadas em par­tic­i­par da 5ª Feira de Tal­en­tos Con­trate-me, pro­movi­da pelo Depar­ta­men­to Nacional do Serviço Nacional de Apren­diza­gem Indus­tri­al (Senai), com apoio téc­ni­co do Senai Cetiqt, já podem cadas­trar o cur­rícu­lo aqui. O even­to de empre­ga­bil­i­dade gra­tu­ito e online bus­ca con­tribuir para a inserção profis­sion­al dos par­tic­i­pantes. A feira ocor­rerá entre os dias 3 e 5 de maio.

Empre­sas de difer­entes regiões do Brasil e de todos os setores econômi­cos, além da indús­tria, podem par­tic­i­par tam­bém do even­to, cadas­tran­do suas opor­tu­nidades de emprego por meio de for­mulário online ou entran­do em con­ta­to com [email protected].

A feira terá vagas de emprego ou está­gio, além de palestras e work­shops (ofic­i­nas). O públi­co poderá ter aces­so à pro­gra­mação do even­to e à platafor­ma online da feira, a par­tir do dia 3 de maio, na pági­na do even­to na inter­net.

“As pes­soas vão poder nave­g­ar ali e con­sumir o con­teú­do da feira, que é vis­i­tar os estandes, con­hecer os cur­sos que o Senai está ofer­e­cen­do em todos os níveis de ensi­no no Espaço Senai, assi­s­tir às palestras”, disse à Agên­cia Brasil a psicólo­ga e ped­a­goga Luize Marçal, anal­ista respon­sáv­el pelo even­to no Senai Cetiqt. As pes­soas poderão tam­bém nave­g­ar pelos sites das empre­sas par­ceiras e inter­a­gir com espe­cial­is­tas em diver­sas car­reiras e recru­ta­dores por meio de men­sagens.

Acessibilidade

As palestras vão ser trans­mi­ti­das ao vivo no auditório situ­a­do em uma platafor­ma cri­a­da no metaver­so. Elas serão acessíveis e terão tradução em Libras. Como a platafor­ma não tem ain­da um endereço vir­tu­al definido, o Senai está dire­cio­nan­do o públi­co inter­es­sa­do para a pági­na da feira. Luize infor­mou que o Con­trate-me já tem hoje 200 mil cadastra­dos, dos quais mais de 2,8 mil são car­ac­ter­i­za­dos como pes­soas com algum tipo de defi­ciên­cia. “As empre­sas procu­ram porque têm difi­cul­dade de con­tratar pes­soas com ess­es per­fis”.

Segun­do Luize, a pre­visão é que sejam ofer­tadas durante a feira cer­ca de 8 mil vagas de emprego. “São vagas no Brasil inteiro e de todos os níveis de ensi­no”. Luize desta­cou tam­bém que os par­tic­i­pantes poderão gan­har prêmios, como cur­sos do Senai, à medi­da que mais con­sumirem os con­teú­dos da platafor­ma.

Luize desta­cou que, ao faz­erem o cadas­tra­men­to na platafor­ma Con­trate-me, os can­didatos às vagas de emprego dev­erão respon­der a per­gun­tas sobre suas com­petên­cias téc­ni­cas e socioe­mo­cionais. “O Con­trate-me é uma platafor­ma que faz uso da inteligên­cia arti­fi­cial (IA). Então, são per­gun­tas que o can­dida­to vai respon­den­do com seus dados, como se estivesse preenchen­do um cur­rícu­lo. Tem uma parte de entre­vista, onde o can­dida­to vai ter que falar um pouco sobre si mes­mo. A inteligên­cia arti­fi­cial que tem na platafor­ma vai indicar quais são os profis­sion­ais mais assertivos, mais indi­ca­dos para preencher as vagas que as empre­sas estão cadas­tran­do.”

Senai Cetiqt

O Cen­tro de Tec­nolo­gia da Indús­tria Quími­ca e Têx­til (Senai Cetiqt) é for­ma­do pela Fac­ul­dade Senai Cetiqt, Insti­tu­to Senai de Ino­vação em Bioss­in­téti­cos e Fibras e pelo Insti­tu­to Senai de Tec­nolo­gia Têx­til e de Con­fecção. Inau­gu­ra­do em 1949, é hoje um dos maiores cen­tros de ger­ação de con­hec­i­men­to da cadeia pro­du­ti­va quími­ca, têx­til e de con­fecção, setores que, jun­tos, ger­am cer­ca de 11,9 mil­hões de empre­gos no país.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d