...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Folia de Reis no Museu Vassouras reafirma tradição no Vale do Café

Folia de Reis no Museu Vassouras reafirma tradição no Vale do Café

Programação terminará neste domingo

Anna Kari­na de Car­val­ho — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/01/2026 — 15:11
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 03/01/2026 – Folia de Reis ocupa o Museu Vassouras e reafirma tradição viva no Vale do Café Foto: Lourenço Parente/Divulgação
Repro­dução: © Lourenço Parente/Divulgação

Entre can­tos, ban­deiras bor­dadas e pas­sos que ecoam sécu­los de devoção, a Folia de Reis vol­ta a ocu­par o espaço públi­co e sim­bóli­co de Museu Vas­souras, no esta­do do Rio, de hoje até aman­hã (4).

O encon­tro reúne duas jor­nadas de folia, ativi­dades educa­ti­vas e uma roda de poe­sias, reafir­man­do o com­pro­mis­so da insti­tu­ição com a val­oriza­ção dos saberes pop­u­lares e das expressões cul­tur­ais que moldam a iden­ti­dade do Vale do Café.

Para a dire­to­ra artís­ti­ca do Museu Vas­souras, Cata­ri­na Dun­can, rece­ber as Folias de Reis no museu é um gesto sim­bóli­co. “Aqui vemos a val­oriza­ção do sagra­do, da cul­tura do ter­ritório do Vale do Café e das pes­soas que man­tém viva essa tradição tão espe­cial. Ter­e­mos a opor­tu­nidade de ver duas folias da região além de pro­mover ativi­dades educa­ti­vas e uma roda de poe­sia e rima”.

Jornada

Hoje, sába­do (3), a par­tir das 16h, o museu recebe o corte­jo da Jor­na­da Jardim do Éden, con­duzi­da pela mes­tra Rita de Cás­sia. O grupo per­corre os espaços do museu com seus can­tos tradi­cionais, vio­las, pan­deiros e a ban­deira que guia a jor­na­da. Às 17h, é a vez da Jor­na­da Descen­dentes de Davi, lid­er­a­da pelos mestres Tia­go Meirelles e Lelê, que dão con­tinuidade ao corte­jo, reafir­man­do a força cole­ti­va da tradição e o diál­o­go entre difer­entes ger­ações de foliões.

A pro­gra­mação segue no domin­go (4) com ativi­dades que ampli­am o encon­tro entre públi­co e tradição. Das 10h às 12h, o Educa­ti­vo do Museu Vas­souras pro­move a Ofic­i­na de Ban­deiras de Folia, aber­ta a vis­i­tantes de todas as idades. Ele­men­to cen­tral das jor­nadas, a ban­deira con­cen­tra sím­bo­los reli­giosos, histórias famil­iares e mar­cas do ter­ritório. A pro­pos­ta da ofic­i­na é estim­u­lar a cri­ação cole­ti­va, o uso de mate­ri­ais diver­sos e a tro­ca de saberes, conectan­do o faz­er man­u­al às memórias do Vale do Café.

O encer­ra­men­to será às 16h, com a Roda de Poe­sias dos Sol­da­dos da Div­ina Irman­dade do Ori­ente, quan­do a palavra fal­a­da se soma à músi­ca e ao gesto, amplian­do a exper­iên­cia sen­sív­el da folia e reforçan­do seu caráter de trans­mis­são oral e comu­nitária.

Integração

Segun­do a orga­ni­za­ção do even­to, ao inte­grar corte­jos, edu­cação pat­ri­mo­ni­al e poe­sia,” o Encon­tro de Folias de Reis reafir­ma o papel do museu como espaço vivo de escu­ta e cir­cu­lação de cul­turas, for­t­ale­cen­do vín­cu­los com as comu­nidades locais e recon­hecen­do a potên­cia das man­i­fes­tações pop­u­lares que con­tin­u­am a escr­ev­er a história de Vas­souras e do inte­ri­or” do esta­do do Rio”.

Além da pro­gra­mação ded­i­ca­da à Folia de Reis, o museu recebe o artista Pan­dro Nobã para uma visi­ta espe­cial em torno das obras Ao longe e Céu na Ter­ra, que inte­gram o eixo Vapor da exposição Chegança, amplian­do o diál­o­go entre arte con­tem­porânea e tradição.

Serviço

Museu Vas­souras – Vas­souras

Sába­do | 3 de janeiro
16h – Jor­na­da Jardim do Éden, com a mes­tra Rita de Cás­sia
17h – Jor­na­da Descen­dentes de Davi, com os mestres Tia­go Meirelles e Lelê

Domin­go | 4 de janeiro
10h às 12h – Ofic­i­na Ban­deiras de Folia, com o Educa­ti­vo do Museu
16h – Roda de poe­sias com os Sol­da­dos da Div­ina Irman­dade do Ori­ente

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d