...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Fortes chuvas provocam alagamentos no Rio de Janeiro

Fortes chuvas provocam alagamentos no Rio de Janeiro

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Cidade está em estágio de mobilização


Pub­li­ca­do em 08/02/2022 — 08:36 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A pas­sagem de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro provo­cou fortes chu­vas des­de a tarde de segun­da-feira (7), provo­can­do alaga­men­tos na cap­i­tal e em cidades da Baix­a­da Flu­mi­nense. O Rio entrou em está­gio de mobi­liza­ção às 15h de ontem, o que per­manece até esta man­hã.

Esse está­gio é o segun­do nív­el em uma escala de cin­co, indi­can­do que há riscos de ocor­rên­cias de alto impacto na cidade. De acor­do com o Cen­tro de Oper­ações (COR), des­de ontem foram reg­istradas 22 ocor­rên­cias rela­cionadas às chu­vas, sendo a maio­r­ia for­mação de bol­sões de água em bair­ros das zonas norte e oeste.

Hou­ve que­da de árvores na Bar­ra da Tiju­ca, em Mag­a­l­hães Bas­tos e em Bar­ra de Guarat­i­ba. Alaga­men­tos foram reg­istra­dos em Inhoaí­ba e em Guarat­i­ba, ambos na zona oeste da cidade.

Baixada Fluminense

Em Duque de Cax­i­as, na Baix­a­da Flu­mi­nense, o está­gio de atenção foi aciona­do no fim da tarde de ontem (7). A Defe­sa Civ­il munic­i­pal acio­nou 18 sirenes de aler­ta no municí­pio e reg­istrou alaga­men­tos nos bair­ros de San­ta Alice, em Xerém, Pilar, Pio­neira, Jardim Pri­mav­era, Cen­tro e 25 de Agos­to. Hou­ve que­da de muro nos bair­ros de Man­tiquira e São Judas Tadeu, sem víti­mas.

Nova Iguaçu, tam­bém na Baix­a­da, acio­nou o está­gio de atenção na tarde de ontem, dev­i­do à pre­visão de pan­cadas de chu­vas de mod­er­a­da a forte durante o fim da tarde e noite e na madru­ga­da de hoje (8).

Previsão

Segun­do o Aler­ta Rio, nes­ta man­hã os núcleos de chu­va que atu­am na Baía de Sepeti­ba se deslo­cam em direção à Zona Oeste do Rio, o que pode provo­car chu­va fra­ca nas prox­im­i­dades de Guarat­i­ba, Sepeti­ba e Gro­ta Fun­da.

O acu­mu­la­do de 24 horas de chu­va chegou a 46,4mm no Men­dan­ha e 42,2mm em Cam­po Grande, na zona oeste. Na man­hã de hoje só hou­ve chu­vas fra­cas.

Para hoje (8), a pre­visão é que o tem­po per­maneça instáv­el, dev­i­do à pas­sagem de uma frente fria pelo oceano atuan­do em con­jun­to com um canal de umi­dade. O céu fica nubla­do a encober­to, com pre­visão de chu­va fra­ca a mod­er­a­da a qual­quer momen­to na cap­i­tal. Os ven­tos estarão mod­er­a­dos a fortes, com tem­per­atu­ra em declínio. A mín­i­ma é de 20°C e a máx­i­ma de 29°C.

Aman­hã (9), o céu ficará nubla­do a encober­to, com chu­va fra­ca a mod­er­a­da a qual­quer momen­to do dia e ven­to fra­co a mod­er­a­do. A tem­per­atu­ra será estáv­el, com mín­i­ma de 20ºC e máx­i­ma de 28ºC.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d