...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Mulher / Fotobiografia de Marielle Franco celebra vida da vereadora e ativista

Fotobiografia de Marielle Franco celebra vida da vereadora e ativista

Repro­dução: © Nunah Alle/Mídia NINJA/Flickr

Vereadora completaria 44 anos nesta quinta-feira


Pub­li­ca­do em 27/07/2023 — 07:47 Por Rafael de Car­val­ho Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Uma fes­ta no Com­plexo de fave­las da Maré, no Rio de Janeiro, mar­ca nes­ta quin­ta-feira (27) o lança­men­to da foto­bi­ografia de Marielle Fran­co. Há 44 anos, nesse mes­mo dia, nascia a vereado­ra, que con­stru­iu um lega­do de luta pelos dire­itos humanos, justiça e igual­dade social. A car­reira na políti­ca foi pre­co­ce­mente inter­romp­i­da em março de 2018, quan­do ela e o motorista Ander­son Gomes foram assas­si­na­dos a tiros,  no Rio.

As inves­ti­gações sobre o crime tiver­am novos capí­tu­los esta sem­ana. O lança­men­to do livro se jun­ta aos esforços para man­ter a memória de Marielle viva e cobrar uma solução final para o caso, que já dura mais de cin­co anos sem as prin­ci­pais respostas.

“Estraté­gias de preser­vação da memória, como o lança­men­to da foto­bi­ografia, são fun­da­men­tais para con­tin­uar man­ten­do a pressão sobre as autori­dades. Que se alcancem as respostas sobre quem man­dou matar Marielle Fran­co e o porquê. Estraté­gias de memória são fun­da­men­tais para que a gente con­fronte as cam­pan­has per­ma­nentes de desin­for­mação e dis­cur­so de ódio que acon­te­cem des­de 2018 para desqual­i­ficar a luta políti­ca da Marielle”, diz Lígia Batista, dire­to­ra-exec­u­ti­va do Insti­tu­to Marielle.

Discursos

Além do insti­tu­to, o livro é orga­ni­za­do em parce­ria com a vereado­ra e viú­va Môni­ca Bení­cio (PSOL) e a Edi­to­ra Azougue Edi­to­r­i­al. As pági­nas trazem dis­cur­sos de Marielle, tex­tos de con­vi­da­dos e fotografias inédi­tas ou pouco con­heci­das do públi­co em ger­al.

Ima­gens da infân­cia, por exem­p­lo, mostram ela e a irmã Anielle, atu­al min­is­tra da Igual­dade Racial, can­tan­do e dançan­do no pal­co impro­visa­do em cima de uma cama. A casa fica­va na Maré, lugar do qual a vereado­ra fala­va sem­pre com orgul­ho: “Sou uma mul­her negra, mas ten­ho fal­a­do muito que, antes de reivin­dicar e com­preen­der o que era ser uma mul­her negra no mun­do, eu já era fave­la­da”, diz um dos tre­chos do livro.

Rio de Janeiro (RJ) - Fotobiografia de Marielle Franco celebra vida da vereadora e ativista. Páginas trazem imagens inéditas, discursos e textos de convidados. Foto: Instituto Marielle Franco
Repro­dução Foto­bi­ografia de Marielle Fran­co cel­e­bra vida da vereado­ra. Pági­nas trazem ima­gens inédi­tas — Foto Insti­tu­to Marielle Fran­co

Nas pági­nas seguintes, sobre a ado­lescên­cia, as fotos mostram uma Marielle entre os 16 e 18 anos de idade em ativi­dades na pas­toral da juven­tude, da Igre­ja Católi­ca. Mas ela logo teve de lidar com algu­mas con­tradições inter­nas, já que out­ro ambi­ente bem difer­ente do reli­gioso esta­va se tor­nan­do cada vez mais atra­ti­vo: “eu entro num perío­do que estou indo muito a baile funk, sendo ado­les­cente da favela que curte baile, tor­ci­da, far­ra e fugir da igre­ja pra ir pro baile. ‘Fazen­do ado­les­cen­tisse’, vamos diz­er assim”, con­ta Marielle, em out­ro tre­cho.

“É muito impor­tante para a gente conec­tar o que era e o que foi a cam­in­ha­da de Marielle Fran­co antes da car­reira na políti­ca insti­tu­cional, porque essa tra­jetória é segu­ra­mente o que mar­ca a agen­da de pri­or­i­dades dela como par­la­men­tar. A vida enquan­to ativista, a for­mação famil­iar: tudo isso traz ele­men­tos fun­da­men­tais que ori­en­tavam e guiavam a luta políti­ca dela”, diz Lígia Batista.

Programação

Todo 27 de jul­ho, o Insti­tu­to Marielle Fran­co prepara ativi­dades espe­ci­ais para cel­e­brar a memória da vereado­ra. Em anos pas­sa­dos, foi inau­gu­ra­da uma está­tua de Marielle no Bura­co do Lume, no cen­tro do Rio. Foi lança­da uma história em quadrin­hos sobre as raízes históri­c­as da vereado­ra e orga­ni­zou-se uma entre­vista ao vivo com a can­to­ra Elza Soares.

Ago­ra, em 2023, no even­to de lança­men­to da foto­bi­ografia, na Maré, haverá uma exposição de fotos exclu­si­vas de Marielle que, segun­do o insti­tu­to, estão sendo recu­per­adas e armazenadas no acer­vo dig­i­tal. Apre­sen­tações de músi­ca e poe­sia com­ple­tam a fes­ta.

Serviço

Lança­men­to da foto­bi­ografia e exposição de fotos de Marielle Fran­co

Atrações: Voz e vio­lão Evy, apre­sen­tação Natal­hão, Marechal e Pre­ta QueenB Rull

Endereço: rua Biten­court Sam­paio, 181 — Maré, Rio de Janeiro

Data e horário: 27 de jul­ho, das 18h às 22h30

Entra­da Fran­ca

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d