...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Furto, roubo e desacato resultam em quatro prisões no carnaval do Rio

Furto, roubo e desacato resultam em quatro prisões no carnaval do Rio

Repro­dução: © Divulgação/Riotur

Prefeitura já aplicou 294 multas de trânsito no entorno do Sambódromo


Pub­li­ca­do em 24/04/2022 — 12:59 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

As ações de fis­cal­iza­ção e orde­na­men­to feitas pela Sec­re­taria de Ordem Públi­ca (Seop) e pela Guar­da Munic­i­pal do Rio (GM-Rio) no entorno do Sam­bó­dro­mo e na Estra­da Inten­dente Mag­a­l­hães resul­taram em uma prisão, no quar­to dia de des­files do car­naval fora de época, chama­do carnabril pela  pop­u­lação. Em qua­tro dias de fis­cal­iza­ção e patrul­hamen­to, foram feitas qua­tro prisões e duas con­duções de cidadãos para del­e­ga­cia, após fla­grantes de fur­to, roubo e desaca­to.

Segun­do a prefeitu­ra, foram apli­cadas 294 mul­tas após fla­grantes de infrações de trân­si­to, e 31 veícu­los foram rebo­ca­dos. Des­de o iní­cio dos des­files do Sam­bó­dro­mo, na últi­ma quar­ta-feira (20. até ontem (23), foram apli­cadas 1.547 mul­tas de trân­si­to.

A Guar­da Munic­i­pal dis­tribuiu 179 pul­seir­in­has de iden­ti­fi­cação para cri­anças. Des­de o primeiro dia de des­files, a GM iden­ti­fi­cou 568 cri­anças no entorno do Sam­bó­dro­mo. A ação faz parte de cam­pan­ha de con­sci­en­ti­za­ção con­tra a explo­ração infan­til, real­iza­da em par­ceira com a Sec­re­taria de Assistên­cia Social e com o Con­sel­ho Munic­i­pal dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente. Tam­bém foram reg­istradas 311 ações de apoio ou atendi­men­to a tur­is­tas, total­izan­do 423 atendi­men­tos nos qua­tro dias de folia.

Ambulantes

Equipes da Sub­sec­re­taria de Oper­ações e da Coor­de­nado­ria de Con­t­role Urbano remover­am ontem (23) 86 ambu­lantes que não tin­ham autor­iza­ção para tra­bal­har no entorno do Sam­bó­dro­mo. Ao todo, 489 itens irreg­u­lares foram apreen­di­dos, entre os quais bebidas, algu­mas em gar­rafas de vidro, cuja ven­da é proibi­da no comér­cio ambu­lante, car­rin­hos e caixas de iso­por.

Em qua­tro dias de oper­ações nas ime­di­ações da Mar­quês de Sapu­caí, 440 ambu­lantes foram fis­cal­iza­dos e mais de 853 itens irreg­u­lares, apreen­di­dos pelos agentes. As ações são real­izadas em todos os pon­tos de aces­so ao Sam­bó­dro­mo e têm foco no com­bate à des­or­dem.

Mais de 500 agentes da Seop e da GM par­tic­i­pam da oper­ação espe­cial para o car­naval 2022 no Sam­bó­dro­mo, tra­bal­han­do nos pon­tos de blo­queio mon­ta­dos pela Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) no entorno da Pas­sarela do Sam­ba. Os agentes aux­il­iam ain­da as esco­las de sam­ba no deslo­ca­men­to dos car­ros alegóri­cos, com foco na segu­rança viária e na diminuição de impactos no trân­si­to. Esta ação acon­tece tan­to na Sapu­caí quan­to na Estra­da Inten­dente de Mag­a­l­hães, onde des­fil­am as esco­las da Série Pra­ta.

Saúde

No segun­do dia dos des­files das esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial do Rio, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde (SMS-Rio) fez 465 atendi­men­tos, em seus pos­tos médi­cos ao lon­go da Mar­quês de Sapu­caí. Desse total, 18 pacientes com quadros mais graves pre­cis­aram ser removi­dos para uma das 22 unidades de urgên­cia e emergên­cia que servi­ram de reta­guar­da à Oper­ação Car­naval. Nos qua­tro dias de des­files (dois da Série Ouro e dois do Grupo Espe­cial), os sete pos­tos somaram 1.456 atendi­men­tos e 65 trans­fer­ên­cias.

Por meio do Insti­tu­to Munic­i­pal de Vig­ilân­cia San­itária, a sec­re­taria tam­bém atu­ou na fis­cal­iza­ção do cumpri­men­to das nor­mas san­itárias, tan­to na ofer­ta de ali­men­tos como de serviços, e nas insta­lações no Sam­bó­dro­mo, no Ter­reirão do Sam­ba e no comér­cio ambu­lante do entorno. Na últi­ma noite de des­file do Grupo Espe­cial, ontem (23), hou­ve 84 inspeções, com oito autos de infração emi­ti­dos. Con­sideran­do os qua­tro dias de des­files, foram feitas 312 vis­to­rias e 33 mul­tas apli­cadas.

A Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde man­terá a estru­tu­ra de atendi­men­to médi­co no Sam­bó­dro­mo neste domin­go (24), quan­do des­fil­am as esco­las de sam­ba mirins. Esse plane­ja­men­to será repeti­do no próx­i­mo sábado,na  noite do des­file das campeãs do car­naval 2022.

A sec­re­taria garan­tirá ain­da o atendi­men­to de saúde durante a apu­ração dos vence­dores na Praça da Apo­teose, no dia 26, com um pos­to fun­cio­nan­do das 14h às 20h, com equipe for­ma­da por três médi­cos, dois enfer­meiros e três téc­ni­cos de enfer­magem. Duas ambulân­cias com suporte avança­do serão disponi­bi­lizadas para a trans­fer­ên­cia de pacientes que apre­sen­tem casos mais graves.

Lixo

Na noite pas­sa­da, segun­do dia de des­file das esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial, a Com­pan­hia Munic­i­pal de Limpeza Urbana (Com­lurb) removeu 45,6 toneladas de resí­du­os do Sam­bó­dro­mo.

Durante o dia, no perío­do de 7h às 20h, os garis deixaram limpa a aveni­da, reti­ran­do 11,7 toneladas de lixo. Após a pas­sagem das esco­las, foram removi­das 33,8 toneladas de resí­du­os.

Os des­files dos qua­tro dias somaram 164,3 toneladas de resí­du­os reti­ra­dos somente no inte­ri­or da Pas­sarela do Sam­ba. A Com­lurb escalou 287 garis para faz­er a limpeza notur­na no Sam­bó­dro­mo, 11 para limpeza de pos­tos de saúde e mais 198 no horário diurno, após os des­files.

Abordagem social

No quar­to dia de car­naval na Mar­quês de Sapu­caí, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Assistên­cia Social aten­deu, ori­en­tou e iden­ti­fi­cou 930 cri­anças e ado­les­centes com suas famílias, e tam­bém no Ter­reirão do Sam­ba e na Inten­dente Mag­a­l­hães. As equipes de abor­dagem social aten­der­am 675 pes­soas em situ­ação de rua nas áreas próx­i­mas do car­naval e nas zonas norte e sul, sendo que 53 pes­soas foram acol­hi­das, entre elas um idoso.

No Sam­bó­dro­mo, a sec­re­taria tra­bal­ha em parce­ria com o Gru­pa­men­to de Ron­da Esco­lar da Guar­da Munic­i­pal e o Con­sel­ho Munic­i­pal dos Dire­itos da Cri­ança e do Ado­les­cente no pro­gra­ma Folia Lega”. Nos cin­co dias de car­naval, estão sendo dis­tribuí­das 10 mil pul­seiras, e tam­bém se real­iza cam­pan­ha de ori­en­tação e con­sci­en­ti­za­ção sobre vio­lações aos dire­itos das cri­anças e dos ado­les­centes, como nos casos de con­sumo de álcool e tra­bal­ho infan­til, entre out­ros.

Na Rua Bened­i­to Hipól­i­to, 163, foi mon­ta­do um pos­to para atendi­men­to de cri­anças desacom­pan­hadas ou per­di­das dos respon­sáveis, fil­hos de ambu­lantes que estiverem tra­bal­han­do no entorno do Sam­bó­dro­mo ou cri­anças e ado­les­centes em situ­ação de vio­lação de dire­itos, como tra­bal­ho infan­til. Tam­bém com o con­sel­ho, fun­cionários da Assistên­cia Social dis­tribuíram 863 fol­hetos e ven­taro­las da cam­pan­ha de com­bate ao abu­so e explo­ração sex­u­al de cri­anças e ado­les­centes.

Trânsito

O esque­ma espe­cial de trân­si­to no cen­tro do Rio e em todos os seus aces­sos, que começou terça-feira (19), con­ta com 260 oper­adores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que tra­bal­ham com obje­ti­vo de man­ter a flu­idez do trân­si­to, coibir esta­ciona­men­tos irreg­u­lares, ordenar os cruza­men­tos, ori­en­tar pedestres e efe­t­u­ar os blo­queios viários.

Foram disponi­bi­liza­dos 19 rebo­ques para des­ob­strução de vias, 29 moto­ci­cle­tas e 30 veícu­los opera­cionais, além de 11 painéis de men­sagens var­iáveis, entre fixos e móveis, para infor­mação dos horários dos fechamen­tos e condições do tráfego.

O Cen­tro de Oper­ações da prefeitu­ra mon­i­to­ra toda a área do even­to por meio de câmeras, pos­si­bil­i­tan­do que téc­ni­cos da CET-Rio pos­sa implan­tar ajustes na pro­gra­mação dos semá­foros, visan­do garan­tir a flu­idez do trân­si­to.

A prefeitu­ra do Rio preparou ain­da oper­ação espe­cial para o sis­tema de trans­porte públi­co no car­naval. A ori­en­tação é para que a pop­u­lação plane­je seus deslo­ca­men­tos con­sideran­do as inter­dições nos entornos do Sam­bó­dro­mo, no cen­tro da cidade e na Estra­da Inten­dente Mag­a­l­hães, na zona norte.

Os itin­erários das lin­has de ônibus foram mod­i­fi­ca­dos, por causa de áreas inter­di­tadas. O Metrô e a Super­via estão fun­cio­nan­do durante a madru­ga­da e táx­is fazem pon­tos de embar­que no entorno do Sam­bó­dro­mo. As infor­mações com­ple­tas das mod­i­fi­cações na oper­ação de ônibus, trens, metrô, VLT, BRT e táx­is estão disponíveis no site da prefeitu­ra.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d