...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Galinhas d’angola do Bioparque no Rio morreram de gripe aviária

Galinhas d’angola do Bioparque no Rio morreram de gripe aviária

Após acionar protocolos de segurança, local será reaberto ao público

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/07/2025 — 08:01
Rio de Janeiro
Espaço Savana Africana, no Bioparque do Rio. O espaço é cortado por um rio de 250 metros de extensão e uma passarela suspensa.
Repro­dução: © Beth Santos/Secretaria da PR

O BioPar­que do Rio (foto) con­fir­mou nes­sa terça-feira (22) que, após análise lab­o­ra­to­r­i­al, foi detec­ta­da infecção por influen­za aviária (gripe aviária) a morte de nove aves da espé­cie galinha‑d’angola, no Zoológi­co da Quin­ta da Boa Vista na quin­ta-feira pas­sa­da (17).

No comu­ni­ca­do, o BioPar­que infor­mou que as amostras foram encam­in­hadas ao lab­o­ratório de refer­ên­cia do Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária, em Camp­inas (SP) e o diag­nós­ti­co foi val­i­da­do por autori­dades san­itárias.

Segun­do a infor­mação, “todas as aves infec­tadas estavam na área da Savana Africana, que per­manecerá inter­di­ta­da por 14 dias como medi­da pre­ven­ti­va, con­forme pro­to­co­los de biosse­gu­rança”.

Com a adoção de medi­das necessárias e autor­iza­ção dos órgãos fis­cal­izadores, as demais áreas do par­que serão reaber­tas ao públi­co a par­tir des­ta quin­ta-feira (24).

A nota diz ain­da que “o BioPar­que do Rio segue com­pro­meti­do com o bem-estar dos ani­mais e vis­i­tantes. Novas atu­al­iza­ções serão divul­gadas em nos­sos canais ofi­ci­ais”.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d