...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / General Paulo Sérgio Nogueira assume Ministério da Defesa

General Paulo Sérgio Nogueira assume Ministério da Defesa

Repro­dução: © Repro­dução twitter/ Min­istério da Defe­sa

Cerimônia de transmissão de cargo contou com presidente Bolsonaro


Pub­li­ca­do em 01/04/2022 — 18:57 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O gen­er­al Paulo Sér­gio Nogueira assum­iu o coman­do do Min­istério da Defe­sa, nes­ta sex­ta-feira (1º), durante cer­imô­nia de trans­mis­são de car­go na sede da pas­ta, em Brasília (DF). O even­to con­tou com a pre­sença do pres­i­dente Jair Bol­sonaro e dos coman­dantes da Mar­in­ha, Almir Gar­nier San­tos; do Exérci­to, Mar­co Antônio Freire Gomes, e da Aeronáu­ti­ca, Car­los de Almei­da Bap­tista Junior.

“Hon­ra­do com a dis­tinção de ter sido nomea­do, agradeço ao sen­hor pres­i­dente da Repúbli­ca por con­fi­ar à min­ha pes­soa a con­dução das políti­cas seto­ri­ais de uma das áreas essen­ci­ais para a sobera­nia e para a própria existên­cia do Esta­do brasileiro. Rece­bo essa mis­são com entu­si­as­mo e mui­ta vibração”, afir­mou o novo min­istro.

Nogueira sub­sti­tui o tam­bém gen­er­al Wal­ter Bra­ga Net­to, que assumirá um car­go na asses­so­ria espe­cial do pres­i­dente da Repúbli­ca. Bra­ga Net­to é cota­do para con­cor­rer às eleições como can­dida­to à vice-pres­i­dente na cha­pa de reeleição de Bol­sonaro.

Ontem (31), o pres­i­dente Jair Bol­sonaro havia dado a posse a nove min­istros e out­ros inte­grantes do gov­er­no que se desin­com­pat­i­bi­lizaram dos car­gos para con­cor­rem a car­gos ele­tivos nas eleições de out­ubro deste ano. A Lei Eleitoral exige o afas­ta­men­to dos car­gos até seis meses antes do pleito.

Perfil

O novo min­istro da Defe­sa é nat­ur­al de Iguatu, no Ceará. Ele ocu­pa­va o Coman­do do Exérci­to des­de o ano pas­sa­do, até ser con­vi­da­do para assumir o primeiro escalão do gov­er­no fed­er­al.

Nogueira ingres­sou na força pela Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras (AMAN), em 1977, tor­nan­do-se aspi­rante a ofi­cial da Arma de Infan­taria em 1980. Como gen­er­al, chefiou o Esta­do-Maior do Coman­do Mil­i­tar do Oeste, em Cam­po Grande (MS); a 16ª Briga­da de Infan­taria de Sel­va, em Tefé (AM); o Esta­do-Maior do Coman­do Mil­i­tar da Amazô­nia, em Man­aus (AM); o Coman­do Logís­ti­co do Hos­pi­tal das Forças Armadas, em Brasília (DF); e o Coman­do Mil­i­tar do Norte, em Belém (PA).

Edição: Bruna Saniele

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d