...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo autoriza emprego do Exército em calamidade na Bahia

Governo autoriza emprego do Exército em calamidade na Bahia

Repro­dução: © Divulgação/Corpo de Bombeiros de Paulo Afon­so

Estado sofre com fortes chuvas desde o início de novembro


Pub­li­ca­do em 10/12/2021 — 22:18 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Os min­istros da Cidada­nia, João Roma, e do Desen­volvi­men­to Region­al, Rogério Mar­in­ho, pousaram na noite de hoje (10) na cap­i­tal baiana, Sal­vador. Segun­do declar­ações em redes soci­ais, os min­istros acom­pan­ham a situ­ação de calami­dade públi­ca dec­re­ta­da em diver­sos municí­pios da região sul e extremo-sul do esta­do dev­i­do à inten­sas chu­vas.

O gov­er­no autor­i­zou o emprego de tropas do Exérci­to Brasileiro no res­gate e realo­cação de pes­soas desabri­gadas pelas enchentes e inun­dações. “Equipes da Defe­sa Civ­il e de assistên­cia social já estão no local. Solici­ta­mos tam­bém apoio do Exérci­to Brasileiro para min­i­mizar o sofri­men­to de tan­tos baianos que estão viven­do essa calami­dade em razão das fortes chu­vas”, disse o min­istro João Roma em comu­ni­ca­do.

Na últi­ma quar­ta-feira (8), três pes­soas mor­reram em um desliza­men­to de ter­ra na cidade de Teix­eira de Fre­itas. Destas, duas eram cri­anças com menos de 10 anos. Elas estavam acom­pan­hadas por um tio que tam­bém foi soter­ra­do, infor­mou a Super­in­tendên­cia de Pro­teção e Defe­sa Civ­il da Bahia (Sudec). O órgão esti­ma que 30 cidades ten­ham sido atingi­das pelos tem­po­rais e apre­sen­tem um cenário grave.

Autori­dades da Defe­sa Civ­il tam­bém aler­tam que tre­chos de rodovias e estradas foram com­pro­meti­dos pela água.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d