...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo é favorável à importação privada de vacinas, diz Bolsonaro

Governo é favorável à importação privada de vacinas, diz Bolsonaro

(Brasília - DF, 26/01/2021) Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR
© Mar­cos Corrêa/PR (Repro­dução)

Grupo de empresários quer importar 33 milhões de doses


Pub­li­ca­do em 26/01/2021 — 11:31 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro disse hoje (16) que o gov­er­no fed­er­al apoia a ini­cia­ti­va de empresários de impor­tar, por con­ta própria, vaci­nas con­tra a covid-19 para imu­nizar seus fun­cionários. A afir­mação ocor­reu durante par­tic­i­pação, por video­con­fer­ên­cia, em um sem­i­nário sobre inves­ti­men­tos na Améri­ca Lati­na, real­iza­do pelo ban­co Cred­it Suisse.

“O gov­er­no fed­er­al é favoráv­el a esse grupo de empresários para levar avante sua pro­pos­ta para traz­er vaci­na para cá, a cus­to zero, para o gov­er­no fed­er­al, para imu­nizar 33 mil­hões de pes­soas. No que pud­er essa pro­pos­ta ir à frente, nós estare­mos estim­u­lan­do porque, com 33 mil­hões de dos­es de graça, aju­daria e muito a econo­mia e para aque­les que queiram se vaci­nar o façam para ficar livre do vírus”, disse Bol­sonaro.

O pres­i­dente expli­cou que, na sem­ana pas­sa­da, o gov­er­no foi procu­ra­do por empresários para que fos­sem impor­tadas 33 mil­hões de dos­es da vaci­na de Oxford.

Desse total, metade seria incor­po­ra­da ao Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), e disponi­bi­liza­da à pop­u­lação de acor­do com os critérios do Min­istério da Saúde, e a out­ra metade seria uti­liza­da pelas empre­sas de acor­do com critérios próprios. Segun­do o pres­i­dente, o gov­er­no assi­nou uma car­ta de intenção favoráv­el à medi­da.

“Já somos o sex­to país que mais vaci­nou no mun­do, breve­mente estare­mos nos primeiros lugares, para dar mais con­for­to à pop­u­lação, segu­rança a todos e de modo que a nos­sa econo­mia não deixe de fun­cionar”, disse, desta­can­do que o gov­er­no edi­tou medi­da pro­visória, no ano pas­sa­do, des­ti­nan­do R$ 20 bil­hões para a com­pra de vaci­nas.

Atração de investimentos

Durante seu dis­cur­so, Bol­sonaro reafir­mou o com­pro­mis­so com o teto de gas­tos públi­cos e disse que o gov­er­no quer acel­er­ar as pri­va­ti­za­ções e refor­mas para incen­ti­var e facil­i­tar o tra­bal­ho da ini­cia­ti­va pri­va­da na recu­per­ação da econo­mia, após a crise ger­a­da pela pan­demia de covid-19.

“Man­ter­e­mos firme o com­pro­mis­so com a regra do teto de despe­sas como ânco­ra de sus­tentabil­i­dade e cred­i­bil­i­dade econômi­ca. Não vamos deixar que medi­das tem­porárias rela­cionadas com a crise se tornem com­pro­mis­sos per­ma­nentes de despe­sas. Nos­so obje­ti­vo é pas­sar da recu­per­ação basea­da no apoio ao con­sumo para um cresci­men­to sus­ten­ta­do pelo dinamis­mo do setor pri­va­do”, disse.

Segun­do o pres­i­dente, o tra­bal­ho desen­volvi­do pelo gov­er­no visa à atração de inves­ti­men­tos estrangeiros dire­tos, prin­ci­pal­mente para pro­je­tos pri­or­itários na área de infraestru­tu­ra.

“Pre­tendemos acel­er­ar os leilões de con­cessões e pri­va­ti­za­ções, em espe­cial no âmbito do Pro­gra­ma de Parce­rias de Inves­ti­men­tos, o PPI, que tem uma carteira de pro­je­tos estratégi­cos de lon­go pra­zo, baixo risco e com taxas de retorno atraentes e estáveis”, frisou.

Mudanças

Além dis­so, Bol­sonaro afir­mou que entende os prob­le­mas estru­tu­rais da indús­tria brasileira e glob­al e disse que está empen­hado em realizar mudanças nesse setor “com pen­sa­men­to estratégi­co e redefinição de vín­cu­los das cadeias pro­du­ti­vas globais”.

A agen­da de refor­mas no Con­gres­so Nacional e a ascen­são do Brasil à Orga­ni­za­ção para a Coop­er­ação e Desen­volvi­men­to Econômi­co (OCDE) tam­bém con­tin­u­am como pri­or­i­dades na agen­da do gov­er­no fed­er­al, segun­do o pres­i­dente.

“Seguire­mos defend­en­do a ampla con­cor­rên­cia, o livre comér­cio, a mod­ern­iza­ção do Esta­do, os val­ores democráti­cos e o com­bate implacáv­el à cor­rupção. Já esta­mos ven­do reflex­os muito pos­i­tivos e con­ta­mos com apoio da ini­cia­ti­va pri­va­da para con­sol­i­dar­mos um novo ciclo de desen­volvi­men­to e pros­peri­dade em nos­so país. Con­tem com nos­so empen­ho para tril­har o cam­in­ho da aber­tu­ra econômi­ca e facil­i­tação dos comér­cios e inves­ti­men­tos”, disse.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d