...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo libera recursos para mais 1.608 leitos de UTI em São Paulo

Governo libera recursos para mais 1.608 leitos de UTI em São Paulo

Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Portaria com as medidas foi publicada hoje no Diário Oficial


Pub­li­ca­do em 18/03/2021 — 09:24 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Saúde pub­li­cou, no Diário Ofi­cial da União de hoje (18) por­taria que autor­iza a insta­lação de 1.600 leitos novos de unidades de ter­apia inten­si­va (UTIs) para adul­tos, e oito leitos pediátri­cos em São Paulo. Todos dev­erão ser uti­liza­dos para atendi­men­to exclu­si­vo de pacientes con­t­a­m­i­na­dos pelo covid-19.

A por­taria esta­b­elece R$ 77,18 mil­hões em recur­sos finan­ceiros advin­dos do Blo­co de Manutenção das Ações e Serviços Públi­cos de Saúde, que serão disponi­bi­liza­dos ao gov­er­no de São Paulo e municí­pios. Para aces­sar a lista com as unidades que rece­berão os leitos, clique aqui.

O Fun­do Nacional de Saúde ado­tará as medi­das necessárias para a trans­fer­ên­cia, do mon­tante aos Fun­dos Estad­u­ais e Munic­i­pais de Saúde, em parce­las men­sais, medi­ante proces­so autor­iza­ti­vo encam­in­hado pela Sec­re­taria de Atenção Espe­cial­iza­da à Saúde.

Dados divul­ga­dos pelo gov­er­no do esta­do apon­taram que as taxas de ocu­pação dos leitos de UTIs ini­cia­ram a sem­ana em 90,5% de ocu­pação na Grande São Paulo e 89% no esta­do. Os bal­anços acu­mu­la­dos da pan­demia total­izam 2.208.242 casos con­fir­ma­dos pela doença e 64.223 óbitos nes­ta segun­da-feira.

A fase emer­gen­cial, em vig­or des­de o dia 15, tem medi­das mais duras de restrição, que se esten­dem até o dia 30, e tem como obje­ti­vo garan­tir a assistên­cia a vida e con­ter a sobre­car­ga em hos­pi­tais de todo o esta­do, além de frear o aumen­to de novos casos, inter­nações e mortes pelo novo coro­n­avírus.

Com o agrava­men­to da pan­demia, o Gov­er­no de SP reforça a importân­cia sobre o respeito ao Plano São Paulo e as medi­das de dis­tan­ci­a­men­to pes­soal, uso de más­caras e higiene das mãos.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d