...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Grupo vindo da Polônia chega a Brasília em aviões da FAB

Grupo vindo da Polônia chega a Brasília em aviões da FAB

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Grupo tem 43 brasileiros, 19 ucranianos, 5 argentinos e um colombiano


Pub­li­ca­do em 10/03/2022 — 13:19 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Após sem­anas de incertezas, pri­vações e riscos, um grupo de brasileiros, ucra­ni­anos, argenti­nos e um colom­biano trazi­dos da Polô­nia em aeron­aves da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram a Brasília em segu­rança.

Além de 43 brasileiros repa­tri­a­dos, o grupo é for­ma­do por 19 ucra­ni­anos, cin­co argenti­nos e um colom­biano. Entre eles, há 14 cri­anças, oito cachor­ros e dois gatos de esti­mação. Após con­seguirem cruzar a fron­teira da Ucrâ­nia com a Polô­nia, as pes­soas se con­cen­traram em Varsóvia, de onde foram res­gatadas por duas aeron­aves da FAB: um KC-390 Mil­len­ni­um e um jato Embraer Lega­cy.

A maior parte das pes­soas via­jou a bor­do do KC-390, que pousou na Base Aérea de Brasília per­to de 12h30. No Lega­cy, via­jaram uma grávi­da e duas famílias com cri­anças de colo, além do min­istro das Relações Exte­ri­ores, Car­los França, que esta­va na Polô­nia, coor­de­nan­do as eta­pas finais da chama­da Oper­ação Repa­tri­ação.

Ao deixar os aviões, o grupo foi recep­ciona­do pelo pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro e pela primeira-dama Michelle Bol­sonaro. Min­istros de Esta­do, par­la­mentares e ofi­ci­ais mil­itares tam­bém pres­ti­giavam a cer­imô­nia de recepção.

A cap­i­tal fed­er­al foi o des­ti­no final de uma viagem de quase 12 horas que, a par­tir da cap­i­tal polone­sa, con­tou com ráp­i­das escalas em Lis­boa (Por­tu­gal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Recife (PE), onde a aeron­ave pousou por vol­ta das 6h30 de hoje, e per­maneceu por cer­ca de três horas.

De Brasília, as pes­soas poderão seguir para seus des­ti­nos finais com pas­sagens cedi­das por com­pan­hias aéreas, mas, antes, pas­sarão por pro­ced­i­men­tos admin­is­tra­tivos e san­itários necessários para entra­da no país.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d