...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: Dezembro Vermelho, pessoas com deficiência e samba em foco

Hoje é Dia: Dezembro Vermelho, pessoas com deficiência e samba em foco

Confira as efemérides da semana entre 30 de novembro e 6 de dezembro.

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/11/2025 — 07:30
Brasília
Caminhos da Reportagem vai mostrar o mercado de trabalho para pessoas com deficiência
Repro­dução: © TV Brasil

Ini­ci­amos esta sem­ana falan­do da mobi­liza­ção mais impor­tante do mês. O Dezem­bro Ver­mel­ho começa no dia 1º, com o Dia Mundi­al de Com­bate à Aids. A cam­pan­ha mundi­al de pre­venção e con­t­role da doença é cel­e­bra­da com ilu­mi­nação ver­mel­ha em mon­u­men­tos de vários país­es do mun­do. A efeméride recebe amp­lo destaque dos veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) todos os anos, como nes­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional e nes­ta da Agên­cia Brasil, ambas de 2024.

Na TV Brasil, o tema foi abor­da­do no Brasil em Dia e no Repórter Brasil, em edições de 2022. E a Rádio Nacional falou sobre a importân­cia da testagem no Tarde Nacional Amazô­nia, em 2023, e sobre a cri­ação da efeméride, em 2017, no História Hoje.

Tam­bém no dia 1º de dezem­bro a TV Brasil, veícu­lo inte­grante da EBC, faz aniver­sário. A primeira trans­mis­são da emis­so­ra com­ple­ta 18 anos nes­ta data. Cri­a­da em 2007, a TV Brasil veio aten­der à deman­da da sociedade brasileira por uma tele­visão públi­ca nacional, inde­pen­dente e democráti­ca. Sua final­i­dade é ofer­tar con­teú­dos de qual­i­dade, ofer­e­cen­do uma pro­gra­mação de natureza infor­ma­ti­va, cul­tur­al, artís­ti­ca, cien­tí­fi­ca e for­mado­ra da cidada­nia. Sai­ba mais neste vídeo espe­cial exibido pela emis­so­ra em 2020. A Agên­cia Brasil tam­bém deu destaque à TV Brasilpub­li­can­do esta reportagem no ano pas­sa­do, por ocasião dos 17 anos da emis­so­ra.

Direitos Humanos

O dia 1º de dezem­bro reg­is­tra um acon­tec­i­men­to que mar­cou o iní­cio da luta con­tra a seg­re­gação racial nos Esta­dos Unidos. Nes­sa data, em 1955, Rosa Louise McCauley, mais con­heci­da por Rosa Parks, tornou-se con­heci­da por ter-se recu­sa­do a ced­er seu lugar no ônibus a um bran­co, tor­nan­do-se o estopim do movi­men­to que foi denom­i­na­do “boicote aos ônibus de Mont­gomery”, lid­er­a­do por Mar­tin Luther King Jr., líder con­heci­do mundial­mente pela defe­sa da igual­dade racial. A cor­agem de Rosa Parks foi desta­ca­da nes­ta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, de 2021. E a Agên­cia Brasil anal­isou o cenário da dis­crim­i­nação racional nos EUA 70 anos após o episó­dio, nes­ta reportagem de 2015.

Dia Inter­na­cional das Pes­soas com Defi­ciên­cia, cel­e­bra­do em 3 de dezem­bro, foi cri­a­do em 1992 pela ONU para pro­mover a con­sci­en­ti­za­ção sobre as bar­reiras que esta parcela da pop­u­lação enfrenta, além de salien­tar a importân­cia da inclusão social. Dados do Cen­so 2022 mostram que o Brasil tem 14,4 mil­hões de pes­soas com defi­ciên­cia, ou seja, 7,3% da pop­u­lação do país, como desta­cou esta reportagem da Agên­cia Brasil deste ano.

Revista Brasil, da Rádio Nacional, abor­dou os desafios da inclusão nes­ta edição de 2020. O Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre mobil­i­dade, em 2015. A emis­so­ra tam­bém exibiu um capí­tu­lo do Cam­in­hos da Reportagem sobre adap­tação à defi­ciên­cia, em 2009.

Radi­ogên­cia Nacional veicu­lou, em 2022, uma série espe­cial de três reporta­gens por ocasião do Dia Inter­na­cional das Pes­soas com Defi­ciên­cia, abor­dan­do leg­is­lação, mer­ca­do de tra­bal­ho e dire­itos. Con­fi­ra abaixo:

Reportagem 1

Reportagem 2

Reportagem 3

Já se tornou con­sen­so entre os espe­cial­is­tas no com­bate à vio­lên­cia de gênero que a solução do prob­le­ma pas­sa pela reed­u­cação dos home­ns das vel­has e novas ger­ações. Incen­ti­var este proces­so é o mote da Cam­pan­ha do Laço Bran­co, cri­a­da no Canadá, e que tem como pon­to alto o 6 de dezem­bro, Dia Nacional de Mobi­liza­ção dos Home­ns pelo fim da Vio­lên­cia Con­tra as Mul­heres. A data foi destaque na Radi­ogên­cia Nacional e na Agên­cia Brasil, em reporta­gens de 2024.

Cultura

Con­sid­er­a­do o maior poeta da lín­gua por­tugue­sa, Fer­nan­do Anto­nio Nogueira Pes­soa, con­heci­do ape­nas como Fer­nan­do Pes­soa, fale­ceu no dia 30 de novem­bro de 1935. Nasci­do em Lis­boa, ele tam­bém foi empresário, edi­tor, críti­co literário, jor­nal­ista, comen­tarista políti­co, tradu­tor, astról­o­go e pub­lic­itário. Para­le­lo a tudo isso, pro­duzia lit­er­atu­ra em ver­so e prosa. Ironi­ca­mente, o recon­hec­i­men­to ao val­or de sua obra veio após sua morte, entre 1940 e 1950. A tra­jetória de Fer­nan­do Pes­soa foi desta­ca­da em série espe­cial de três reporta­gens da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2013. Con­fi­ra abaixo:

Reportagem 1
Reportagem 2
Reportagem 3

O pro­gra­ma Tan­to Mar, da Rádio Nacional, tam­bém prestou trib­u­to ao poeta, em edição de 2015.

Out­ro grande artista que fale­ceu no dia 30 de novem­bro foi o can­tor, com­pos­i­tor, poeta e vio­lonista flu­mi­nense Angenor de Oliveira, o Car­to­la. Já são 45 anos sem o mestre. Con­heci­do como um dos maiores sam­bis­tas da história do Brasil e um dos fun­dadores da esco­la de sam­ba Mangueira, Car­to­la foi tema des­ta edição de 2024 do Clube do Vinil, da Rádio Nacional, que falou sobre os 50 anos de seu primeiro dis­co. O sam­bista tam­bém foi hom­e­nagea­do no Baú Musi­cal, da Rádio MEC, em 2019, e pela TV Brasil em diver­sas ocasiões, como nes­tas edições do Recor­dar é TV, exibi­da em 2018, Repórter Brasil Tarde (2015) e Repórter Brasil (2020).

No dia 5 de dezem­bro com­ple­ta­mos dez anos sem Marília Pêra. A atriz flu­mi­nense fale­ceu em 2015, em decor­rên­cia de um câncer de pul­mão. Con­sid­er­a­da uma das mais ver­sáteis intér­pretes do país, Marília viveu per­son­agens vari­a­dos e teve atu­ações em papéis vibrantes no teatro, na tele­visão e no cin­e­ma. A musa tam­bém can­ta­va e dança­va. Sua morte foi noti­ci­a­da na Radioagên­cia Nacional, na Agên­cia Brasil e no Repórter Brasil, da TV Brasil. O Ante­na MEC, da Rádio MEC, falou em 2016 sobre o últi­mo pro­je­to da artista em vida.

Dos gêneros musi­cais brasileiros, provavel­mente o sam­ba é o mais ama­do, aqui e no exte­ri­or. Por isso, ele é cel­e­bra­do em 2 de dezem­bro com o Dia Nacional do Sam­ba. A data surgiu por ini­cia­ti­va de um vereador baiano para hom­e­nagear o com­pos­i­tor mineiro Ary Bar­roso, autor do suces­so “Na Baixa do Sap­ateiro”, por sua primeira visi­ta a Sal­vador. Depois, pas­sou a ser comem­o­ra­da em todo o país.

Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional, con­tou a origem do sam­ba em edição de 2017. A efeméride gan­hou destaque ain­da na Agên­cia Brasil, em 2024, e na TV Brasil, nos pro­gra­mas Repórter Brasil (2021) e Repórter Rio (2022). A emis­so­ra ain­da exibiu uma série espe­cial sobre o Dia Nacional do Sam­ba que pode ser con­feri­da aqui.

História

Final­izamos esta edição com o bicen­tenário do nasci­men­to do imper­ador Dom Pedro II, o segun­do e últi­mo monar­ca do Império do Brasil, que nasceu em 2 de dezem­bro de 1825. Ele esteve à frente do império por 49 anos, entre 1840 e 1889. Dom Pedro II ficou con­heci­do como grande incen­ti­vador das artes, da edu­cação e da ciên­cia. Ofer­e­ceu, inclu­sive, bol­sas para brasileiros estu­darem no exte­ri­or. O pro­gra­ma Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional, nar­rou a vida do monar­ca em edição de 2019. Já o História Hoje, veic­u­la­do pela emis­so­ra em 2015, con­tou como ele se tornou imper­ador com ape­nas 14 anos, em uma manobra para con­ter as revoltas no Perío­do Regen­cial brasileiro.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 30 de Novembro a 6 de Dezembro de 2025*

Novem­bro / Dezem­bro de 2025
30/11

Morte do poeta por­tuguês Fer­nan­do Pes­soa (90 anos)

Morte do can­tor, com­pos­i­tor, poeta e vio­lonista flu­mi­nese Angenor de Oliveira, o Car­to­la (45 anos)

Nasci­men­to do ex-fute­bolista, ex-téc­ni­co e comen­tarista paulista Muri­cy Ramal­ho (70 anos)

Assi­natu­ra do trata­do Declar­ação do Iguaçu, real­iza­do em Foz do Iguaçu, entre o Brasil e Argenti­na (40 anos) — lança­men­to da ideia da inte­gração econômi­ca e políti­ca do Cone Sul. Este acor­do serviu deu origem a um proces­so que levaria ao esta­b­elec­i­men­to do Mer­co­sul

Aniver­sário do Cruzeiro (66 anos) — região admin­is­tra­ti­va do Dis­tri­to Fed­er­al

1º/12

Morte do ator e dublador paulista Mário Ribeiro Vilela (20 anos) — foi o dublador ofi­cial de Édgar Vivar no Brasil, que entre diver­sos per­son­agens inter­pre­ta­va o Seu Bar­ri­ga e Nhon­ho do seri­ado Chaves, per­son­agens de maior destaque que Vilela dublou

Con­strução do Eurotúnel (35 anos) — encon­tro de dois túneis de 40 met­ros abaixo do solo do Canal da Man­cha num crossover (pas­sagens que per­mitem trens pas­sar de um túnel a out­ro). Tornou pos­sív­el cam­in­har em ter­ra seca da Inglater­ra à Europa pela primeira vez des­de o fim da últi­ma glaciação, mais de 13 mil anos atrás

Rosa Louise McCauley, mais con­heci­da por Rosa Parks, tornou-se con­heci­da por ter-se recu­sa­do frontal­mente a ced­er o seu lugar no ônibus a um bran­co, tor­nan­do-se o estopim do movi­men­to que foi denom­i­na­do boicote aos ônibus de Mont­gomery, e pos­te­ri­or­mente viria a mar­car o iní­cio da luta anti­s­seg­re­ga­cionista (70 anos)

Tenista brasileiro Gus­ta­vo Kuerten atinge pela primeira vez o pos­to de nº 1 do mun­do no tênis profis­sion­al da ATP (25 anos)

Dia Mundi­al de Com­bate à Aids — comem­o­ração inter­na­cional que con­ta com o apoio da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS). Está men­ciona­da na Res­olução A/RES/43/15, de 27 de out­ubro de 1988, da 38ª sessão da Assem­bleia Ger­al da ONU, em prol da pre­venção e con­t­role da Aids, sendo cel­e­bra­da com ilu­mi­nação ver­mel­ha em mon­u­men­tos de vários país­es do mun­do

Estreia da Série Clás­si­cos do Ouvinte, na MEC FM (18 anos)

Primeira trans­mis­são da TV Brasil (18 anos)

2/12

Morte do sax­o­fon­ista, trompetista e com­pos­i­tor per­nam­bu­cano Levi­no Fer­reira (135 anos)

Nasci­men­to do imper­ador flu­mi­nense Pedro II (200 anos) — o segun­do e últi­mo monar­ca do Império do Brasil

Dia Inter­na­cional da Abolição da Escravidão — comem­o­ração insti­tuí­da pela ONU na Res­olução nº 50/167, de 22 de dezem­bro de 1995, para mar­car a data da aprovação da Res­olução Nº 317 da 4ª Sessão da Assem­bleia Ger­al da ONU, em 2 de dezem­bro de 1949, que então ado­tou a “Con­venção para a Repressão do Trá­fi­co de Pes­soas e a Explo­ração da Pros­ti­tu­ição de Out­rem”

Dia Nacional do Sam­ba

Dia Nacional da Astrono­mia

3/12

Cri­ação do Man­i­festo Repub­li­cano (155 anos) — declar­ação pub­li­ca­da pelos mem­bros dis­si­dentes do Par­tido Lib­er­al (luzias), lid­er­a­dos por Quinti­no Bocaiú­va e Joaquim Sal­dan­ha Mar­in­ho (mestre maçôni­co do Grande Ori­ente). Ambos havi­am deci­di­do for­mar um Clube Repub­li­cano no Rio de Janeiro, com o ideário de der­ruba­da da Monar­quia e o esta­b­elec­i­men­to da Repúbli­ca Fed­er­a­ti­va no país.

Dia Inter­na­cional das Pes­soas com Defi­ciên­cia — comem­o­ração insti­tuí­da pela 37ª Sessão Plenária Espe­cial sobre Defi­ciên­cia da Assem­bleia Ger­al da ONU, através da Res­olução 47/3, de 14 de out­ubro de 1992, para mar­car a data da adoção do “Pro­gra­ma de Ação Mundi­al para as Pes­soas com Defi­ciên­cia”, que foi cri­a­do em 3 de dezem­bro de 1982, em out­ra assem­bleia da ONU

Dia Nacional de Com­bate à Pirataria e à Biopi­rataria

4/12

Morte do can­tor, com­pos­i­tor, radi­al­ista e cineas­ta gaú­cho Vítor Mateus Teix­eira, o Teix­eir­in­ha, Rei do Dis­co (40 anos) — é o artista que mais vendeu no Brasil, ten­do ven­di­do mais de 190 mil­hões de dis­cos. Con­sid­er­a­do pelos gaú­chos um ícone da músi­ca tradi­cional­ista de seu esta­do e tam­bém con­sid­er­a­do o rei da músi­ca region­al­ista

Morte do com­pos­i­tor flu­mi­nense Paulo Bar­bosa (70 anos)

Nasci­men­to do ex-pres­i­dente gaú­cho Emílio Gar­ras­tazu Médi­ci (120 anos) — gov­ernou durante a ditadu­ra civ­il-mil­i­tar brasileira (1964–1985)

Decre­to de Dom João cria, no Rio de Janeiro, a Acad­e­mia Real Mil­i­tar, atual­mente chama­da de Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras (215 anos)

Pri­va­ti­za­ção da Com­pan­hia Energéti­ca de Brasília, a CEB (5 anos)

5/12

Morte da atriz e can­to­ra flu­mi­nense Marília Pêra (10 anos)

Desa­parec­i­men­to do Vôo 19 — esquadrilha de cin­co aviões Grum­man TBF Avenger — no Triân­gu­lo das Bermu­das, em um dos mis­térios da avi­ação mais famosos da história (80 anos)

Dia Inter­na­cional dos Vol­un­tários para o Desen­volvi­men­to Econômi­co e Social — comem­o­ração insti­tuí­da pela ONU na Res­olução nº A/RES/40/212, de 17 de dezem­bro de 1985

Dia Mundi­al do Solo — comem­o­ração insti­tuí­da em agos­to de 2002, no 17º Con­gres­so Mundi­al da União Inter­na­cional de Ciên­cias do Solo, para mar­car a data do nasci­men­to do rei tai­landês, Sua Majes­tade Bhu­mi­bol Adulyadej, que veio ao mun­do em 5 de dezem­bro de 1927, e que é tido como respon­sáv­el por muitas ativi­dades em prol do avanço da ciên­cia do solo e pela pro­teção do solo

Dia Nacional da Pas­toral da Cri­ança — comem­o­ração insti­tuí­da pela lei nº 11.583, de 28 de novem­bro de 2007. Tem como final­i­dade mar­car a data da fun­dação da Pas­toral da Cri­ança no Brasil, que se deu em 5 de dezem­bro de 1983, a par­tir de um pro­gra­ma exper­i­men­tal, lança­do na local­i­dade brasileira de Flo­restópo­lis-PR, por ini­cia­ti­va da médi­ca pedi­atra e san­i­tarista brasileira Zil­da Arns Neu­mann, com o apoio do então arce­bis­po da cidade brasileira de Lon­d­ri­na-PR, Dom Ger­al­do Majel­la Agne­lo

6/12

Nasci­men­to do escritor, dire­tor, dra­matur­go e ator flu­mi­nense Sér­gio Fonta (75 anos)

Dia Nacional de Mobi­liza­ção dos Home­ns pelo fim da Vio­lên­cia con­tra as Mul­heres — comem­o­ra­do no Canadá e rat­i­fi­ca­do no Brasil pela Lei nº 11.489 de 20, de jun­ho de 2007

Dia Nacional do Exten­sion­ista Rur­al

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d