...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: Dia Nacional do Fotógrafo e do “Fico” são destaques

Hoje é Dia: Dia Nacional do Fotógrafo e do “Fico” são destaques

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr.

Confira os destaques da semana entre 8 e 14 de janeiro no Hoje é Dia


Pub­li­ca­do em 08/01/2023 — 08:12 Por Edgard Mat­su­ki — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Pas­sadas as fes­tas de fim de ano, é hora de voltar à roti­na do cotid­i­ano. Mas, mes­mo com a “vida voltan­do ao nor­mal”, a segun­da sem­ana de 2023 traz uma série de cel­e­brações. Uma delas é o Dia Nacional do Fotó­grafo. Cel­e­bra­do em 8 de janeiro, a data, já foi cel­e­bra­da pela Agên­cia Brasil com uma gale­ria de ima­gens de fotó­grafos da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). Con­fi­ra:

O 9 de janeiro tam­bém é uma data mar­cante. Neste dia, é cel­e­bra­do o chama­do Dia do Fico, data impor­tan­tís­si­ma para a Inde­pendên­cia do Brasil. Foi há 201 anos que o então príncipe Dom Pedro con­trar­i­ou as ordens de Por­tu­gal e resolveu per­manecer no Brasil (que era colô­nia por­tugue­sa). Con­teú­dos espe­ci­ais de 2022 da TV Brasil falam da data:

O dia 11 de janeiro é mar­ca­do por dois acon­tec­i­men­tos impor­tantes na história do país. Há 20 anos, o Códi­go Civ­il Brasileiro atu­al entrou em vig­or. Já há 95 anos, foi cri­a­da a obra Aba­poru, da pin­to­ra paulista Tar­si­la do Ama­r­al. Esta matéria do Por­tal EBC e esta da Radioagên­cia Nacional falam sobre a artista.

Figuras célebres

A sem­ana tam­bém é mar­ca­da pelo nasci­men­to e morte de algu­mas fig­uras impor­tantes na história. No dia 9, o nasci­men­to da filó­so­fa e escrito­ra france­sa Simone de Beau­voir com­ple­ta 115 anos. Figu­ra impor­tante no movi­men­to fem­i­nista, ela chegou até a ser tema de questão no Enem aqui no Brasil em 2015 e foi hom­e­nagea­da pelo Google em 2014. No mes­mo dia, o ator paulista Paulo Afon­so Mies­sa, o Paulo Goulart (fale­ci­do em 2014), com­ple­taria 90 anos.

No dia 11 de janeiro, o nasci­men­to do escritor e jor­nal­ista flu­mi­nense Sér­gio Mar­cus Rangel Por­to, o Stanis­law Ponte Pre­ta com­ple­ta 100 anos. A tra­jetória dele já foi con­ta­da pelo História Hoje, da Radioagên­cia Nacional e pela TV Brasil.

No dia 12, o nasci­men­to do escritor e jor­nal­ista capix­a­ba Rubem Bra­ga com­ple­ta 100 anos. Ele tam­bém foi hom­e­nagea­do na TV Brasil.

Por fim, o dia 14 de janeiro é mar­ca­do pelos 125 anos de morte do romancista, con­tista, fab­u­lista, poeta, desen­hista, fotó­grafo, matemáti­co e rev­eren­do angli­cano britâni­co Lewis Car­roll. Autor do livro Alice no País das Mar­avil­has, ele foi temas de matérias no Por­tal EBC e nas EBC Rádios.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

8 a 14 de janeiro de 2023
8

Nasci­men­to do bater­ista, com­pos­i­tor e per­cus­sion­ista flu­mi­nense Luciano Per­rone (115 anos) — fez parte dos quadros da Rádio Nacional des­de sua cri­ação, em 1936. Atu­ou tam­bém na Orques­tra da Rádio MEC, onde tra­bal­hou de 1961 a 1968

Dia Nacional do Fotó­grafo

9

Nasci­men­to da filó­so­fa e escrito­ra france­sa Simone de Beau­voir (115 anos)

Nasci­men­to do ator paulista Paulo Afon­so Mies­sa, o Paulo Goulart (90 anos)

Dia do Astro­nau­ta — comem­o­ração em hom­e­nagem à Mis­são Cen­tenário. Real­iza­da pela Agên­cia Espa­cial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a mis­são foi respon­sáv­el pela viagem de Mar­cos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espa­cial Inter­na­cional (EEI)

Dia do Fico

10

Nasci­men­to do pianista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Ernani Bra­ga (135 anos)

11

Morte do ator flu­mi­nense Jorge Lafond (20 anos)

Nasci­men­to do escritor e jor­nal­ista flu­mi­nense Sér­gio Mar­cus Rangel Por­to, o Stanis­law Ponte Pre­ta (100 anos)

Entra em vig­or o novo Códi­go Civ­il Brasileiro (20 anos)

Cri­ação da obra Aba­poru, da pin­to­ra paulista Tar­si­la do Ama­r­al (95 anos)

Dia do Con­t­role da Poluição por Agrotóx­i­cos

Dia Inter­na­cional do Obri­ga­do

12

Nasci­men­to do escritor e jor­nal­ista capix­a­ba Rubem Bra­ga (110 anos)

13

Morte do com­pos­i­tor e can­tor paulista Arnal­do Pes­cuma (55 anos)

14

Morte do romancista, con­tista, fab­u­lista, poeta, desen­hista, fotó­grafo, matemáti­co e rev­eren­do angli­cano britâni­co Lewis Car­roll, autor do livro Alice no País das Mar­avil­has (125 anos)

Edição: Alessan­dra Esteves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d