...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: Lei Áurea e centenário de Rubem Fonseca são destaques

Hoje é Dia: Lei Áurea e centenário de Rubem Fonseca são destaques

Confira datas e fatos históricos da semana entre 11 e 17 de maio.

Ril­ton Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 11/05/2025 — 07:00
Brasília
Brasília (DF), 30/04/2025 - O porão de um navio negreiro é representado por Rugendas na pintura Nègres a fond de calle, produzido volta de 1827 e publicado em 1835 em Viagem pitoresca através do Brasil, Pintura sobre a escravidão no Brasil.  Fonte: Pesquisa Fapesp/Wikimedia Commons
Repro­dução: © Pesquisa Fapesp/Wikimedia Com­mon

Esta sem­ana abri­ga impor­tantes mar­cos de defe­sa dos dire­itos humanos. Vamos começar com o dia 13 de maio. Foi nes­ta data, em 1888, que foi abol­i­da ofi­cial­mente a escravidão no Brasil, com a assi­natu­ra da Lei Áurea. Mas esse ato for­mal foi ape­nas o resul­ta­do de um proces­so que se ini­ciou muito anos antes, e teve a par­tic­i­pação de várias fig­uras históri­c­as. Durante décadas, pro­tag­o­nistas negros como os advo­ga­dos e jor­nal­is­tas José Fer­reira de Menezes, José do Patrocínio e Luiz Gama, além do escritor Macha­do de Assis, lutaram pelo fim do regime escrav­ocra­ta, como expli­ca esta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2018. O cam­in­ho para a assi­natu­ra da Lei Áurea foi detal­ha­do nes­ta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil, exibido em 2022. E o Repórter Brasil Tarde, tam­bém exibido pela emis­so­ra, mostrou, em 2024, que até hoje se bus­ca uma reparação históri­ca por essa bru­tal vio­lação de dire­itos.

Quase cin­co mil­hões de negros foram trafi­ca­dos para o Brasil durante mais de qua­tro sécu­los. A escravidão foi tema de uma série de episó­dios do pro­gra­ma Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional, em 2017. Neste episó­dio, um dos maiores estu­diosos do tema no país, o his­to­ri­ador João José Reis, detal­ha como fun­ciona­va o trá­fi­co de pes­soas escrav­izadas, a roti­na de tra­bal­ho força­do nas fazen­das e nos cen­tros urbanos, e como sur­gi­ram os con­tex­tos políti­co e social que cul­mi­naram no fim da escravidão:

Já no áudio abaixo, o assun­to é o que acon­te­ceu com as pes­soas lib­er­tas pela Lei Áurea: a exclusão e a mar­gin­al­iza­ção que enfrentaram, as difi­cul­dades para ter aces­so ao tra­bal­ho e à edu­cação e vio­lên­cias que sofr­eram e deixaram mar­cas pro­fun­das na sociedade, como o racis­mo.

Con­tin­uan­do na temáti­ca dos dire­itos humanos, em 17 de maio temos o Dia Inter­na­cional de Luta con­tra a Homo­fo­bia e Trans­fo­bia. Uma data de espe­cial importân­cia no Brasil, pois somente em 2023, em todo o país, 257 pes­soas LGBTQIAPN+ mor­reram de for­ma vio­len­ta, como pon­tua esta reportagem da Agên­cia Brasil pub­li­ca­da no ano pas­sa­do. Isso rep­re­sen­ta um homicí­dio a cada 34 horas. Dessas pes­soas assas­si­nadas, 145 são tran­sex­u­ais. O tema tam­bém foi trata­do nes­ta edição de 2018 do Repórter Brasil, da TV Brasil, que salien­tou a importân­cia de denun­ciar qual­quer tipo de vio­lên­cia e dis­crim­i­nação con­tra ess­es cidadãos.

Dia Glob­al de Con­sci­en­ti­za­ção sobre Aces­si­bil­i­dade é cel­e­bra­do em 16 de maio, como for­ma de aumen­tar a con­sci­en­ti­za­ção sobre a importân­cia da aces­si­bil­i­dade em todos os cam­pos da vida, des­de a edu­cação, a tec­nolo­gia até a arquite­tu­ra. Segun­do a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Con­tínua (PNAD Con­tínua) de 2022, do IBGE, o Brasil pos­sui aprox­i­mada­mente 18,6 mil­hões de pes­soas com defi­ciên­cia, o que rep­re­sen­ta 8,9% da pop­u­lação. Ape­sar do con­tin­gente sig­ni­fica­ti­vo, essas pes­soas enfrentam desafios diários, como mostra esta edição do Revista Brasil, pro­gra­ma da Rádio Nacional. E mes­mo fer­ra­men­tas cri­adas para pos­si­bil­i­tar a comu­ni­cação desse públi­co ain­da têm pouco avanço. Esta edição do Repórter DF, da TV Brasil, exibi­da em 2023, mostra que muitos veícu­los de comu­ni­cação e con­teú­dos na inter­net ain­da não uti­lizam a Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras). E o braile, fun­da­men­tal para quem tem baixa visão ou cegueira, ain­da é pouco uti­liza­do em serviços públi­cos, como desta­ca esta edição do jor­nal Repórter Brasil, tam­bém de 2023.

Dia das Mães

Talvez a efeméride mais lem­bra­da em maio, sem­pre comem­o­ra­da no segun­do domin­go do mês, o Dia das Mães cai neste ano no dia 11. Os veícu­los da EBC sem­pre der­am bas­tante atenção à data. Em 2023, a Rádio Nacional veicu­lou o espe­cial De mãe para fil­hos, sobre os tal­en­tos que pas­sam de uma ger­ação para out­ra. O Repórter Brasil, da TV Brasil, mostrou em 2023 a luta de mul­heres que super­aram sérios prob­le­mas de saúde para se tornarem mães. A Agên­cia Brasil tam­bém desta­cou os vários aspec­tos da mater­nidade, que incor­porou novos ele­men­tos à medi­da que a sociedade evoluiu, como pode ser con­feri­do nas reporta­gens abaixo:

Mães homoafe­ti­vas (2024)
Mães de cri­anças com defi­ciên­cias
Adoção mono­parental por mul­heres 

Religião

Em 13 de maio os adep­tos da Umban­da cel­e­bram o Dia dos Pre­tos Vel­hos, enti­dades cul­tuadas nes­ta e em out­ras religiões de matriz-africana. São fig­uras ances­trais que trazem as memórias de seres humanos escrav­iza­dos que, ape­sar das maze­las da escravidão, viver­am até alcançar uma idade avança­da. Trazem ensi­na­men­tos, con­sel­hos e rit­u­ais para quem pede por aju­da. Você sabe como a Umban­da começou no Brasil? Esta edição de 2014 do História Hoje, da Rádio Nacional, con­ta como Zélio Fer­nandi­no de Moraes fun­dou esta religião em 1908. A Umban­da tem hoje cer­ca de 400 mil adep­tos no país.

Esporte

Este ano mar­ca o cen­tenário de Nil­ton San­tos, jogador de fute­bol car­i­o­ca que nasceu no dia 16 de maio de 1925. Con­sid­er­a­do como o maior lat­er­al-esquer­do de todos os tem­pos, seu tal­en­to lhe ren­deu o apeli­do de “A Enci­clopé­dia do Fute­bol”. Em toda a sua car­reira jogou ape­nas no Botafo­go, clube pelo qual dis­putou 723 par­tidas e mar­cou 11 gols. Pela Seleção Brasileira fez 86 jogos, mar­can­do 3 gols. O craque foi tema des­ta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2020, e foi hom­e­nagea­do na série “A bola e a taça”, exibi­da no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, em 2014, por ocasião da Copa do Mun­do daque­le ano.

Cultura 

Este ano mar­ca o cen­tenário do escritor Rubem Fon­se­ca, que nasceu em 11 de maio de 1925, na cidade mineira de Juiz de Fora. Antes de se dedicar à lit­er­atu­ra, ele fez fac­ul­dade de Dire­ito no Rio de Janeiro, onde tra­bal­hou como advo­ga­do crim­i­nal­ista e atu­ou como comis­sário de polí­cia. Esta exper­iên­cia prévia deu o tom de suas nar­ra­ti­vas, mar­cadas pela temáti­ca do crime e ten­do como espaço o ambi­ente urbano. São exem­p­los os livros “Os pri­sioneiros”, “Feliz Ano Novo” e “O bura­co na parede”. As obras de Fon­se­ca denun­ci­am a vio­lên­cia, os prob­le­mas soci­ais e o vazio exis­ten­cial. Um dos prin­ci­pais autores da lit­er­atu­ra con­tem­porânea brasileira, ele foi vence­dor de impor­tantes prêmios literários. Só o Jabu­ti, que está entre os de maior prestí­gio, ele venceu seis vezes. Os veícu­los da EBC destacaram a vida e obra de Rubem Fon­se­ca por ocasião de seu aniver­sário de 90 anos, em 2015, e no seu falec­i­men­to, em 2020. Veja nes­ta reportagem da Agên­cia Brasil, nes­ta da Radioagên­cia Nacional, nes­ta edição do Arte Clube, pro­gra­ma da Rádio Nacional, e nes­ta do jor­nal Repórter Brasil, da TV Brasil.

Dia Nacional do Reg­gae é comem­o­ra­do em 11 de maio. A data lem­bra o dia da morte do jamaicano Bob Mar­ley, que con­quis­tou o mun­do com o gênero, nasci­do de esti­los que mis­tu­ravam um pouco de músi­ca cariben­ha com o jazz norte-amer­i­cano, o R&B e o Ska. Rit­mo dançante e letras com críti­ca social e pedi­dos de paz são algu­mas de suas mar­cas. A efeméride hom­e­nageia o gênero, incor­po­ra­do à cul­tura pop­u­lar brasileira por vários artis­tas, de Gilber­to Gil, pas­san­do por Chico César a Edson Gomes, como desta­ca esta reportagem da Radioagên­cia Nacional de 2021. No Brasil, o reg­gae gan­hou mais iden­ti­dade e força cul­tur­al em São Luís, no Maran­hão. A cidade gan­hou o apeli­do de “Jamaica Brasileira”. Com isso, o esta­do tornou-se celeiro para a difusão do rit­mo, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil de 2023, e esta out­ra do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, exibi­da em 2015. O suces­so do reg­gae brasileiro tam­bém foi anal­isa­do no pro­gra­ma É tudo Brasil”, da Rádio Nacional, veic­u­la­do em 2022.

Não podemos deixar de citar um dos grandes aniver­sari­antes da sem­ana: Ste­vie Won­der, que com­ple­ta 75 anos no dia 13 de maio. Can­tor, com­pos­i­tor, mul­ti-instru­men­tista, pro­du­tor musi­cal e ativista de causas human­itárias e soci­ais estadunidense, Ste­vie é con­heci­do como “ban­da de um homem só”. Ele é refer­ên­cia em diver­sos gêneros, como R&B, pop, soul, gospel, rock, funk e jazz. Cego de nascença, sua defi­ciên­cia nun­ca oi prob­le­ma para ele, que aos 11 anos de idade lançou seu primeiro dis­co pela lendária gravado­ra Motown, e gan­hou 25 prêmios Gram­my ao lon­go da vida. A TV Brasil con­tou a história do ído­lo nes­ta reportagem de 2015 do Repórter Brasil Tarde, e deu destaque ao show que ele real­i­zou ao lado de Gilber­to Gil no Rio de Janeiro em 2012, no jor­nal Repórter Rio.

Fechamos esta edição com out­ra len­da da músi­ca norte-amer­i­cana, que fale­ceu há dez anos, no dia 14 de maio de 2015: B. B. King, con­sid­er­a­do o rei do blues e um dos artis­tas mais influ­entes de todos os tem­pos. Riley Ben King, seu nome ver­dadeiro, começou tocan­do nas ruas de Itta Bena, cidade onde nasceu, no esta­do amer­i­cano do Mis­sis­sipi, em tro­ca de algu­mas moedas. Em 1947 foi para Mem­phis para ten­tar a car­reira musi­cal. Ali chamou a atenção e começou a tocar na Rádio WDIA, com o nome Beale Street Blues Boy. Mais tarde, mudou para Blues Boy King e, final­mente B. B. King. Em 60 anos de car­reira gravou mais de 50 dis­cos, gan­hou 16 prêmios Gram­my e entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll, em 1987. Deixou para a história suces­sos como “Three o’clock blues”, “The thrill is gone” e “When love comes to town”. Seu falec­i­men­to foi noti­ci­a­do com destaque na Agên­cia Brasil, no pro­gra­ma Repórter Nacional, e nes­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional. A TV Brasil tam­bém prestou seu trib­u­to, nos jor­nais Repórter Brasil Repórter Brasil Tarde. O Momen­to Três, da Rádio Nacional, aproveitou para veic­u­lar uma edição espe­cial em sua hom­e­nagem.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 11 a 17 de maio.

Maio de 2025
11

Nasci­men­to do con­tista, romancista, ensaís­ta e roteirista mineiro Rubem Fon­se­ca (100 anos)

Dia Nacional do Reg­gae

Dia das Mães (data móv­el)

12

Morte do pianista, com­pos­i­tor, edi­tor de par­ti­turas musi­cais, pro­fes­sor e com­er­ciante luso-brasileiro Arthur Napoleão dos San­tos (100 anos)

Inau­gu­ração do Autó­dro­mo de Inter­la­gos (85 anos)

13

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor e ativista de causas human­itárias e soci­ais estadunidense Ste­vie Won­der (75 anos)

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor e instru­men­tista flu­mi­nense Claudemiro José Rodrigues, o Picol­i­no da Portela (95 anos) — faz parte da ala de com­pos­i­tores da esco­la de sam­ba Portela

Real­iza­ção da primeira cor­ri­da ofi­cial da Fór­mu­la 1 (75 anos) — Foi real­iza­da no cir­cuito de Sil­ver­stone (Inglater­ra) e o vence­dor foi o pilo­to ital­iano Nino Fari­na, que guia­va um Alfa Romeo, con­sid­er­a­do um dos maiores fab­ri­cantes de car­ros da Europa, ao lado de nomes como Fer­rari, Maserati e Mer­cedes

Inci­dentes de vio­lên­cia entre NK Dinamo Zagreb e Estrela Ver­mel­ha de Bel­gra­do no Está­dio Mak­simir em Zagreb, Croá­cia, entre os Bad Blue Boys (fãs do Dinamo Zagreb) e os Deli­je (fãs do Estrela Ver­mel­ha de Bel­gra­do) (35 anos)

Dia da Abolição da Escra­vatu­ra no Brasil

Dia dos Pre­tos Vel­hos (Umban­da)

Cri­ação de Sobrad­in­ho, região admin­is­tra­ti­va do Dis­tri­to Fed­er­al (65 anos)

Inau­gu­ração da primeira Praça do Comér­cio do Rio de Janeiro, edifí­cio em esti­lo neo­clás­si­co que, des­de 1990, é sede da Casa França-Brasil (205 anos)

14

Morte do gui­tar­rista de blues, com­pos­i­tor e can­tor estadunidense Riley Ben King, o B. B. King (10 anos)

15

Nasci­men­to do músi­co e instru­men­tista flu­mi­nense Oscar Cas­tro Neves (85 anos) — con­sid­er­a­do por muitos uma das fig­uras que aju­daram a esta­b­ele­cer o movi­men­to da Bossa Nova no mer­ca­do inter­na­cional

Nasci­men­to do ex-jogador de fute­bol paulista Raí Souza Vieira de Oliveira (60 anos) — fez parte da seleção brasileira de fute­bol campeã mundi­al em 1994

União Soviéti­ca lança o satélite Sput­nik IV (65 anos)

Dia Inter­na­cional da Latinidade — comem­o­ração insti­tuí­da por rep­re­sen­tantes de 36 país­es lati­nos, com o fim de preser­var as difer­entes iden­ti­dades nacionais e suas comu­nidades lin­guís­ti­cas e cul­tur­ais

Dia Inter­na­cional das Famílias — comem­o­ração insti­tuí­da, em 1993, pela ONU

16

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e pro­fes­sor por­tuguês José Domingues Brandão (160 anos) — um dos fun­dadores do Cen­tro Musi­cal Paraense. Veio para o Brasil quan­do era cri­ança, fixan­do-se em Belém

Nasci­men­to do vio­lonista e com­pos­i­tor cearense Rober­to Xavier de Cas­tro, o Fetinga (135 anos)

Nasci­men­to do ex-jogador de fute­bol flu­mi­nense Nil­ton San­tos (100 anos). Bi-campeão mundi­al de fute­bol, foi eleito pela FIFA como o mel­hor lat­er­al-esquer­do de todos os tem­pos

Morte do com­pos­i­tor e per­cus­sion­ista Antônio Car­doso Mar­tins, o Rus­so do Pan­deiro (40 anos)

Dia Glob­al de Con­sci­en­ti­za­ção sobre Aces­si­bil­i­dade (data móv­el)

Dia Inter­na­cional das Histórias de Vida — data cri­a­da pela Rede Inter­na­cional de Museus da Pes­soa (Brasil, Por­tu­gal, EUA e Canadá) e o Cen­ter for Dig­i­tal Sto­ry­telling (EUA)

Primeira trans­mis­são do pro­gra­ma Ricar­do Cra­vo Albin Con­vi­da, na Rádio MEC (35 anos)

17

Dia Inter­na­cional de Luta con­tra a Homo­fo­bia e Trans­fo­bia — cel­e­bração para mar­car a data de 17 de maio de 1990, em que a Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS) decid­iu suprim­ir a homos­sex­u­al­i­dade como doença men­tal da lista de patolo­gias reg­istradas no Man­u­al de Diag­nós­ti­co e Estatís­ti­ca de Des­or­dens Men­tais

Dia Mundi­al das Tele­co­mu­ni­cações e Sociedade da Infor­mação, con­heci­do pop­u­lar­mente como Dia Mundi­al da Inter­net — insti­tuí­da em 17 de maio de 2005 em uma assem­bleia Ger­al da ONU na Tunísia, com o fim de destacar as pos­si­bil­i­dades ofer­e­ci­das pelas novas tec­nolo­gias para mel­ho­rar o padrão de vida dos povos e dos cidadãos

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d