...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: Museu Nacional faz 205 anos ainda em reconstrução

Hoje é Dia: Museu Nacional faz 205 anos ainda em reconstrução

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Confira o acervo da EBC sobre essa e outras datas que marcam a semana


Pub­li­ca­do em 04/06/2023 — 07:18 Por Suma­ia Vil­lela – Repórter da Radioagên­cia Nacional — Brasília

ouvir:

Mais anti­go museu do país, insta­l­a­do em um palá­cio con­struí­do com din­heiro da escravidão, o Museu Nacional já foi a residên­cia do imper­ador, e abrigou o maior acer­vo da Améri­ca Lati­na, com 20 mil­hões de peças.

Em 2018, o pré­dio foi quase inteira­mente destruí­do em um incên­dio, que mostrou ao Brasil como o patrimônio históri­co nacional pre­cisa ser pro­te­gi­do, finan­cia­do e val­oriza­do. O Museu Nacional com­ple­ta 205 anos nes­ta terça-feira (6).

Lig­a­do à Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), foi fun­da­do por D. João VI em 1818. O acer­vo de 20 mil­hões de itens abri­ga­va de esquele­tos de ani­mais pré-históri­cos a múmias do Egi­to Anti­go, pas­san­do por coleções de rochas, plan­tas, livros raros e uten­sílios de diver­sas sociedades.

Os even­tos rela­ciona­dos à insti­tu­ição sem­pre foram acom­pan­hados pelos veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). Dois pro­gra­mas da TV Brasil trans­portam os tele­spec­ta­dores a con­hecer um acer­vo que já não existe mais do jeito que foi retrata­do, des­de o dia 2 de setem­bro de 2018, quan­do o fogo destru­iu a maio­r­ia de seu acer­vo.

Um deles é do pro­gra­ma Expe­dições:

O out­ro, é um episó­dio da série Con­hecen­do Museus, que lev­ou à TV mais de 50 insti­tu­ições brasileiras dos mais vari­a­dos taman­hos e temas:

No ano do incên­dio o cli­ma era de fes­ta: o Museu Nacional comem­o­ra­va 200 anos de existên­cia. A insti­tu­ição foi hom­e­nagea­da pela Imper­a­triz Leopoldinense – e a Rádio Nacional con­ver­sou com o car­navale­sco Cahê Rodrigues:

E no mês ante­ri­or à tragé­dia, a Agên­cia Brasil divul­ga­va a reaber­tu­ra de uma sala. Até que, no dia 2 de setem­bro, o incên­dio atinge o Museu.

Das ruínas à recuperação

A cober­tu­ra dos veícu­los da EBC foi inten­sa em todas as eta­pas que se suced­er­am ao fogo. Rep­re­sen­tantes de enti­dades cien­tí­fi­cas foram ouvi­dos para anal­is­ar o caso. A vice-dire­to­ra do Museu Nacional de então, Cris­tiana Sere­jo, detal­hou, ao pro­gra­ma Arte Clubecomo o sis­tema con­tra incên­dio da insti­tu­ição era precário:

O radio­jor­nal­is­mo ampliou a dis­cussão para o esta­do frágil de out­ros museus do país. E o pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasilfez uma ret­ro­spec­ti­va do incên­dio e mer­gul­hou na história da insti­tu­ição e de seu acer­vo:

A equipe do Museu Nacional tra­bal­hou para desen­ter­rar o que antes já tin­ham descober­to em suas regiões de origem. A escav­ação, ago­ra, era nos escom­bros da insti­tu­ição. E o tra­bal­ho deu resul­ta­do. A EBC acom­pan­hou a recu­per­ação de parte do acer­vo. O pro­gra­ma Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazô­nia, comem­o­rou o res­gate do crânio de Luzia, o fós­sil humano mais anti­gos das Améri­c­as:

O tra­bal­ho de recu­per­ação ren­deu um livro lança­do em 2021. E qua­tro anos depois do incên­dio, em uma fase de rein­venção, a equipe, acos­tu­ma­da a escav­ar em bus­ca da história, enter­rou frag­men­tos da memória do nos­so tem­po para futur­os estu­diosos.

Neste ano a EBC segue acom­pan­han­do o proces­so de recu­per­ação do Museu Nacional. Ape­sar de peças restau­radas já estarem em exposição e a facha­da, por exem­p­lo, já ter sido entregue, a pre­visão para reaber­tu­ra do espaço é para 2026. Ain­da é pre­ciso cap­tar R$ 400 mil­hões para finalizar o tra­bal­ho, como mostra a TV Brasil:

Datas ambientais

Nes­ta sem­ana, tam­bém, cel­e­bram-se duas datas insti­tuí­das para pro­mover dis­cussões e mobi­lizar país­es para temas como preser­vação de ecos­sis­temas e mudanças climáti­cas.

No dia 5 de jun­ho de 1972 a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) insti­tu­iu o Dia Mundi­al do Meio Ambi­ente. A enti­dade sem­pre pro­move temas que gerem debate na data. O Viva Maria já ouviu uma rep­re­sen­tante da ONU para falar de bio­di­ver­si­dade:

Em 8 de jun­ho é a vez do Dia Mundi­al dos Oceanos, comem­o­ração esta­b­ele­ci­da em 1992 durante a Eco-92, ou Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre o Meio Ambi­ente e o Desen­volvi­men­to, real­iza­da no Rio de Janeiro. O História Hoje, dis­tribuí­do pela Radioagên­cia Nacional, con­ta essa história:

O pro­gra­ma Viva Maria tam­bém desta­cou a data em várias opor­tu­nidades, como aqui e aqui.

E a TV Brasil, no pro­gra­ma Ciên­cia é Tudo, mer­gul­ha na ciên­cia dos oceanos para que os tele­spec­ta­dores apren­dam mais sobre a riqueza dos mares:

Nes­ta sem­ana há ain­da o Dia Inter­na­cional das Cri­anças Inocentes Víti­mas de Agressão, cel­e­bra­do neste domin­go (4), e o Dia Nacional da Liber­dade de Impren­sa, na próx­i­ma quar­ta-feira (7).

Símbolo do Cangaço

Há 125 anos, no dia 4 de jun­ho, o reg­istro de batismo indi­ca que nascia o mais famosos dos can­ga­ceiros: o per­nam­bu­cano Vir­guli­no Fer­reira da Sil­va, ou Lampião.

O pro­gra­ma Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional, tem dois episó­dios em que abor­da o uni­ver­so do Can­gaço e Lampião. Em um deles, o jor­nal­ista e escritor Wag­n­er Bar­reira, autor de Lampião e Maria Boni­ta – Uma história de amor e balas, con­ta como Vir­guli­no entrou para o imag­inário brasileiro como herói:

Na out­ra edição, o foco da entre­vista com Adri­ana Negreiros é a com­pan­heira de Lampião, Maria Boni­ta, e a história das mul­heres do Can­gaço, dos can­ga­ceiros com os quais se rela­cionavam e, claro, do ilus­tre per­nam­bu­cano que faz aniver­sário neste dia 4:

TV Brasil já reg­istrou, tam­bém, memórias da fil­ha dos dois, Expe­di­ta, e como ela foi entregue para que out­ra família a cri­asse.

Outros nascimentos e mortes

Nes­ta sem­ana nasce­r­am, ain­da, o poeta e dra­matur­go espan­hol Fed­eri­co Gar­cía Lor­ca ( há 125 anos); o gen­er­al José Doro­teo Arango, o Pan­cho Vil­la (há 145 anos), um coman­dante da Rev­olução Mex­i­cana; e o econ­o­mista britâni­co John May­nard Keynes (há 140 anos) – todos no dia 5 de jun­ho.

Já sobre mortes de pes­soas ilus­tres nes­ta sem­ana, temos Robert Kennedy, senador assas­si­na­do nos Esta­dos Unidos no dia 6 de jun­ho; e o imper­ador Nero, acu­sa­do de incen­di­ar Roma.

Corpus Christi

Uma cel­e­bração reli­giosa que em 2023 cai nes­ta sem­ana, no dia 8 de jun­ho, é Cor­pus Christi. A data tam­bém rep­re­sen­ta des­can­so para mui­ta gente, já que o dia é con­sid­er­a­do pon­to fac­ul­ta­ti­vo.

Con­fi­ra a lista sem­anal* do Hoje é Dia com datas, fatos históri­cos e feri­ados:

4 a 10 de Jun­ho de 2023
4

Nasci­men­to do com­pos­i­tor flu­mi­nense Arlin­do Mar­ques Junior (55 anos)

Nasci­men­to do empresário paulista Antônio Ermírio de Moraes (95 anos) — pres­i­dente do grupo Votoran­tim

Morte do escritor e aven­tureiro veneziano Gia­co­mo Casano­va (225 anos)

Nasci­men­to do líder can­ga­ceiro per­nam­bu­cano Vir­guli­no Fer­reira da Sil­va, o Lampião (125 anos)

Dia Inter­na­cional das Cri­anças Inocentes Víti­mas de Agressão — comem­o­ração insti­tuí­da pela ONU na sua Res­olução E‑08/07 de 19 de agos­to de 1982, que con­ta com o apoio da UNICEF

5

Nasci­men­to do poeta e dra­matur­go espan­hol Fed­eri­co Gar­cía Lor­ca (125 anos)

Nasci­men­to do econ­o­mista britâni­co John May­nard Keynes (140 anos) — suas ideias mudaram fun­da­men­tal­mente a teo­ria e práti­ca da macro­econo­mia, bem como as políti­cas econômi­cas insti­tuí­das pelos gov­er­nos

Nasci­men­to do gen­er­al mex­i­cano José Doro­teo Arango, o Pan­cho Vil­la (145 anos) — foi um dos mais con­heci­dos gen­erais e coman­dantes da Rev­olução Mex­i­cana

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor e ator mineiro Ivo José Curi, o Ivon Curi (95 anos)

Dia Mundi­al do Meio Ambi­ente — comem­o­ração inter­na­cional, que foi insti­tuí­da pela 27ª sessão da Assem­bleia Ger­al da ONU na Res­olução Nº 2994 de 15 de dezem­bro de 1972

6

Morte do políti­co estadunidense Robert Fran­cis Kennedy, o Bob­by Kennedy (55 anos) — o senador foi assas­si­na­do em um hotel em Los Ange­les

Fun­dação do Museu Nacional (205 anos) — mais anti­ga insti­tu­ição cien­tí­fi­ca do Brasil e o maior museu de história nat­ur­al e antropológ­i­ca da Améri­ca Lati­na; foi cri­a­do por Dom João VI e, ini­cial­mente, foi sedi­a­do no Cam­po de San­t’An­na com o nome de Museu Real; foi incor­po­ra­do à Uni­ver­si­dade do Brasil em 1946 e inte­gra atual­mente a estru­tu­ra acadêmi­ca da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro

7

Nasci­men­to do can­tor estadunidense Prince Rogers Nel­son, o Prince (65 anos)

Dia Nacional da Liber­dade de Impren­sa

8

Dia Mundi­al dos Oceanos — comem­o­ração esta­b­ele­ci­da em 1992 durante a “Eco92” ou “Cimeira da Ter­ra” ou “Con­fer­ên­cia do Rio” sobre Meio Ambi­ente, com o fim de enfa­ti­zar a importân­cia de todos os pro­du­tos forneci­dos pelo Oceano Atlân­ti­co, Oceano Pací­fi­co, Oceano Antár­ti­co, Oceano Índi­co e Oceano Árti­co

9

Morte do imper­ador romano Nero Cláu­dio César Augus­to Ger­mâni­co, o Nero (1955 anos)

Dia Nacional de Anchi­eta — comem­o­ra­do por brasileiros, con­forme decre­to Nº 55.588 de 18 de janeiro de 1965 e Lei Nº 5.196 de 24 de dezem­bro de 1966, que dev­erá ser cel­e­bra­do nas esco­las primárias e médias do Brasil com palestras alu­si­vas à vida e à obra de Anchi­eta

Dia Inter­na­cional dos Arquiv­os — comem­o­ra­do para mar­car a data da cri­ação do Con­sel­ho Inter­na­cional dos Arquiv­os, que foi insti­tuí­do pela UNESCO em 9 de jun­ho de 1948, quan­do se aprovei­ta a data da cel­e­bração para se pro­mover o val­or das insti­tu­ições de arquiv­os no serviço da pesquisa, da cul­tura, da memória, e da transparên­cia

10

Ocorre o lança­men­to à Marte do robô geológi­co Spir­it (20 anos)

Ini­cia-se a Copa do Mun­do FIFA, na França (25 anos)

Dia Mundi­al dos Alcoóli­cos Anôn­i­mos — comem­o­ra­do para mar­car aque­la que é tradi­cional­mente tida como a data da fun­dação do grupo de Auto-aju­da de home­ns e mul­heres que par­til­ham entre si sua dependên­cia das bebidas alcoóli­cas, ocor­ri­da na cidade estadunidense de Akron OH-EUA em 10 de jun­ho de 1935

 

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d