...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: semana celebra maternidade e Dia da Família

Hoje é Dia: semana celebra maternidade e Dia da Família

Repro­dução: © Dou­glas Dobby/Divulgaçāo

Morte do cantor Frank Sinatra, que completa 25 anos, também é lembrada


Pub­li­ca­do em 14/05/2023 — 13:17 Por Nathália Mendes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

As mães têm um dia para chamar de seu no cal­endário brasileiro: é o segun­do domin­go de maio, que, neste ano, cai no dia 14. Uma pesquisa do Insti­tu­to Data Pop­u­lar, de 2015, esti­mou que 67 mil­hões de mul­heres do Brasil têm fil­hos. O Hoje é Dia começa a sem­ana res­gatan­do, dos arquiv­os da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), con­teú­dos que falam sobre o uni­ver­so da mater­nidade.

Questões como saúde men­tal mater­namater­nidade na ado­lescên­ciadupla jor­na­damater­nidade tar­diamater­nidade atípi­camul­heres que partem para a adoção mono­parentalama­men­taçãopuer­périodire­itos fem­i­ni­nos na hora do par­tomães no mer­ca­do de tra­bal­homorte mater­na e descon­strução sobre a ide­al­iza­ção da mater­nidade já foram abor­da­dos pela Agên­cia Brasil, Por­tal EBC, Rádio Nacional e TV Brasil. O pro­gra­ma Entre o Céu e a Ter­ra, da TV Brasil, apre­sen­tou como a figu­ra da mãe é vista por difer­entes religiões e mitolo­gias:

Mas hou­ve um tem­po em que as mul­heres grávi­das não eram vis­tas com defer­ên­cia, muito menos exal­tadas pela força do cor­po fem­i­ni­no de ger­ar e parir: até o iní­cio do sécu­lo 20, as ges­tantes eram tratadas como doentes e a gravidez não era fal­a­da em públi­co. É o que con­ta o episó­dio sobre mater­nidade do pro­gra­ma Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional. A his­to­ri­ado­ra Mary Del Pri­ore, que escreveu um livro sobre a história da mul­her no Brasil, detal­ha como o entendi­men­to da sociedade sobre ges­tação, par­to, ama­men­tação, exer­cí­cio da mater­nidade e cri­ação dos fil­hos mudou ao lon­go dos sécu­los:

A Voz se cala

Neste domin­go (14), serão 25 anos da morte de Frank Sina­tra. Ele mor­reu no ano de 1998, víti­ma de um ataque cardía­co. Os números da car­reira de Frank Sina­tra mostram o taman­ho dele para a músi­ca mundi­al: 13 Gram­mys, mais de 500 mil­hões de dis­cos ven­di­dos, 31 Dis­cos de Ouro, 18 de plati­na, 1.800 gravações, estrela de mais de 50 filmes e 170 mil pes­soas no show do Mara­canã, apre­sen­tação que o colo­cou no Livro dos Recordes.

Hoje é Dia traz três pro­gra­mas espe­ci­ais sobre Sina­tra, que ficou con­heci­do como The Voice (a voz, em tradução livre): o Momen­to Três, da Rádio Nacional, recon­strói a tra­jetória do artista, apre­sen­tan­do três canções icôni­cas do repertório dele: Night and day, I’ve got you under my skin e Água de beber, do álbum que gravou com o brasileiro Tom Jobim:

Já nes­ta edição do Saudades do Sécu­lo 20, da Rádio MEC, Ruy Cas­tro se debruça sobre o apogeu de Sina­tra — que, para Cas­tro, “foi o maior de todos; aque­le que dis­pen­sa apre­sen­tações”:

Por fim, o Jazz Livre! explo­ra a ver­tente “jaz­zís­ti­ca” de Sina­tra, que, com dicção impecáv­el, domínio instin­ti­vo do frasea­do e um swing nat­ur­al, colo­cou diver­sos tra­bal­hos na gave­ta do jazz:

Quinze de maio é o Dia Inter­na­cional da Família, uma data esta­b­ele­ci­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU). E família é o tema da obra O arroz de pal­ma, de Fran­cis­co Azeve­do: o tex­to Família é pra­to difí­cil de preparar, que está no primeiro capí­tu­lo do livro, gan­hou pro­porções virais na inter­net, e até hoje provo­ca reflexões sobre o que é família. Ouça o que diz o autor neste episó­dio do Tril­ha de Letras, da Rádio MEC:

É Tudo Brasil, da Rádio Nacional, tam­bém dedi­cou um episó­dio às famílias: no caso, as famílias do uni­ver­so musi­cal. O pro­gra­ma traz uma con­ver­sa com os Gilsons, ban­da for­ma­da por José, Fran­cis­co e João, respec­ti­va­mente fil­ho e netos de Gilber­to Gil. Além dis­so, a tril­ha sono­ra está reple­ta de músi­cas can­tadas por artis­tas de uma mes­ma família:

Causas da sociedade

Na quar­ta-feira (17), a causa lem­bra­da é a do com­bate à homo­fo­bia, trans­fo­bia e bifo­bia. Em 17 de maio de 1990, a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) suprim­iu a homos­sex­u­al­i­dade como doença men­tal da lista de patolo­gias do Man­u­al de Diag­nós­ti­co e Estatís­ti­ca de Des­or­dens Men­tais. Em 2015, o Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, falou sobre casos em que a ori­en­tação sex­u­al das víti­mas motivou vio­lên­cia e a intol­erân­cia que a pop­u­lação LGBTQIA+ ain­da enfrenta:

Out­ras duas datas da sem­ana, ambas no dia 18 de maio, sur­gi­ram da mobi­liza­ção para enfrentar prob­le­mas da sociedade brasileira: o Dia Nacional de Com­bate ao Abu­so e Explo­ração Sex­u­al de Cri­anças e Ado­les­centes e o Dia Nacional da Luta Anti­man­i­co­mi­al. No ano pas­sa­do, Hoje é Dia expli­cou as ori­gens das datas.

A cam­pan­ha pelo fim do abu­so e explo­ração sex­u­al de cri­anças e ado­les­centes gan­hou nome, cor e se estende ao lon­go de todo o mês: é o Maio Laran­ja. Já um pouco da história da luta por mudanças na for­ma de assi­s­tir pes­soas com transtornos men­tais foi con­ta­da neste episó­dio do Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional:

Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

14 a 20 de maio de 2023
14

Morte do can­tor e ator estadunidense Frank Sina­tra (25 anos)

Morte do empresário car­i­o­ca Octávio Guin­le (55 anos) — fun­dador do hotel Copaca­bana Palace

Inde­pendên­cia de Israel (75 anos)

Dia das Mães

15

Sanção do Estatu­to do Torce­dor pelo pres­i­dente Luís Iná­cio Lula da Sil­va (20 anos)

Dia Inter­na­cional da Latinidade — comem­o­ração de país­es lati­nos, insti­tuí­da por rep­re­sen­tantes de 36 país­es lati­nos, com o fim de preser­var as difer­entes iden­ti­dades nacionais e suas comu­nidades lingüís­ti­cas e cul­tur­ais

Dia Inter­na­cional da Família — a cel­e­bração do dia visa destacar a importân­cia da família na estru­tu­ra do núcleo famil­iar e o seu rele­vo na base da edu­cação infan­til; reforçar a men­sagem de união, amor, respeito e com­preen­são necessárias para o bom rela­ciona­men­to de todos os ele­men­tos que com­põem a família; chamar a atenção da pop­u­lação para a importân­cia da família como núcleo vital da sociedade e para seus dire­itos e respon­s­abil­i­dades; sen­si­bi­lizar e pro­mover o con­hec­i­men­to rela­ciona­do com as questões soci­ais, económi­cas e demográ­fi­cas que afe­tam a família

16

Morte da vio­lonista flu­mi­nense Mar­i­uc­cia Iacovi­no (15 anos)

17

Morte da escrito­ra paulista Zélia Gat­tai Ama­do (15 anos)

Dia Inter­na­cional Con­tra a Homo­fo­bia, a Trans­fo­bia e a Bifo­bia — cel­e­bração para mar­car a data de 17 de maio de 1990, em que a Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde decid­iu suprim­ir a homos­sex­u­al­i­dade como doença men­tal da lista de patolo­gias reg­istradas no Man­u­al de diag­nós­ti­co e Estatís­ti­ca de Des­or­dens Men­tais

Dia Mundi­al das Tele­co­mu­ni­cações e da Sociedade da Infor­mação, con­heci­do pop­u­lar­mente como Dia Mundi­al da Inter­net — insti­tuí­da em 17 de maio de 2005 numa assem­bléia Ger­al da ONU na Tunísia, com o fim de destacar as pos­si­bil­i­dades ofer­e­ci­das pelas novas tec­nolo­gias para mel­ho­rar o padrão de vida dos povos e dos cidadãos

18

Nasci­men­to do mil­i­tar mato-grossense e ex-pres­i­dente do Brasil Euri­co Gas­par Dutra (140 anos)

Dia Inter­na­cional dos Museus — comem­o­ração insti­tuí­da em 1971 pelo Comitê Inter­na­cional de Museus, com o fim de sen­si­bi­lizar o públi­co para a importân­cia dos museus em nos­sa sociedade atu­al

Dia Nacional de Com­bate ao Abu­so e Explo­ração Sex­u­al de Cri­anças e Ado­les­centes — comem­o­ra­do no Brasil, con­forme Lei Nº 9.970 de 17 de maio de 2000, para mar­car a data da morte da meni­na brasileira de oito anos, Ara­cel­li Cabr­era Sanch­es Cre­spo, que desa­pare­ceu da esco­la onde estu­da­va e que foi vio­len­ta­da e assas­si­na­da de for­ma hedion­da na cidade brasileira de Vitória-ES em 18 de maio de 1973

Dia Nacional da Luta Anti­man­i­co­mi­al — comem­o­ração do Brasil, que está ofi­cial­iza­da por Lei em algu­mas cidades brasileiras, para mar­car a data da elab­o­ração do doc­u­men­to final da “1ª Con­fer­ên­cia Nacional de Saúde Men­tal” no Brasil, ocor­ri­da em 18 de maio de 1987, que então prop­un­ha a refor­mu­lação do mod­e­lo assis­ten­cial em saúde men­tal para os brasileiros

20

Nasci­men­to do cineas­ta cearense Luiz Car­los Bar­reto (95 anos) — pro­du­tor de vários filmes nacionais

Paten­tea­men­to do jeans por Levi Strauss e Jacob Davis (150 anos)

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d