...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: semana lembra parcerias que marcaram a música brasileira

Hoje é Dia: semana lembra parcerias que marcaram a música brasileira

Repro­dução: © Acer­vo Arqui­vo Nacional/Fundo Cor­reio da Man­hã

Confira acontecimentos que marcaram a semana de 12 a 18 de fevereiro


Pub­li­ca­do em 12/02/2023 — 07:57 Por Nathália Mendes — repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Hoje é Dia des­ta sem­ana traz a história de duas parce­rias que entraram para a história da músi­ca brasileira, con­ce­ber­am clás­si­cos do can­cioneiro nacional e, por coin­cidên­cia, foram for­madas por músi­cos que par­ti­ram em datas próx­i­mas — se não no mes­mo dia.

É o caso da dupla Radamés Gnat­tali e Chiquin­ho do Acordeon, que tra­bal­haram lado a lado no grupo instru­men­tal Sex­te­to Radamés Gna­tal­li.

O “tra­bal­hador da músi­ca” Gna­tal­li — mae­stro, com­pos­i­tor, pianista e um dos mais impor­tantes arran­jadores brasileiros — fale­ceu no dia 13 de fevereiro de 1988. E no mes­mo dia, mas do ano de 1993, par­tia Chiquin­ho do Acordeon — refer­ên­cia do instru­men­to que ele car­rega no nome artís­ti­co.

Bened­i­to Lac­er­da, na flau­ta, e Pixin­guin­ha, no sax­o­fone, tam­bém for­maram uma lon­ga e proveitosa parce­ria, recon­heci­da como uma das mais impor­tantes duplas instru­men­tais do país, com dezenas de dis­cos grava­dos.

A união começou quan­do, endi­vi­da­do e cor­ren­do o risco de perder sua casa, Pixin­guin­ha aceitou a pro­pos­ta de Lac­er­da para gravarem dis­cos jun­tos. O acor­do tam­bém pre­viu que Lac­er­da pas­sasse a ser o autor de 24 músi­cas de Pixin­guin­ha.

O regente, instru­men­tista e com­pos­i­tor Bened­i­to Lac­er­da mor­reu no dia 16 de fevereiro de 1958. Quase exatos 15 anos depois, em 17 de fevereiro de 1973, Pixin­guin­ha nos deixou — com­ple­tan­do 50 anos de sua morte nes­ta sem­ana. O acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) con­ta com uma série de con­teú­dos para con­hecer o tra­bal­ho dos qua­tro músi­cos.

Em 2018, o Músi­ca e Músi­cos do Brasil, pro­gra­ma da Rádio MEC, apre­sen­tou um espe­cial sobre a vida e a obra de Radamés Gna­tal­li. Ouça o pro­gra­ma na ínte­gra:

A série doc­u­men­tal O Mila­gre de San­ta Luzia, veic­u­la­da pela TV Brasil em 2017, apre­sen­ta Chiquin­ho do Acordeon — pseudôn­i­mo do gaú­cho Romeu Seibel. Rev­er­en­ci­a­do por nomes como Gon­za­gão, Domin­guin­hos e Sivu­ca, Chiquin­ho impres­sio­nou Radamés Gna­tal­li — que só pas­sou a apre­ciar o som do acordeon depois que ouviu Chiquin­ho tocar:

E a tra­jetória de Bened­i­to Lac­er­da, lis­ta­do entre os flautis­tas mais vir­tu­osos do país, é relem­bra­da no quadro O Rádio Faz História, que foi ao ar pelo pro­gra­ma Todas as Vozes, da Rádio MEC, em 2016:

Definido pelo críti­co musi­cal e his­to­ri­ador Ary Vas­con­ce­los como um dos pilares da músi­ca mod­er­na do Brasil, Pixin­guin­ha ren­deu o episó­dio “Pixin­guin­ha: ao mestre com car­in­ho”, do Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, em 2017 — por ocasião dos 120 anos do nasci­men­to do gênio, que tran­si­tou entre a val­sa, a pol­ca, o max­ixe, o jazz, o sam­ba e, claro, o choro:

O mestre e o bamba

Ain­da no meio da músi­ca, o dia 12 de fevereiro rev­er­en­cia um dos maiores bam­bas do sam­ba: Mar­t­in­ho da Vila, que com­ple­ta 85 anos. Nasci­do em um sába­do de car­naval, Mar­t­in­ho car­rega a Vila Isabel em seu nome artís­ti­co e con­ta (e can­ta), neste episó­dio do Sam­ba na Gam­boa, da TV Brasil, de 2018, sua história e seus suces­sos:

No dia 14, Jacob Pick Bit­ten­court — que entrou para a história como Jacob do Ban­dolim — faria 105 anos, se vivo fos­se. O maior nome do ban­dolim, que rev­olu­cio­nou o choro e inven­tou um jeito emo­cional de tocar o instru­men­to, foi fal­a­do neste episó­dio do Pon­to do Sam­ba, da Rádio Nacional. Ouça:

Mão Santa e Dolly

Out­ro gigante brasileiro é fes­te­ja­do nes­ta sem­ana: Oscar Schmidt, o Mão San­ta, maior atle­ta do bas­quete nacional e con­sid­er­a­do um dos mel­hores de todos os tem­pos do esporte. Ele, que faz 65 anos, ain­da é o maior ces­tin­ha da história do bas­quete, com 49.737 pon­tos ano­ta­dos na car­reira — sendo 1.093 em Jogos Olímpi­cos. Ouça “os cau­sos” da pas­sagem de Oscar por Brasília nes­ta entre­vista que ele deu para o Tarde Nacional, da Rádio Nacional, no ano pas­sa­do:

E no dia 14 com­ple­tam-se 20 anos da morte da ovel­ha Dol­ly, primeiro mamífero clon­a­do a par­tir de uma célu­la adul­ta e um dos maiores feitos da ciên­cia. Dol­ly foi abati­da em fevereiro de 2023, com seis anos, para evi­tar o avanço de uma infecção pul­monar incuráv­el. A ovel­ha foi empal­ha­da e está expos­ta no Museu Real da Escó­cia, em Edim­bur­go.

Fechan­do a lista de efemérides, o Dia Mundi­al do Rádio (13 de fevereiro) e o Dia do Repórter (16 de fevereiro) são as duas datas lem­bradas nos próx­i­mos dias.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

12 a 18 de fevereiro de 2023
12

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Mar­t­in­ho da Vila (85 anos)

Morte do instru­men­tista, regente, arran­jador e com­pos­i­tor flu­mi­nense Astor Sil­va (55 anos)

Sanção da Lei Ambi­en­tal, pelo ex-pres­i­dente Fer­nan­do Hen­rique Car­doso, que dis­põe sobre as sanções penais e admin­is­tra­ti­vas derivadas de con­du­tas e ativi­dades lesi­vas ao meio ambi­ente (25 anos)

13

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor, arran­jador e pro­du­tor musi­cal per­nam­bu­cano Alcy­mar Mon­teiro (70 anos)

Morte do com­pos­i­tor, arran­jador, regente e pianista gaú­cho Radamés Gnat­tali (35 anos)

Morte do músi­co, com­pos­i­tor e arran­jador gaú­cho Romei Seibel, con­heci­do como Chiquin­ho do Acordeom (30 anos) — em 1953, pas­sou a faz­er parte da orques­tra da Rádio Nacional

Nasci­men­to do mae­stro, com­pos­i­tor, dire­tor de teatro e ensaista alemão Wil­helm Richard Wag­n­er (210 anos)

Dia Mundi­al do Rádio — é uma comem­o­ração inter­na­cional, que foi procla­ma­da em 3 de novem­bro de 2011 na 26ª sessão da UNESCO e que tem o aval da Assem­bleia Ger­al da ONU

14

Nasci­men­to do músi­co car­i­o­ca Jacob Pick Bit­ten­court, o Jacob do Ban­dolim (105 anos)

Morte do matemáti­co alemão David Hilbert (80 anos) — um dos mais notáveis matemáti­cos, e os tópi­cos de suas pesquisas são fun­da­men­tais em diver­sos ramos da matemáti­ca atu­al

Morte do int­elec­tu­al afrode­scen­dente e baiano Manuel Queri­no (100 anos) — aluno fun­dador do Liceu de Artes e Ofí­cios da Bahia e da Esco­la de Belas Artes, pin­tor, escritor, abo­l­i­cionista. Con­sid­er­a­do pelo pro­fes­sor Jefer­son Bace­lar (UFBA) como um dos fun­dadores da Antropolo­gia brasileira

Morte da Ovel­ha Dol­ly, primeiro mamífero a ser clon­a­do com suces­so a par­tir de uma célu­la adul­ta (20 anos)

16

Nasci­men­to do ex-jogador de bas­quete potiguar Oscar Daniel Bez­er­ra Schmidt (65 anos) — o “Mão San­ta”, con­sid­er­a­do um dos maiores jogadores de bas­quete­bol de todos os tem­pos

Morte do regente, instru­men­tista e com­pos­i­tor Bened­i­to Lac­er­da (65 anos) — com­pos­i­tor de car­naval pre­mi­a­do e fun­dador da União Brasileira de Com­pos­i­tores (UBC) e diri­gente da Sociedade Brasileira de Autores, Com­pos­i­tores e Escritores de Músi­ca

Dia do Repórter

17

Morte do mae­stro, flautista, sax­o­fon­ista, com­pos­i­tor e arran­jador flu­mi­nense Alfre­do da Rocha Vian­na Fil­ho, o Pixin­guin­ha (50 anos)

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor paulista Arol­do Alves Sobrin­ho, o Pen­in­ha (70 anos)

Nasci­men­to do astro do bas­quete estadunidense Michael Jor­dan (60 anos)

Morte do jor­nal­ista, escritor, fol­clorista e empresário paulista Cornélio Pires (65 anos) — foi um impor­tante etnó­grafo da cul­tura e diale­to caipi­ras

18

Nasci­men­to da artista mul­ti­mí­dia japone­sa Yoko Ono (90 anos)

Edição: Suma­ia Vil­lela

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d