...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: Voz do Brasil e direitos das mulheres negras são destaques

Hoje é Dia: Voz do Brasil e direitos das mulheres negras são destaques

Confira as principais datas da semana entre 20 e 26 de julho.

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 20/07/2025 — 07:00
Brasília
Estúdio da voz do Brasil
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Começamos esta edição desta­can­do o pro­gra­ma de rádio mais anti­go do hem­is­fério sul ain­da em difusão. Recorde ates­ta­do pelo Gui­ness Book. Esta sem­ana A Voz do Brasil, trans­mi­ti­do pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), com­ple­ta 90 anos. O noti­ciário foi cri­a­do em 22 de jul­ho de 1935 e ini­cial­mente se chama­va Pro­gra­ma Nacional, na voz do locu­tor car­i­o­ca Luiz Jato­bá. Em 1938 pas­sou a se chamar A Hora do Brasil e teve sua trans­mis­são obri­gatória das 19h às 20h. Já em 1962 ado­tou o nome atu­al de A Voz do Brasil. A famosa frase “Em Brasília, 19 horas”, segui­da por uma ver­são de tre­cho da ópera “O Guarani”, de Car­los Gomes, faz parte da roti­na de mil­hões de brasileiros e brasileiras. Ao lon­go dos anos, o pro­gra­ma se man­teve rel­e­vante pela transparên­cia, prestação de con­tas e por levar infor­mações sobre pro­gra­mas e aces­so a serviços públi­cos para a pop­u­lação, como desta­ca esta reportagem da Agên­cia Gov. Já a Agên­cia Brasil, o Canal Gov e a Radioagên­cia Nacional falaram um pouco sobre as pes­soas que aju­daram a faz­er A Voz do Brasil nes­sas nove décadas. E os basti­dores do pro­gra­ma foram apre­sen­ta­dos no pro­gra­ma No ar, tam­bém da TV Brasil

Esta sem­ana tam­bém desta­ca a luta fem­i­nista. O Dia Inter­na­cional da Mul­her Afro-Lati­no-Amer­i­cana, Afro-Cariben­ha e da Diás­po­ra é cel­e­bra­do em 25 de jul­ho. A data foi cri­a­da em 1992 pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) durante o 1º Encon­tro de Mul­heres Afro-Lati­no-Amer­i­canas e Afro-Cariben­has, em San­to Domin­go, na Repúbli­ca Domini­cana. A efeméride tem como obje­ti­vo lem­brar a luta e a resistên­cia das mul­heres con­tra o racis­mo, o machis­mo, a vio­lên­cia, a dis­crim­i­nação e o pre­con­ceito dos quais ain­da são víti­mas. Todos os anos a data gan­ha bas­tante vis­i­bil­i­dade nos veícu­los da EBC, como nes­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional, e nes­ta da Agên­cia Gov. O Espaço Arte, da Rádio Nacional, cele­brou os 30 anos da efeméride em 2024, entre­vi­s­tan­do Viviane Fer­reira, dire­to­ra do doc­u­men­tário “Afro­l­ati­nas”. No mes­mo ano, o pro­gra­ma Sem Cen­sura, da TV Brasil, dedi­cou uma espe­cial, com várias con­vi­dadas espe­ci­ais.

Dia Inter­na­cional da Mul­her Afro-Lati­no-Amer­i­cana, Afro-Cariben­ha e da Diás­po­ra é cel­e­bra­do durante todo o mês de jul­ho pelo Fes­ti­val Latinidades, con­sid­er­a­do o maior fes­ti­val de mul­heres negras da Améri­ca Lati­na. No ano pas­sa­do, a EBC apoiou a ini­cia­ti­va e a Agên­cia Brasil fez uma série de reporta­gens sobre os temas do fes­ti­val, mate­r­i­al que pode ser con­feri­do aqui.

Ain­da val­orizan­do as mul­heres afrode­scen­dentes, 25 de jul­ho tam­bém é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mul­her Negra. Tereza viveu no sécu­lo 18 e foi casa­da com José Piol­ho, que chefi­a­va o Quilom­bo do Piol­ho até ser assas­si­na­do por sol­da­dos. Tam­bém con­heci­do como Quilom­bo do Quar­iterê, o local era o maior refú­gio de negros escrav­iza­dos em Mato Grosso e fica­va na fron­teira com a Bolívia. Com a morte de José Piol­ho, Tereza se tornou a líder do quilom­bo, que sob sua lid­er­ança resis­tiu à escravidão por duas décadas. Sua história foi con­ta­da nes­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional, de 2014, e nes­ta do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, de 2015. A emis­so­ra tam­bém aproveitou a data para falar sobre os desafios enfrenta­dos pelas mul­heres negras, nes­ta edição do Repórter Brasil de 2017.

Amigos e família

Esta sem­ana tam­bém traz datas que cel­e­bram as relações humanas. A primeira da qual vamos falar é o Dia do Ami­go, comem­o­ra­do em 20 de jul­ho. Uma efeméride que teve uma origem curiosa, já que a data foi cri­a­da pelo pro­fes­sor de psi­colo­gia e filó­so­fo argenti­no Enrique Ernesto Feb­braro, inspi­ra­do na chega­da do homem à lua. Esta história foi con­ta­da nes­ta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil, veic­u­la­da em 2015. É uma opor­tu­nidade para cel­e­brar a importân­cia das relações de amizade, que são fun­da­men­tais para a boa saúde men­tal, como desta­cou esta reportagem da Agên­cia Brasil e esta edição do Tarde Nacional, da Rádio Nacional, ambos de 2024. No auge da pan­demia de covid-19, quan­do a doença impun­ha o dis­tan­ci­a­men­to ou mes­mo o iso­la­men­to, a amizade tam­bém aju­dou as pes­soas a enfrentar as difi­cul­dades, como mostra esta reportagem do Repórter DF, tam­bém da TV Brasil.


Os vovôs e vovós tem uma efeméride só para eles nes­ta sem­ana, com o Dia dos Avós, cel­e­bra­do em 26 de jul­ho. A data foi cri­a­da em 2021 pela Igre­ja Católi­ca em refer­ên­cia a San­ta Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Tam­bém foi uma for­ma de hom­e­nagear estes famil­iares con­sid­er­a­dos mais sábios pela vas­ta exper­iên­cia de vida. A cri­ação da efeméride gan­hou destaque nes­ta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, de 2024. A emis­so­ra ain­da aproveitou a data para falar sobre a importân­cia dos avós no desen­volvi­men­to emo­cional e psi­cológi­co dos netos, nes­ta edição do pro­gra­ma Nacional Jovem. Já a Radioagên­cia Nacional abor­dou um dire­ito que nem sem­pre é respeita­do: o dos avós con­viverem com os netos. E a TV Brasil cele­brou esta saudáv­el relação famil­iar no Repórter Brasil, em 2017.

Arte e cultura 

Em 1960 o céle­bre autor baiano Jorge Ama­do (1912–2001) já havia escrito 12 dos seus 22 romances, além de con­tos, crôni­cas e poe­sias. Na época ela era vice-pres­i­dente da União Brasileira dos Escritores (UBE) e, jun­ta­mente com João Pele­gri­no Junior (1898–1983), pres­i­dente da Acad­e­mia Brasileira de Letras (ABL), teve a ideia de realizar o 1º Fes­ti­val do Escritor Brasileiro. O even­to foi a base para a cri­ação do Dia Nacional do Escritor, cel­e­bra­do em 25 de jul­ho. Mais de 60 anos depois, o cenário literário se ren­o­va com novos ros­tos, com a ascen­são da escri­ta inde­pen­dente e novos for­matos de pub­li­cação, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil de 2022. Já o Tarde Nacional, da Rádio Nacional, em 2023 anal­isou a vocação para escritor e se os brasileiros estão lendo mais. E a TV Brasil abor­dou a cri­ação de espaços de leitu­ra nas per­ife­rias, nes­ta edição do Repórter Brasil de 2021.

Dia do Can­tor Líri­co é cel­e­bra­do em 22 de jul­ho. Esta arte foi cri­a­da pelos poet­as gre­gos, ao decla­mar poe­mas ao som do instru­men­to chama­do lira. Hoje é uma tradição que está pre­sente em todo o mun­do. Se tornar can­tor ou can­to­ra líri­ca envolve muito estu­do, práti­ca, ded­i­cação e luta para se destacar, como mostra esta edição do Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, de 2022. O Ante­na MEC, da Rádio MEC, tam­bém abor­dou o tema em entre­vista com a can­to­ra Rena­ta Doura­do, em 2024.

A tat­u­agem é uma arte mile­nar que se pop­u­lar­i­zou com a invenção da máquina elétri­ca de tat­u­ar em 1891, mas gan­hou vis­i­bil­i­dade de fato ape­nas no iní­cio do Sécu­lo XX. No Brasil, essa for­ma de expressão é cel­e­bra­da em 20 de jul­ho, com o Dia do Tat­u­ador. A data mar­ca a chega­da em São Paulo do tat­u­ador dina­mar­quês Knud Har­ald Lykke Gregersen, dan­do iní­cio à tat­u­agem artís­ti­ca profis­sion­al fei­ta com máquina elétri­ca no país. O tema gan­hou vis­i­bil­i­dade na TV Brasil nes­ta edição do Repórter Brasil, de 2018, e tam­bém no episó­dio “Min­ha pele: Ter­ritório de expressão”, do Cam­in­hos da Reportagem, exibido em 2016.

Figuras históricas

Ter­mi­namos esta edição do Hoje é Dia com uma lati­no-amer­i­cana mundial­mente con­heci­da. Há 73 anos fale­cia Eva Perón, no dia 26 de jul­ho de 1952. A atriz que se tornou a primeira-dama da Argenti­na encabeçou a luta pelo voto fem­i­ni­no no país e ficou con­heci­da como “mãe dos pobres” por suas ações de cari­dade. Evi­ta, como era car­in­hosa­mente chama­da pelo povo, teve papel fun­da­men­tal no aumen­to da pop­u­lar­i­dade de seu mari­do, o pres­i­dente Juan Perón, for­t­ale­cen­do as bases do movi­men­to políti­co con­heci­do como per­o­nis­mo. Eva Perón fale­ceu aos 33 anos, por con­ta de um câncer uteri­no. Sua morte lev­ou uma mul­ti­dão às ruas de Buenos Aires. A tra­jetória de Evi­ta foi con­ta­da nes­ta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, em 2018.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 20 a 26 de Julho de 2025.

Jul­ho de 2025
20

Nasci­men­to do can­tor e intér­prete de sam­ba-enre­do flu­mi­nense Der­meval Miran­da Maciel, o Rober­to Ribeiro (85 anos)

Morte do com­pos­i­tor flu­mi­nense Harol­do Lobo (60 anos)

Morte do can­tor e com­pos­i­tor acre­ano Osny Sil­va (30 anos)

São Paulo ini­cia testes da vaci­na Coro­n­aVac (5 anos)

Dia do Ami­go — data cri­a­da pelo pro­fes­sor de psi­colo­gia e filó­so­fo argenti­no Enrique Ernesto Feb­braro para cel­e­brar a amizade entre as pes­soas. Mar­ca o aniver­sário da chega­da do homem à lua

Dia Nacional do Tat­u­ador — insti­tuí­da pelo SETAP-SP (Sindi­ca­to das Empre­sas de Tat­u­agem e Body Pierc­ing de São Paulo), para mar­car a data em que o tat­u­ador dina­mar­quês Knud Har­ald Lykke Gregersen chegou em São Paulo, dan­do iní­cio à tat­u­agem artís­ti­ca profis­sion­al fei­ta com máquina elétri­ca no Brasil

21

Nasci­men­to da can­to­ra e com­pos­i­to­ra cearense Amélia Cláu­dia Gar­cia Col­lares, a Amelin­ha (75 anos)

22

Nasci­men­to do com­pos­i­tor flu­mi­nense Harol­do Lobo (115 anos)

Morte do escritor argenti­no Manuel Puig (35 anos) — seu livro “O Bei­jo da Mul­her Aran­ha” teve ver­sões para o cin­e­ma. Através do filme homôn­i­mo, dirigi­do por Héc­tor Baben­co, a obra do escritor gan­hou noto­riedade mundi­al

Nasci­men­to do com­pos­i­tor, can­tor, pro­du­tor musi­cal e radi­al­ista flu­mi­nense Elton Medeiros (95 anos)

Dia do Can­tor Líri­co

Primeira trans­mis­são da “Hora do Brasil”, hoje “A Voz do Brasil” (90 anos) — pro­gra­ma de rádio mais anti­go do país e do hem­is­fério sul ain­da em trans­mis­são

23

Morte do músi­co, com­pos­i­tor, cineas­ta e can­tor paulista João Lut­fi, o Sér­gio Ricar­do (5 anos)

24

Nasci­men­to do advo­ga­do, jor­nal­ista, herald­ista, críti­co de cin­e­ma, poeta, ensaís­ta e tradu­tor paulista Guil­herme de Almei­da (135 anos) — em 1958, foi coroa­do o quar­to “Príncipe dos Poet­as Brasileiros”

25

Tragé­dia na França com o voo Air France 4590 (25 anos)

Dia Inter­na­cional da Mul­her Afro-Lati­no-Amer­i­cana, Afro-Cariben­ha e da Diás­po­ra

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mul­her Negra

Dia Nacional do Escritor — data insti­tuí­da em 25 de jul­ho de 1960, quan­do hou­ve a real­iza­ção do I Fes­ti­val do Escritor Brasileiro, ini­cia­ti­va da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era pre­si­di­da por Jorge Ama­do e João Pere­gri­no Júnior, que pro­puser­am a ofi­cial­iza­ção anu­al da data como cel­e­bração dess­es profis­sion­ais

Dia do Motorista

26

Dia dos Avós — dia fes­ti­vo em lou­vor a San­ta Ana e São Joaquim, ven­er­a­dos como pais de Maria e avós do Meni­no Jesus

Dia da Recep­cionista

Dia do Jon­go — data estad­ual ofi­cial­iza­da no Rio de Janeiro. A man­i­fes­tação é con­sid­er­a­da pelo IPHAN, des­de 2005, Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al do Brasil. Tra­ta-se da her­ança cul­tur­al dos gru­pos ban­tos da África Merid­ion­al pre­sente em diver­sos esta­dos brasileiros

Cri­ação da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do ABC (UFABC) (20 anos)

Nasci­men­to do psiquia­tra e psi­coter­apeu­ta suíço Carl Gus­tav Jung (150 anos) — fun­dou a psi­colo­gia analíti­ca e propôs o desen­volvi­men­to dos con­ceitos de per­son­al­i­dade extro­ver­ti­da e intro­ver­ti­da, arquétipo e incon­sciente cole­ti­vo. Seu tra­bal­ho tem sido influ­ente na psiquia­tria, psi­colo­gia, ciên­cia da religião, lit­er­atu­ra e áreas afins

Nasci­men­to do econ­o­mista paraibano Cel­so Fur­ta­do (105 anos)

Morte do instru­men­tista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Dom Um Romão (20 anos) — lig­a­do ao começo da Bossa Nova

Morte do vio­lonista e com­pos­i­tor paulista Lau­rindo de Almei­da (30 anos)

Morte da pin­to­ra per­nam­bu­cana Tereza Cos­ta Rêgo (5 anos) — sua pin­tu­ra retra­ta o imag­inário pop­u­lar per­nam­bu­cano, com um esti­lo em que o escritor Ari­ano Suas­suna iden­ti­fi­cou mar­cas do Bar­ro­co e em que a própria artista con­fes­sa uma influên­cia do espan­hol Fran­cis­co Goya

Morte de Eva Perón (73 anos) — atriz que se tornou primeira-dama da Argenti­na e que, ao lado do mari­do, Juán Perón, for­t­ale­ceu as bases do movi­men­to políti­co con­heci­do como per­o­nis­mo

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d