...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Ilú Oba de Min abre carnaval de rua de SP nesta sexta-feira

Ilú Oba de Min abre carnaval de rua de SP nesta sexta-feira

Formado por mulheres negras, grupo sai às 20h da Praça da República

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/02/2025 — 08:02
São Paulo
Brasília (DF) 28/02/2025 - Ilú Oba de Min abre carnaval de rua de SP nesta sexta-feira Formado por mulheres negras, grupo sai às 20h da Praça da República. Foto: Ilú Oba de Min/Instagram
Repro­dução: © Ilú Oba de Min/Instagram

Em comem­o­ração aos 20 anos de fun­dação, o tradi­cional blo­co Ilú Obá de Min abre o car­naval de rua, nes­ta sex­ta-feira (28) à noite, na cidade de São Paulo. For­ma­do por mul­heres negras, o grupo sai, às 20h, da Praça da Repúbli­ca com o enre­do “Girlei Luiza Miran­da – Tam­bores Sem­pre Tam­bores”.

O blo­co fem­i­ni­no, fem­i­nista e antir­racista vol­ta a des­fi­lar no domin­go (2), às 14h, na Rua Con­sel­heiro Botero.

Girlei é uma das fun­dado­ras do grupo, ao lado de Beth Beli, Nega Duda e Adri­ana Aragão. Cri­a­do em novem­bro de 2004, é um cole­ti­vo com aprox­i­mada­mente 450 inte­grantes em sua bate­ria e cor­po de dança.

“O públi­co vai pres­ti­giar um car­naval muito espe­cial, num pul­sar de cel­e­bração, hom­e­nage­an­do a mes­tra da mes­tra, como estandarte da comem­o­ração dos 20 anos do Ilú”, disse a atriz e dire­to­ra do cole­ti­vo Mafal­da Pequeni­no.

A fun­dado­ra e hom­e­nagea­da do blo­co, Girlei Miran­da, nasceu na Casa Verde, em São Paulo, em 1962. Per­cus­sion­ista, can­to­ra e com­pos­i­to­ra, cresceu em meio às rodas de sam­ba da esco­la Camisa Verde e Bran­co.

Em 11 de fevereiro, o Ilú Obá de Min par­ticipou de um ensaio no Pelour­in­ho, em Sal­vador, quan­do 200 de seus inte­grantes se uni­ram à Ban­da Dindá, out­ro grupo de per­cussão  exclu­si­va­mente fem­i­ni­no.

Mais do que um blo­co, o Ilú Obá de Min é uma asso­ci­ação sem fins lucra­tivos, que atua nos temas lig­a­dos à cul­tura  de matriz africana, afro-brasileira e à mul­her negra.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d