...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inmet divulga alerta de perigo para o sul do país

Inmet divulga alerta de perigo para o sul do país

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Chuvas, vento e granizo requerem mais cuidados da população


Publicado em 23/05/2024 — 09:09 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Aler­ta de peri­go, divul­ga­do na madru­ga­da des­ta quin­ta-feira (23) pelo Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), pede à pop­u­lação de algu­mas áreas do Rio Grande do Sul que adotem medi­das de segu­rança em decor­rên­cia das chu­vas, ven­tos inten­sos e que­da de grani­zo pre­vis­tos para esta quin­ta-feira.

As áreas de maior risco são a região ser­rana, o noroeste, o cen­tro ori­en­tal e oci­den­tal do Rio Grande do Sul, o oeste e o sul de San­ta Cata­ri­na e a área met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre.

Estão pre­vis­tas chu­vas entre 30 milímet­ros por hora (mm/h) e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia; ven­tos inten­sos (60 a 100 km/h); e que­da de grani­zo. Há risco de corte de ener­gia elétri­ca, estra­gos em plan­tações, que­da de árvores e de alaga­men­tos.

O Inmet sug­ere que, em caso de rajadas de ven­to, as pes­soas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de que­da e descar­gas elétri­c­as, e que não esta­cionem veícu­los próx­i­mos a tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da.

“Se pos­sív­el, desligue apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia”, acres­cen­ta o insti­tu­to. Mais infor­mações podem ser obti­das jun­to à Defe­sa Civ­il (tele­fone 199) e ao Cor­po de Bombeiros (tele­fone 193).

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d