...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Integração do São Francisco: governo inicia testes no Ramal do Agreste

Integração do São Francisco: governo inicia testes no Ramal do Agreste

O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Sertânia (PE), na manhã desta sexta (19), para participar da cerimônia de acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste. A estrutura vai distribuir a água do Eixo Leste do projeto do Rio São Francisco para 2,2 milhões de pessoas.
© Presidên­cia da Repúbli­ca (Repro­dução)

A entrega do ramal está prevista para junho deste ano


Pub­li­ca­do em 19/02/2021 — 15:19 Por Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no fed­er­al ini­ciou hoje (19) os testes na estru­tu­ra e o enchi­men­to do sis­tema adu­tor do Ramal do Agreste do Eixo Leste do Pro­je­to de Inte­gração do Rio São Fran­cis­co. O aciona­men­to das com­por­tas acon­te­ceu no reser­vatório de Bar­ro Bran­co, em Sertâ­nia, em Per­nam­bu­co.

A cer­imô­nia con­tou com a pre­sença do pres­i­dente Jair Bol­sonaro, o min­istro do Desen­volvi­men­to Region­al, Rogério Mar­in­ho, out­ros min­istros de Esta­do, par­la­mentares e autori­dades locais. “É sem­pre moti­vo de mui­ta ale­gria vis­i­tar o nos­so Nordeste. Água é vida para este povo sofri­do do nos­so Nordeste. Isso é mais que gan­har na mega-sena, água não tem preço”, disse Bol­sonaro.

De acor­do com o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al (MDR), após saírem do reser­vatório de Bar­ro Bran­co, as águas pas­sam por oito canais, três sifões e três túneis, que somam 37,4 quilômet­ros, até chegar ao reser­vatório Negros-Góis, que tem capaci­dade de armazenar 14,7 mil­hões de met­ros cúbi­cos de água. Toda essa estru­tu­ra inte­gra o Mar­co 1 da obra, que ain­da é com­pos­to por mais dois tre­chos.

O empreendi­men­to tem 70,8 quilômet­ros de exten­são e capaci­dade de vazão de 8 mil litros de água por segun­do. “Quan­do final­iza­do, o Ramal do Agreste levará as águas do Eixo Leste do Pro­je­to de Inte­gração do Rio São Fran­cis­co à região de maior escassez hídri­ca de Per­nam­bu­co, poden­do aten­der 68 cidades e mais de 2,2 mil­hões de pes­soas por meio da Adu­to­ra do Agreste”, infor­mou o MDR.

O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Sertânia (PE), na manhã desta sexta (19), para participar da cerimônia de acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste. A estrutura vai distribuir a água do Eixo Leste do projeto do Rio São Francisco para 2,2 milhões de pessoas.
O Pres­i­dente Jair Bol­sonaro esteve em Sertâ­nia (PE), na man­hã des­ta sex­ta (19), para par­tic­i­par da cer­imô­nia de aciona­men­to das com­por­tas do 1º tre­cho do Ramal do Agreste. — Presidên­cia da Repúbli­ca (Repro­dução)

Após a testagem de todas as estru­turas do ramal e, pos­te­ri­or­mente, da Adu­to­ra do Agreste, o abastec­i­men­to poderá ser ini­ci­a­do. A entre­ga do Ramal do Agreste, que com­ple­tou 84,15% de exe­cução, está pre­vista para jun­ho de 2021. A obra, exe­cu­ta­da dire­ta­mente pelo MDR, tem inves­ti­men­to fed­er­al total de R$ 1,67 bil­hão sendo que R$ 1,3 bil­hão já foi empre­ga­do.

Quan­do total­mente con­cluí­do, o Eixo Leste do São Fran­cis­co deve ben­e­fi­ciar cer­ca de 5,5 mil­hões de pes­soas na Paraí­ba e em Per­nam­bu­co. Já o eixo norte, que inclui os esta­dos do Ceará e Rio Grande do Norte, vai aten­der, assim que final­iza­do, cer­ca de 6,5 mil­hões de pes­soas.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d