...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / IPVA do Rio de Janeiro terá redução média de 4,39% em 2024

IPVA do Rio de Janeiro terá redução média de 4,39% em 2024

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Informações foram divulgadas pela Sefaz-RJ


Pub­li­ca­do em 22/12/2023 — 13:13 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Impos­to sobre Pro­priedade de Veícu­los Auto­mo­tores (IPVA) do Rio de Janeiro vai ficar, em média, 4,39% mais bara­to em 2024, con­forme reg­istra­do nos val­ores venais divul­ga­dos pela Sec­re­taria de Esta­do de Fazen­da (Sefaz-RJ), nes­ta terça-feira (26), no Diário Ofi­cial.

Forneci­das pela Fun­dação Insti­tu­to de Pesquisas Econômi­cas (Fipe), as quan­tias se ref­er­em aos preços de mer­ca­do dos veícu­los, sobre os quais são apli­cadas as alíquo­tas do trib­u­to. Os car­ros e as motos, que rep­re­sen­tam a maior parte da fro­ta de cer­ca de 4 mil­hões de pagantes do impos­to, terão as reduções médias de 4,61% e 3,97%, respec­ti­va­mente.

O IPVA deve ser pago por meio da Guia de Reg­u­lar­iza­ção de Débitos (GRD), que poderá ser emi­ti­da pelo con­tribuinte no iní­cio do ano no Por­tal do IPVA da Fazen­da ou no site do Ban­co Brade­sco. É pre­ciso infor­mar os números do Reg­istro Nacional de Veícu­los Auto­mo­tores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do pro­pri­etário. O paga­men­to poderá ser real­iza­do em qual­quer agên­cia bancária.

O impos­to poderá ser pago em três parce­las ou à vista, com 3% de descon­to. O primeiro venci­men­to da tabela, para os automóveis com final de pla­ca número 0, ocor­rerá no dia 22 de janeiro, inde­pen­dente da modal­i­dade de quitação escol­hi­da pelo con­tribuinte.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d