...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Jardim Botânico do Rio apresenta exposição “Orquídeas na Primavera”

Jardim Botânico do Rio apresenta exposição “Orquídeas na Primavera”

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Há uma variadíssima e colorida mostra com mais de 100 espécies


Pub­li­ca­do em 22/10/2022 — 10:43 Por Dou­glas Cor­rêa — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O Orquidário do Jardim Botâni­co do Rio de Janeiro recebe neste final de sem­ana a exposição “Orquídeas na Pri­mav­era”, uma vari­adís­si­ma e col­ori­da mostra com mais de 100 espé­cies.

O even­to que se real­iza duas vezes ao ano durante quase duas décadas vol­ta ao cal­endário da cidade, com esta segun­da edição anu­al. A exposição orga­ni­za­da pela OrquidaRio — Orquidó­fi­los Asso­ci­a­dos, além de exibir orquídeas em flor na est­u­fa, ofer­ece ven­da de plan­tas, work­shop de cul­ti­vo e ofic­i­na de ilus­tração botâni­ca.

A primeira Exposição de Orquídeas deste ano acon­te­ceu em jun­ho, mar­can­do a reaber­tu­ra do Orquidário à vis­i­tação públi­ca após uma grande refor­ma. De acor­do com a pres­i­dente da OrquidaRio, Rita Sena, “r etomamos nos­sas exposições no Jardim Botâni­co duas vezes ao ano e esta­mos muito ani­ma­dos. Quer­e­mos que o públi­co siga se encan­tan­do e bus­can­do infor­mações sobre cul­ti­vo para que pos­samos ter uma cidade mais flori­da e human­iza­da. Esta época do ano é espe­cial­mente rica em flo­ração e esper­amos que nos­sos asso­ci­a­dos tragam suas mais lin­das plan­tas”, avaliou. .

Interesse

No iní­cio do sécu­lo XIX, cres­cia na Europa o inter­esse pelas orquídeas trop­i­cais. Vários relatos e gravuras com­pro­vam o fascínio que a natureza exu­ber­ante da pais­agem do país exer­cia sobre os que chegavam aqui. E o Brasil, con­sid­er­a­do como o país com maior bio­di­ver­si­dade no mun­do, é tam­bém espe­cial­mente rico em orquídeas. Não só o número de espé­cies é ele­va­do como a quan­ti­dade de plan­tas de cada uma delas é tam­bém ele­va­da. Ency­clia é um gênero de orquídeas orig­inário da Améri­ca Trop­i­cal e as 48 espé­cies, ao todo, ocor­rem prati­ca­mente no país inteiro, inclu­sive nos Bio­mas Amazô­nia, Cer­ra­do e Mata Atlân­ti­ca. Esta orquídea encon­tra seu habi­tat des­de o nív­el do mar até 2000 met­ros de alti­tude e são plan­tas sem­pre agra­dav­el­mente per­fumadas no horário em que seu polin­izador está ati­vo. Algu­mas flo­rescem em qual­quer época do ano, a maio­r­ia na pri­mav­era.

 

Edição: Nira Fos­ter

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d