...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Jardim Botânico do Rio completa 214 anos tentando recuperar público

Jardim Botânico do Rio completa 214 anos tentando recuperar público

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Local foi fechado para visitação no início da pandemia


Pub­li­ca­do em 13/06/2022 — 06:32 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Jardim Botâni­co do Rio de Janeiro (JBRJ) com­ple­ta 214 anos nes­ta segun­da-feira (13), com o desafio de recu­per­ar o públi­co per­di­do durante a pan­demia de covid-19. Assim como acon­te­ceu com out­ras atrações de laz­er da cidade do Rio, o local  foi fecha­do para vis­i­tação no iní­cio da pan­demia, em março de 2020, e só reabriu em jul­ho daque­le ano. Aos poucos, os vis­i­tantes voltaram mas ain­da não se atingiu o pata­mar de antes da doença.

Dados da própria insti­tu­ição mostram que, de janeiro a maio deste ano, o JBRJ rece­beu 173,1 mil vis­i­tantes. O número mostra aumen­to de 51% em relação ao mes­mo perío­do de 2021, quan­do o Jardim Botâni­co rece­beu 114,6 mil. Mas ain­da está 22% abaixo do pata­mar reg­istra­do nos cin­co primeiros meses de 2019, ou seja, antes da pan­demia, quan­do o local teve 221,7 mil vis­i­tantes.

“Esse número de vis­i­tação, que ain­da não recu­per­ou o pata­mar pré-pan­demia, se deve muito tam­bém ao tur­ista estrangeiro. Antes da pan­demia, até cer­ca de 40% do nos­so públi­co era for­ma­do por pes­soas de fora do país. Como esse retorno [do tur­is­mo inter­na­cional] ain­da não se deu 100%, ain­da não cheg­amos a esse pata­mar”, expli­ca a pres­i­dente do JBRJ, Ana Lúcia San­toro.

Segun­do ela, o número de vis­i­tantes car­i­o­cas e de out­ros lugares do Brasil já foi retoma­do. Por isso, enquan­to o tur­is­mo inter­na­cional não retor­na aos níveis pré-pan­demia, a estraté­gia do Jardim Botâni­co é focar nos brasileiros, aumen­tan­do a pre­sença da insti­tu­ição nas redes soci­ais, por exem­p­lo, e crian­do novas atrações (ou mes­mo retoman­do anti­gas).

“É um res­gate do Jardim Botâni­co do Rio, como local para car­i­o­cas, flu­mi­nens­es, brasileiros. A gente tem mel­ho­ra­do as nos­sas mídias soci­ais, para ampli­ar esse alcance e divul­gar nos­sos serviços, como as novas tril­has”, con­ta Ana Lúcia.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 214 anos de fundação.
Repro­dução: Jardim Botâni­co do Rio de Janeiro com­ple­ta 214 anos de fun­dação. — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Atrações

Aprovei­tan­do as comem­o­rações dos 214 anos, o JBRJ inau­gu­ra hoje, por exem­p­lo, a tril­ha das palmeiras. Os vis­i­tantes poderão, com a aju­da de mapas ou de aplica­ti­vo, rece­ber infor­mações sobre cer­ca de 20 espé­cies des­ta família botâni­ca, em 15 can­teiros do arbore­to (área de exibição públi­ca da coleção de plan­tas vivas do jardim).

Out­ra atração em comem­o­ração do aniver­sário será uma exposição do caule da primeira palmeira-impe­r­i­al plan­ta­da no país, em 1809, como pre­sente ao príncipe regente dom João VI. A plan­ta, que tin­ha quase 39 met­ros de altura, foi destruí­da por um raio em 1972, mas parte de seu caule acabou sendo preser­va­da.

Há cer­ca de um mês, o JBRJ tam­bém reabriu ao públi­co o orquidário, que esta­va fecha­do des­de o iní­cio da pan­demia. O espaço, que pas­sou por refor­ma no val­or de R$ 300 mil, con­tém mais de 7,5 mil orquídeas, entre nati­vas, exóti­cas e híbri­das. Ape­nas no primeiro dia de vis­i­tação, o espaço rece­beu 2,2 mil vis­i­tantes.

Tam­bém estão sendo investi­dos mais R$ 370 mil na refor­ma da est­u­fa de plan­tas insetívo­ras (mais con­heci­das como carnívo­ras) e do tel­ha­do do bromeliário, além da insta­lação de nova est­u­fa de secagem no her­bário.

Já o teatro do Jardim Botâni­co, que está fecha­do há cin­co anos, será trans­for­ma­do em “ecov­i­la cul­tur­al”, em parce­ria com a ini­cia­ti­va pri­va­da, que ofer­e­cerá espetácu­los de teatro, ofic­i­nas cria­ti­vas, ateliês, for­mação artís­ti­ca e recreação para cri­anças. A pre­visão é que as ativi­dades come­cem no segun­do semes­tre deste ano.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 214 anos
Repro­dução: Jardim Botâni­co do Rio de Janeiro com­ple­ta 214 anos — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O Jardim Botâni­co foi inau­gu­ra­do em 13 de jun­ho de 1808, por dom João VI, como área para acli­matação de espé­cies veg­e­tais orig­inárias de out­ras partes do mun­do.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d