...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Mais 47 municípios da Bahia entram em situação de emergência

Mais 47 municípios da Bahia entram em situação de emergência

Repro­dução: Por­to Seguro — BA,  Isac Nóbrega/PRIsac Nóbrega/PR

Chuvas intensas atingem o estado desde o início do mês


Pub­li­ca­do em 26/12/2021 — 18:43 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­nador da Bahia, Rui Cos­ta, assi­nou hoje (26) novo decre­to estad­ual que inclui mais 47 cidades na lista de municí­pios em situ­ação de emergên­cia em decor­rên­cia das chu­vas inten­sas que atingem o esta­do neste mês. Até ontem (25), 25 cidades fazi­am parte da lista. Com a atu­al­iza­ção, o número chega a 72.

Com a medi­da, fica autor­iza­da a mobi­liza­ção de todos os órgãos estad­u­ais para apoiar as ações de respos­ta ao desas­tre, reabil­i­tação do cenário e recon­strução das cidades. Cos­ta sobrevoou e vis­i­tou, neste domin­go, municí­pios do sul baiano onde as chu­vas se inten­si­ficaram des­de a últi­ma quin­ta-feira (23), como Ilhéus, Itabuna e Ita­juípe.

De acor­do com o gov­er­nador, 37 cidades da região estão embaixo da água, atingi­das de for­ma mais inten­sa pela subi­da do nív­el dos rios. Ontem (25) eram 19.

“É uma tragé­dia gigan­tesca. Não me lem­bro se, na história recente da Bahia, tem algo dessa pro­porção pela quan­ti­dade de cidades, de casas envolvi­das. É algo real­mente assus­ta­dor, o número de casa, de ruas, de local­i­dades com­ple­ta­mente embaixo de água”, disse o gov­er­nador, em pub­li­cação no Twit­ter.

Ontem (25), foi insta­l­a­da uma base de apoio em Ilhéus, fru­to de ação con­jun­ta de vários órgãos fed­erais e estad­u­ais, para socor­ro aos municí­pios afe­ta­dos pelas enchentes. De acor­do com Rui Cos­ta, dev­i­do à dis­tân­cia, out­ros pon­tos serão cri­a­dos em Itapetinga, Vitória da Con­quista, Ipi­aú e San­ta Inês.

Uma força-tare­fa com agentes de segu­rança públi­ca está atuan­do na região. Ela é com­pos­ta por bombeiros mil­itares da Bahia, Espíri­to San­to, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maran­hão, Paraí­ba, Sergipe, além das poli­cias Mil­i­tar da Bahia e da Rodoviária Fed­er­al (PRF). Vinte viat­uras, 10 aeron­aves, oito botes e um bar­co tam­bém foram mobi­liza­dos.

Ação federal

O gov­er­no fed­er­al tam­bém está mobi­lizan­do diver­sos órgãos e min­istérios em ações de respos­ta ao desas­tre nat­ur­al e recon­strução de infraestru­tu­ra dan­i­fi­ca­da. Até o momen­to, mais de R$ 19 mil­hões já foram disponi­bi­liza­dos pela Defe­sa Civ­il Nacional.

Além da PRF, aeron­aves e mil­itares das Forças Armadas darão apoio aos municí­pios. A aju­da fed­er­al tam­bém inclui a lib­er­ação de recur­sos para a com­pra de com­bustív­el e a con­vo­cação de téc­ni­cos e de equipes da Força Nacional do Sis­tema Úni­co de Saúde.

O min­istro da Cidada­nia, João Roma, tam­bém esteve em Ilhéus neste domin­go em reuniões com autori­dades locais. “É cru­cial que, neste momen­to, a gente reforce o esta­do de aler­ta, retire as famílias que estão nas áreas de risco e tra­bal­he para preser­var vidas. Na sequên­cia, tomare­mos todas as medi­das para amparar essas pes­soas”, escreveu, em pub­li­cação no Twit­ter.

Até o momen­to, o Cor­po de Bombeiros da Bahia con­fir­mou 18 mortes em decor­rên­cia das chu­vas. Mais de 4,2 mil pes­soas estão desabri­gadas e 11,2 mil foram desa­lo­ja­dos pelas inun­dações.

Para aman­hã (27), o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) e o Cen­tro Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais (Cemaden) man­têm o aler­ta de risco de novas inun­dações e desliza­men­tos de ter­ra na Bahia, dev­i­do ao acu­mu­la­do de chu­vas dos últi­mos dias e à pre­visão de novas pre­cip­i­tações.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d