...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Mais antigo bloco do Rio, Cordão da Bola preta é patrimônio estadual

Mais antigo bloco do Rio, Cordão da Bola preta é patrimônio estadual

Em 2025, agremiação celebrou 106° desfile no sábado de Carnaval

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/07/2025 — 07:53
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Cordão da Bola Preta faz seu 102º pelas ruas do centro do Rio de Janeiro
Repro­dução:  © Tomaz Silva/Agência Brasil

O cen­tenário blo­co Cordão da Bola Pre­ta foi recon­heci­do como Patrimônio Históri­co, Cul­tur­al e Ima­te­r­i­al do Esta­do do Rio de Janeiro. 

O títu­lo foi pub­li­ca­do nes­ta quin­ta-feira (24) no Diário Ofi­cial, demon­stran­do a importân­cia do blo­co para o car­naval e a cul­tura flu­mi­nense.

“Não há como falar de Car­naval sem lem­brar do Cordão da Bola Pre­ta. É um blo­co cen­tenário, refer­ên­cia de ale­gria e de cul­tura para o povo flu­mi­nense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a fes­ta. Essa é uma hom­e­nagem mais do que mere­ci­da à agremi­ação, aos seus fun­dadores e inte­grantes e, claro, ao Car­naval do Rio”, disse Cláu­dio Cas­tro.

Fun­da­do em 1918, o Bola Pre­ta é o blo­co mais anti­go do Rio de Janeiro. Con­sid­er­a­do hoje um megablo­co, atrai a cada ano uma mul­ti­dão de foliões para as ruas do Rio, sem­pre nos sába­dos de Car­naval.

O blo­co foi fun­da­do por Álvaro Gomes de Oliveira, o Kaver­in­ha. Ele deu nome ao blo­co ao ver pas­sar uma lin­da mul­her com vesti­do bran­co e bolas pre­tas. Daí surgiu o mais anti­go e tradi­cional blo­co do Rio.

O Cordão da Bola Pre­ta é parte da memória cul­tur­al da cap­i­tal flu­mi­nense e des­fi­la ao som de march­in­has de Car­naval, sam­bas-enre­do, além de clás­si­cos de MPB.

Em 1º de março deste ano, sába­do de car­naval, cele­brou o 106º des­file da agremi­ação, com o tema Rio, Eu te Amo, hom­e­nage­an­do os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d