...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Ministros defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro

Ministros defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro

Ex-presidente tentou violar a tornozeleira eletrônica

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/11/2025 — 15:47
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 22/11/2025 - Manifestação em frente a sede da Polícia Federal após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Após a prisão pre­ven­ti­va do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, a min­is­tra-chefe da Sec­re­taria de Relações Insti­tu­cionais, Gleisi Hoff­man, disse neste sába­do (22) que a prisão de Jair Bol­sonaro segue rig­orosa­mente os ritos do dev­i­do proces­so legal obser­va­do pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) e pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) em cada eta­pa da ação penal con­tra a ten­ta­ti­va de golpe de esta­do no Brasil.

“A decisão do min­istro Alexan­dre de Moraes está fun­da­men­ta­da nos riscos reais de fuga do chefe da orga­ni­za­ção golpista, na iminên­cia do trân­si­to em jul­ga­do de sua con­de­nação para cumpri­men­to da pena”.

Segun­do ela, Moraes tam­bém lev­ou em con­ta os antecedentes de um proces­so mar­ca­do por vio­len­tas ten­ta­ti­vas de coação da Justiça, como o tar­i­faço e as sanções da Mag­nit­sky. “Na democ­ra­cia, a Justiça se cumpre”, con­cluiu a min­is­tra.

Tam­bém nas redes soci­ais, o min­istro da Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia da Repúbli­ca, Guil­herme Bou­los, disse que “ninguém está aci­ma da democ­ra­cia”. 

“Ninguém pode trair a pátria impune­mente. Que a prisão de Bol­sonaro por ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do rep­re­sente um grande mar­co para nos­sa história: Ditadu­ra nun­ca mais!”, disse Bou­los.

Um dia antes da prisão do ex-pres­i­dente, Bou­los já tin­ha comen­ta­do em sua rede social sobre a fuga recente de out­ros bol­sonar­is­tas. “Fugi­ram do Brasil para escapar da cadeia”, citan­do os casos de Car­la Zam­bel­li (PL-SP), Eduar­do Bol­sonaro (PL-SP) e recen­te­mente, Alexan­dre Ram­agem (PL-RJ). “Além de traidores, são covardes. Alguém tem dúvi­da de que Jair teria fugi­do se não estivesse em prisão domi­cil­iar”, ques­tio­nou hora antes, na rede X.

Prisão

A prisão pre­ven­ti­va de Bol­sonaro foi real­iza­da em cumpri­men­to a decisão do min­istro do STF, Alexan­dre de Moraes, por con­ta da con­vo­cação de uma vigília, neste sába­do, nas prox­im­i­dades da residên­cia onde o ex-pres­i­dente cumpre prisão domi­cil­iar.

Segun­do Moraes, a reunião pode­ria causar tumul­to e facil­i­tar even­tu­al ten­ta­ti­va de fuga do réu. O min­istro disse ain­da que foi con­stata­da, na madru­ga­da, ten­ta­ti­va de vio­lar a tornozeleira eletrôni­ca.

Está agen­da­da para aman­hã (23) a audiên­cia de custó­dia do ex-pres­i­dente. A defe­sa diz que vai recor­rer.

Con­de­na­do a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da tra­ma golpista. Bol­sonaro e os demais réus podem ter as penas exe­cu­tadas nas próx­i­mas sem­anas.

Bol­sonaro cumpria prisão domi­cil­iar des­de 4 de agos­to, deter­mi­na­da após des­cumpri­men­to de medi­das caute­lares já fix­adas pelo STF. Ele esta­va com tornozeleira eletrôni­ca e proibido de aces­sar embaix­adas e con­sula­dos, de man­ter con­ta­to com embaix­adores e autori­dades estrangeiras e de uti­lizar redes soci­ais, dire­ta ou indi­re­ta­mente, inclu­sive por inter­mé­dio de ter­ceiros.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d