...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Comunidade diz que eles não fazem parte da contagem oficial

Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 29/10/2025 — 08:20
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 28/10/2025 - Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Cer­ca de 60 cor­pos foram local­iza­dos e reti­ra­dos de uma área de mata do Com­plexo da Pen­ha por moradores, após a Oper­ação Con­tenção real­iza­da pelas forças de segu­rança do esta­do, nes­sa terça-feira (28). Os cor­pos foram reunidos na Praça São Lucas, no cen­tro da comu­nidade, e de acor­do com os moradores, não fazem parte da con­tagem ofi­cial de 64 mor­tos — 60 sus­peitos e 4 poli­ci­ais. A Polí­cia Mil­i­tar foi procu­ra­da, mas ain­da não se pro­nun­ciou. 

O ativista Raul San­ti­a­go, morador do com­plexo, fez uma trans­mis­são ao vivo e denun­ciou a  “chaci­na que entra para a história do Rio de Janeiro, do Brasil e mar­ca com mui­ta tris­teza a real­i­dade do país.” 

A pedi­do dos famil­iares, os cor­pos foram expos­tos para reg­istro da impren­sa, e depois foram cober­tos com lençóis. A comu­nidade aguar­da a reti­ra­da dos cor­pos pelo Insti­tu­to Médi­co-Legal.

Se eles real­mente estiverem fora das 64 víti­mas con­tabi­lizadas ontem, o sal­do total de mor­tos da oper­ação mais letal já real­iza­da pelas forças de segu­rança do Rio, pode chegar a 120. Durante a noite, mais seis cor­pos encon­tra­dos em área de mata no Com­plexo do Alemão foram lev­a­dos para o Hos­pi­tal Getúlio Var­gas.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

O Cor­po de Bombeiros já começou a reti­rar os cor­pos no Com­plexo da Pen­ha. Ain­da há incerteza sobre o número total de mor­tos na ação, que está sendo con­sid­er­a­da pelo gov­er­no do esta­do como “a maior oper­ação da história do Rio de Janeiro”. A con­tagem ofi­cial na terça-feira foi de 64 óbitos, sendo 60 sus­peitos e 4 poli­ci­ais. Isso já car­ac­ter­i­za a ação como a mais letal.

No entan­to, seis cor­pos encon­tra­dos por moradores no Com­plexo do Alemão foram lev­a­dos para o Hos­pi­tal Getúlio Var­gas durante a noite, além dos 60 local­iza­dos na Pen­ha durante a madru­ga­da e man­hã de hoje. Caso não haja dupli­ci­dade, a con­ta pode chegar a 130 mor­tos.

*Matéria atu­al­iza­da às 9h35 de hoje (29/10)

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d