...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes confirma júri popular de Lessa e Élcio para 30 de outubro

Moraes confirma júri popular de Lessa e Élcio para 30 de outubro

Lessa é réu confesso do assassinato de Marielle Franco

André Richter — Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/10/2024 — 20:44
Brasília
Brasília (DF) 14/08/2024 O ministro do STF, Alexandre de Moraes, participa do seminário
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

O min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), autor­i­zou nes­ta quin­ta-feira (10) a real­iza­ção do júri pop­u­lar que vai decidir se con­de­na os ex-poli­ci­ais Ron­nie Lessa e Élcio Queiroz pelo assas­si­na­to da vereado­ra Marielle Fran­co e do motorista Ander­son Gomes, ocor­ri­do em 2018.

O iní­cio do jul­ga­men­to do Tri­bunal do Júri da Comar­ca do Rio de Janeiro foi mar­ca­do para o dia 30 deste mês, às 9h. A decisão de Moraes con­fir­ma a real­iza­ção do jul­ga­men­to, que foi agen­da­do em setem­bro deste ano pelo juiz Gus­ta­vo Kalil,  tit­u­lar do 4º Tri­bunal do Júri, que pre­sidirá a sessão.

A autor­iza­ção foi solic­i­ta­da ao Supre­mo porque Lessa e Elcio são réus na ação penal que trami­ta no tri­bunal sobre o assas­si­na­to e está sob a rela­to­ria de Alexan­dre de Moraes.

Lessa assi­nou acor­do de delação pre­mi­a­da e é réu con­fes­so do assas­si­na­to. Ele deu os tiros que mataram a vereado­ra e o motorista. Segun­do o acu­sa­do, o crime foi cometi­do a man­do dos irmãos Brazão. Élcio foi respon­sáv­el por diri­gir o car­ro usa­do no crime.

Além dos dois acu­sa­dos, são réus no proces­so que está no STF o con­sel­heiro do Tri­bunal de Con­tas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domin­gos Brazão, o irmão dele, Chiquin­ho Brazão, dep­uta­do fed­er­al (Sem Par­tido-RJ), o ex-chefe da Polí­cia Civ­il do Rio de Janeiro Rival­do Bar­bosa e o major da Poli­cia Mil­i­tar Ronald Paulo de Alves Pereira.

Todos respon­dem pelos crimes de homicí­dio e orga­ni­za­ção crim­i­nosa e estão pre­sos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d