...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Moraes determina investigação contra senador Marcos do Val

Moraes determina investigação contra senador Marcos do Val

Repro­dução: © Agên­cia Sena­do

Senador declarou ter participado de reunião sobre golpe de Estado


Pub­li­ca­do em 03/02/2023 — 19:40 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Alexan­dre de Moraes deter­mi­nou nes­ta sex­ta-feira (3) a aber­tu­ra de inves­ti­gação para apu­rar as declar­ações do senador Mar­cos do Val (Podemos-ES) de que teria rece­bido uma pro­pos­ta para par­tic­i­par de um golpe de Esta­do.

Nes­ta sem­ana, o senador declar­ou que par­ticipou de uma reunião com o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro e o ex-dep­uta­do Daniel Sil­veira, que tin­ha como obje­ti­vo induzir o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Alexan­dre de Moraes, a ”recon­hecer” que ultra­pas­sou as qua­tro lin­has da Con­sti­tu­ição com o ex-pres­i­dente da Repúbli­ca.

Na deter­mi­nação, Alexan­dre de Moraes ale­ga que o senador apre­sen­tou ver­são difer­ente dos fatos ao ser ouvi­do pela Polí­cia Fed­er­al e, por isso, deve ser fei­ta a inves­ti­gação dos crimes de fal­so teste­munho, calú­nia e coação no proces­so. “Após a oiti­va, o rela­tor con­sta­tou que o senador apre­sen­tou qua­tro ver­sões antagôni­cas sobre o fato, a últi­ma em depoi­men­to à PF, o que demon­stra a “per­t­inên­cia e neces­si­dade” da real­iza­ção de diligên­cias para o seu com­ple­to esclarec­i­men­to e para a apu­ração dos crimes de fal­so teste­munho, denun­ci­ação calu­niosa e coação no cur­so do proces­so”.

O min­istro orde­nou ain­da que os veícu­los de impren­sa que con­ver­saram com o senador encam­in­hem a ínte­gra das entre­vis­tas, bem como solic­i­tou o aces­so a live real­iza­da por Mar­cos do Val nas redes soci­ais.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d