...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Museus estaduais terão entrada gratuita no aniversário de São Paulo

Museus estaduais terão entrada gratuita no aniversário de São Paulo

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Capital paulista completa 468 anos


Pub­li­ca­do em 23/01/2022 — 17:50 Por Cami­la Maciel – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

No aniver­sário de 468 anos da cidade de São Paulo, comem­o­ra­do nes­ta terça-feira (25), os museus estad­u­ais terão entra­da gra­tui­ta. Entre os destaques, estão duas mostras do pro­gra­ma Mod­ernismo Hoje que serão inau­gu­radas no Museu Afro Brasil, no Par­que Ibi­ra­puera. O Memo­r­i­al da Resistên­cia, a Estação Pina­cote­ca e Pina Luz, que não abrem às terças-feiras, não farão parte da pro­gra­mação des­ta terça. Des­de 10 de janeiro, insti­tu­ições cul­tur­ais do esta­do exigem o com­pro­vante de vaci­nação con­tra a covid-19.

Como parte das comem­o­rações do cen­tenário da Sem­ana de Arte Mod­er­na de 1922, o Museu Afro Brasil recebe as mostras “Arque­olo­gia Amorosa de São Paulo”, que mostra a cidade da segun­da metade do sécu­lo 19 até a primeira metade do sécu­lo 20, e “Padre Jesuíno do Monte Carme­lo aos Olhos de Mário de Andrade”. Elas ficarão em car­taz até 30 de jun­ho de 2022, das 10h às 17h.

Quem vis­i­tar o Museu da Lín­gua Por­tugue­sa, na Estação da Luz, vai con­hecer a mostra tem­porária “Son­hei em Por­tuguês”. A exposição fala sobre migrações do sécu­lo 21 com depoi­men­tos de migrantes na cidade de São Paulo, sejam brasileiros ou estrangeiros. A curado­ria é Isa Grin­spum Fer­raz.

No Museu do Fute­bol, no Está­dio Pacaem­bu, a novi­dade é a exposição tem­porária Tem­po de Reação – 100 anos do goleiro Bar­bosa. Na área em frente ao museu, a cri­ança­da poderá par­tic­i­par das ativi­dades do pro­gra­ma “Férias no Museu”, que disponi­bi­liza uma estru­tu­ra com­ple­ta de ativi­dades diver­sas, como chute a gol, pingue-pongue, futmesa e espaço infan­til. Adul­tos tam­bém podem brin­car. A pro­gra­mação é das 9h às 18h.

A exposição que hom­e­nageia Rita Lee estará no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra, que teve curado­ria dela e do fil­ho da can­to­ra, João Lee, traz um panora­ma da car­reira e da vida de Rita.

Nos jardins da Casa das Rosas, na Aveni­da Paulista, é pos­sív­el vis­i­tar a insta­lação Renasci­men­to, for­ma­da por 365 manequins sus­pen­sos, que hom­e­nageia as víti­mas da pan­demia de covid-19 e os profis­sion­ais de saúde. A obra é do artista plás­ti­co Siron Fran­co. Além dis­so, haverá uma pro­gra­mação espe­cial para o aniver­sário da cidade com a apre­sen­tação do pro­je­to “Can­ta a poe­sia”.

Tam­bém terão pro­gra­mação gra­tui­ta nes­ta terça-feira (25): Museu da Casa Brasileira, Museu da Imi­gração, Museu Cataven­to, Paço das Artes, Casa Guil­herme de Almei­da, Casa Mário de Andrade e Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d