...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Museus têm programação para o feriado de aniversário de São Paulo

Museus têm programação para o feriado de aniversário de São Paulo

Repro­dução: © 24.03.2020/Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil

Capital paulista completa hoje 469 anos


Pub­li­ca­do em 25/01/2023 — 08:04 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Hoje (25), feri­ado do aniver­sário da cidade de São Paulo, museus, bib­liote­cas, ofic­i­nas cul­tur­ais e fábri­c­as de cul­tura 4.0 terão sua pro­gra­mação ampli­a­da para que os paulis­tanos aproveit­em o dia de fol­ga.

Com os horários difer­en­ci­a­dos, as insti­tu­ições cul­tur­ais ofer­e­cerão exposições, apre­sen­tações, shows, ofic­i­nas, exibições de mág­i­cas, work­shop aber­to de dança e ativi­dades que visam ensi­nar palavras em lín­guas indí­ge­nas. Só estarão fecha­dos o Museu da Diver­si­dade Sex­u­al, a Sala São Paulo e a Ofic­i­na Cul­tur­al Alfre­do Volpi.

O Museu do Fute­bol terá apre­sen­tação musi­cal com o grupo Groove 011, com mostra de sam­ba rock, incluin­do bate-papo con­tan­do a história, importân­cia e sua resistên­cia enquan­to movi­men­to pre­to paulis­tano.

A apre­sen­tação será segui­da de aula demon­stra­ti­va e dis­cotecagem ao vivo, com par­tic­i­pação inclu­si­va do públi­co. No mes­mo local, haverá ofic­i­na de slack­line com o atle­ta campeão mundi­al Alis­son Fer­reira e o grupo Rebri­can­do com con­tação de história com o tema “Todo mun­do pode jog­ar“, para cri­anças e ado­les­centes. A entra­da é gra­tui­ta. Mais infor­mações.

Flâmulas

No Museu da Lín­gua Por­tugue­sa haverá a Estação Férias – nos­sas palavras são flâ­mu­las, com a apre­sen­tação do Coral Mir­im Guarani, além de ofic­i­nas que visam ensi­nar palavras em lín­guas indí­ge­nas de for­ma lúdi­ca.

A ação está lig­a­da à exposição tem­porária Nhe’ẽ Porã: Memória e Trans­for­mação, que fala sobre lín­guas e cul­turas dos povos orig­inários do Brasil, em car­taz no museu até abril. Entra­da grátis. Mais infor­mações.

No Museu da Casa Brasileira, a mostra “Remanes­centes da Mata Atlân­ti­ca & Acer­vo MCB” tem o obje­ti­vo de estim­u­lar a reflexão sobre a trans­for­mação da flo­res­ta brasileira, pas­san­do pela exu­berân­cia das árvores de grande porte até o desa­parec­i­men­to de espé­cies.

Há ain­da a ativi­dade “Casa na Pra­ia”, aber­ta a todos os públi­cos. Ela tem como mis­são levar a pra­ia para o jardim do museu, con­vi­dan­do o públi­co a con­stru­ir essa pra­ia jun­tos, con­fec­cio­nan­do ele­men­tos desse cenário. As famílias poderão sen­tir a areia nos pés. A par­tic­i­pação é gra­tui­ta, medi­ante inscrição pelo site museu. Mais infor­mações.

No Museu das Cul­turas indí­ge­nas haverá con­tação de histórias com Daniel Munduruku, além de músi­ca e pin­tu­ra cor­po­ral com os Mestres de Saberes Indí­ge­nas do Museu das Cul­turas Indí­ge­nas, e brin­cadeiras xin­gua­nas, além de uma roda de con­ver­sa, a par­tir do livro “Crôni­cas de São Paulo”. A entra­da não será gra­tui­ta, mas a par­tic­i­pação nas ativi­dades, sim. Mais infor­mações.

Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo terá a primeira visi­ta pat­ri­mo­ni­al para explo­rar a arquite­tu­ra do com­plexo da Luz e o pro­tag­o­nis­mo do edifí­cio no desen­volvi­men­to da região em que se encon­tra, além de refle­tir sobre as pos­si­bil­i­dades téc­ni­cas empre­gadas no perío­do colo­nial e suas fun­cional­i­dades na con­tem­po­ranei­dade. Entra­da gra­tui­ta. Mais infor­mações.

O Museu da Imi­gração pro­move uma visi­ta a espaços lig­a­dos à história da imi­gração com o públi­co con­hecen­do lugares de memória rela­ciona­dos aos proces­sos migratórios de difer­entes décadas e a her­ança cul­tur­al e pat­ri­mo­ni­al deix­a­da por ess­es movi­men­tos.

Os destaques são a imi­gração ital­iana, libane­sa, espan­ho­la e boli­viana. O pas­seio começa na anti­ga Hospedaria de Imi­grantes do Bráse e total­iza um per­cur­so de 25km em uma van disponi­bi­liza­da pelo Museu. Mais infor­mações.

Out­ra ativi­dade con­vi­dará os vis­i­tantes a con­hecerem os sam­bas dos com­pos­i­tores Adoniran Bar­bosa, Ger­al­do Filme e Toin­ho Melo­dia. A par­tir das com­posições, acon­te­cerá um bate-papo sobre as trans­for­mações e as prob­lemáti­cas da Ter­ra da Garoa. A ação será volta­da para o públi­co aci­ma de 12 anos. Não há neces­si­dade de inscrição prévia, sendo que as vagas serão lim­i­tadas e por ordem de chega­da.

No Museu Cataven­to, o Espetácu­lo teatral Peri­go invisív­el mostra que o peri­go à saúde nem sem­pre é visív­el, como os vírus, bac­térias, fun­gos e como são impor­tantes os bons hábitos de higiene na pre­venção de doenças, além de números de mág­i­cas. Mais infor­mações.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) serão exibidas as obras em grafite “Grandes Per­son­al­i­dades Negras” que hom­e­nageiam 81 artis­tas negros, como o Ema­noel Arau­jo, artista e ide­al­izador do Museu Afro Brasil, fale­ci­do em 7 de setem­bro de 2022. Tam­bém, serão exibidos os filmes: “O Enfer­meiro” e “Ori­un­di”, de Paulo Autran. Mais infor­mações.

Fotografia

No Paço das Artes, a mostra comem­o­ra­ti­va Nova Fotografia 10 Anos, real­iza­da em parce­ria com o MIS, exibe 60 tra­bal­hos de fotó­grafos con­tem­pla­dos pela con­vo­catória do MIS, que se dis­tinguem pela qual­i­dade e ino­vação. O vis­i­tante poderá con­ferir, por exem­p­lo, a real­i­dade dos palesti­nos e israe­lens­es em Tel Aviv, Jerusalém, apre­sen­ta­da em “Entre muros e ideias”, de Mar­cos Muniz. Mais infor­mações.

Na Pina­cote­ca de São Paulo será exibi­da a exposição “Pelas ruas: vida mod­er­na e exper­iên­cias urbanas na arte dos Esta­dos Unidos. 1893–1976”, com 150 obras de 78 artis­tas, den­tre eles, recon­heci­dos nomes da arte norte-amer­i­cana, como Andy Warhol, Edward Hop­per. Entra­da será gra­tui­ta.

No Memo­r­i­al da Resistên­cia de São Paulo, a exposição “Memórias do Futuro: Cidada­nia Negra, Antir­racis­mo e Resistên­cia” apre­sen­ta ao públi­co um panora­ma históri­co de mais de um sécu­lo de lutas por dire­itos da pop­u­lação negra no esta­do de São Paulo, abrangen­do o perío­do de 1888 até os dias de hojeMais infor­mações.

O Museu Afro Brasil Ema­noel Arau­jo traz a exposição Mestre Didi – Deoscore­des Max­i­m­il­iano dos San­tos, que con­ta com 42 escul­turas do artista plás­ti­co, escritor e sac­er­dote baiano e afro-brasileiro que colaborou com a difusão da cul­tura dos povos africanos. E, tam­bém, tem a exposição de lon­ga duração do acer­vo do Museu Afro Brasil Ema­noel Arau­jo. Entra­da gra­tui­ta. Infor­mações. Para infor­mações sobre out­ros museus bas­ta aces­sar.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d