...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / O Agente Secreto ganha melhor direção e melhor ator em Cannes

O Agente Secreto ganha melhor direção e melhor ator em Cannes

Prêmios foram para Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 24/05/2025 — 16:02
São Luís
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 10/04/2025 - Wagner Moura e Kleber Mendonça nas filmagens do filme O Agente Secreto. Foto: Victor Jucá/Divulgação
Repro­dução: © Vic­tor Jucá/Divulgação

O filme brasileiro O Agente Secre­to, de Kle­ber Men­donça Fil­ho, gan­hou o prêmio de mel­hor direção na 78ª edição do Fes­ti­val de Cannes, na França. O ator Wag­n­er Moura, pro­tag­o­nista da pelícu­la, tam­bém foi pre­mi­a­do como mel­hor ator.

O filme de Kle­ber Men­donça Fil­ho tam­bém era um dos favoritos para gan­har a Pal­ma de Ouro, a maior pre­mi­ação de Cannes, mas, quem lev­ou foi lon­ga Um sim­ples Aci­dente, do cineas­ta dis­si­dente ira­ni­ano Jafar Panahi.

Agente Secre­to teve sua estreia mundi­al no fes­ti­val, no dia 18 de maio, quan­do foi ova­ciona­do com mais de 10 min­u­tos de aplau­sos. Em uma rede social, a min­is­tra da Cul­tura, Mar­gareth Menezes, parab­eni­zou Kléber Men­donça e Wgn­er Moura, pela pre­mi­ação.

“Dois gigantes brasileiros fazen­do história em Cannes! Parabéns a Wag­n­er Moura, Mel­hor Ator, e a Kle­ber Men­donça Fil­ho, Mel­hor Dire­tor, pelo recon­hec­i­men­to no maior fes­ti­val de cin­e­ma do mun­do! O Brasil cel­e­bra vocês! Nos­so cin­e­ma vive um novo tem­po”, escreveu a min­is­tra na rede social X.

Brasília (DF), 16/05/2025 - O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura . Foto: Victor Jucá/Divulgação
Repro­dução: Brasília (DF), 16/05/2025 — O Agente Secre­to, filme de Kle­ber Men­donça Fil­ho estre­la­do por Wag­n­er Moura . Foto: Vic­tor Jucá/Divulgação

»Filme brasileiro vence prêmio da críti­ca em Cannes

Kle­ber Men­donça Fil­ho tam­bém foi dire­tor de filmes acla­ma­dos como Aquar­ius (2016), que teve sua primeira exibição mundi­al em 2016 em Cannes, e Bacu­rau (2019). Ambos con­cor­reram à Pal­ma de Ouro.

Durante a apre­sen­tação de Aquar­ius, a equipe do filme protestou con­tra o afas­ta­men­to do car­go da então pres­i­den­ta da Repúbli­ca, Dil­ma Rouss­eff.

Na ocasião, ao subir o tapete ver­mel­ho, Kle­ber Men­donça Fil­ho, acom­pan­hado das atrizes brasileiras Maeve Jink­ings e Sônia Bra­ga, além da atriz Bar­bara Colen, da pro­du­to­ra Emi­lie Lesclaux e con­vi­da­dos, segu­ra­va car­tazes com fras­es como: “Um golpe de esta­do ocor­reu no Brasil”, “Brasil vive um golpe de Esta­do”, “O mun­do não pode aceitar um gov­er­no ilegí­ti­mo” e “54.501.118 de votos queima­dos!”.

Poucos dias antes, o Sena­do havia aprova­do a admis­si­bil­i­dade do proces­so de impeach­ment de Dil­ma, afastando‑a do car­go por até 180 dias, até que o méri­to do impeach­ment fos­se vota­do.

Já Bacu­rau, de Kle­ber Men­donça Fil­ho e Juliano Dor­nelles, gan­hou o Prêmio do Júri no Fes­ti­val de Cannes de 2019. A pelícu­la ficou em primeiro lugar, empatan­do com a pro­dução france­sa Les Mis­érables, de Ladj Ly.

O filme de ficção se pas­sa em um povoa­do no sertão, chama­do Bacu­rau, e tem como mar­co a morte de uma morado­ra con­heci­da, Dona Carmeli­ta. A par­tir deste episó­dio, a tra­ma se desen­volve des­per­tan­do even­tos ines­per­a­dos.

Lula parabeniza

O pres­i­dente Lula comem­o­rou os prêmios de mel­hor direção e mel­hor ator para O Agente Secre­to. O pres­i­dente da Repúbli­ca parab­eni­zou Kléber Men­donça Fil­ho e Wag­n­er Moura pelas con­quis­tas.

“Hoje é dia de sen­tir ain­da mais orgul­ho de ser brasileiro. De comem­o­rar o recon­hec­i­men­to que nos­sa arte tem no mun­do. E de cur­tir a feli­ci­dade de viv­er em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wag­n­er Moura”, escreveu o pres­i­dente, que disse ain­da que as duas pre­mi­ações mostram que o cin­e­ma brasileiro “não deve nada a ninguém”.

“Os dois prêmios que O Agente Secre­to con­quis­tou há pouco no fes­ti­val de Cannes – mel­hor dire­tor e mel­hor ator – mostram que o cin­e­ma de nos­so país não deve nada para ninguém. E que seguire­mos encan­tan­do os públi­cos e os críti­cos ao redor do plan­e­ta com filmes que mostram nos­so tal­en­to, nos­sa cul­tura e capí­tu­los impor­tantes de nos­sa própria história”, con­cluiu Lula em seu per­fil na rede social.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d