...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / O ano de 2025 pelas lentes da Agência Brasil

O ano de 2025 pelas lentes da Agência Brasil

Relem­bre os prin­ci­pais fatos em 100 fotos mar­cantes
Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil; e Joéd­son Alves — Foto­jor­nal­ista da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/12/2025 — 07:00
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 22/12/2025 - Retrospectiva 2025 - Foto feita em 05/08/2025 - A 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas continua até amanhã (6), em Brasília, com o tema “Mulheres Guardiãs do Planeta pela cura da Terra”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Pes­soas foram às ruas para protes­tar, apoiar ou fir­mar posições impor­tantes. Engra­vata­dos tomaram decisões em salas fechadas ou em plenários em ebu­lição. Golpis­tas encon­traram sua sen­tença e mul­heres tiver­am suas vidas inter­romp­i­das covarde­mente. Uma nova palavra virou moda no país, a adul­ti­za­ção. Belém virou a cap­i­tal do Brasil por alguns dias, quan­do todos os olhos estavam na COP30. Entre tornozeleiras eletrôni­cas, tar­i­faço e Comis­sões Par­la­mentares de Inquéri­to, o Brasil atrav­es­sou 2025.

Ao lon­go deste ano, as câmeras fotográ­fi­cas dis­pararam mil­hares de vezes na bus­ca pelo clique per­feito, a foto que resumisse a notí­cia em ape­nas uma imagem. Dessas, 100 foram sele­cionadas; recortes dos prin­ci­pais acon­tec­i­men­tos que mar­caram o Brasil neste ano. As fotografias fun­cionam como reg­istro e teste­munho de um país em movi­men­to, mar­ca­do por inten­sas dis­putas políti­cas, decisões cen­trais do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al e embat­es no Con­gres­so Nacional que mobi­lizaram a sociedade.

A ret­ro­spec­ti­va fotográ­fi­ca deste ano da Agên­cia Brasil tem iní­cio com um tema que atrav­es­sou o ano de for­ma con­stante e pre­ocu­pante: a vio­lên­cia con­tra a mul­her. O fem­i­nicí­dio per­maneceu como um dos prin­ci­pais desafios soci­ais do país, evi­den­cian­do que, ape­sar dos avanços legais e da maior vis­i­bil­i­dade do debate, a pro­teção às mul­heres ain­da é insu­fi­ciente e desigual.

As ruas voltaram a ocu­par papel cen­tral. Seja nas man­i­fes­tações por dire­itos, como as mar­chas do orgul­ho LGBTQIA+, seja nas mobi­liza­ções de povos indí­ge­nas em Brasília, que reafir­maram a luta pela ter­ra, pela Con­sti­tu­ição e pela preser­vação de seus ter­ritórios. O Brasil plur­al aparece em cores, cor­pos e vozes diver­sas, trans­for­man­do o espaço públi­co em are­na de afir­mação.

O ano tam­bém foi mar­ca­do pelos efeitos da crise climáti­ca. Enchentes e secas impactaram comu­nidades, sobre­tu­do as mais car­entes. A fúria da natureza inun­dou e destel­hou casas em alguns esta­dos. Em out­ros, cas­tigou plan­tações e tornou a água um arti­go raro, de luxo.

Entre cul­tura, fé, tra­bal­ho e cel­e­brações pop­u­lares, as ima­gens rev­e­lam um país mar­ca­do por con­trastes, mas tam­bém por resistên­cia e afir­mação de dire­itos.

A ret­ro­spec­ti­va fotográ­fi­ca de 2025 da Agên­cia Brasil propõe memória: um con­jun­to de fotografias que con­tribui para a com­preen­são do país que fomos neste ano — com­plexo, ten­so, diver­so e per­ma­nen­te­mente em dis­pu­ta.

Ao reunir e disponi­bi­lizar esse acer­vo, a Agên­cia Brasil reafir­ma seu com­pro­mis­so com o jor­nal­is­mo públi­co e com o dire­ito à infor­mação. Um com­pro­mis­so que se expres­sa tam­bém nos quase três mil­hões de aces­sos às fotografias pub­li­cadas ao lon­go de 2025.

 

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d