...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Gravuras fazem parte do acervo do MAM

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/12/2025 — 16:16
São Paulo
São Paulo (SP) - 07/12/2025 - Gravuras são roubadas de exposição em biblioteca em São Paulo Obras são de Cândido Portinari e Henri Matisse. Foto: Prefeitura de São Paulo
Repro­dução: © Prefeitu­ra de São Paulo

Dois home­ns roubaram, na man­hã de hoje (7), oito gravuras de Hen­ri Matisse e cin­co de Cân­di­do Porti­nari de uma exposição na Bib­liote­ca Mário de Andrade.

O crime foi con­fir­ma­do pela Sec­re­taria de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va, que infor­mou o ataque à exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Bib­liote­ca Mário de Andrade”, real­iza­da em parce­ria com o Museu de Arte Mod­er­na (MAM). 

O local, que pas­sa por perí­cia da Polí­cia Civ­il, dis­põe de equipe de vig­ilân­cia e sis­tema de câmeras de segu­rança.

A sec­re­taria infor­mou que todo o mate­r­i­al que pos­sa servir à inves­ti­gação está sendo forneci­do para as autori­dades poli­ci­ais, e que as obras expostas con­tam com apólice de seguro vigente.

Em nota, a Polí­cia Civ­il con­fir­mou que real­iza diligên­cias para iden­ti­ficar e pren­der os dois home­ns. Segun­do a polí­cia, a dupla ren­deu uma vig­i­lante e um casal de idosos que vis­i­ta­va o local. Eles colo­caram os doc­u­men­tos e os quadros em uma saco­la de lona e fugi­ram pela saí­da prin­ci­pal. Os vig­i­lantes cor­reram para pedir aju­da a poli­ci­ais mil­itares que patrul­havam a região, mas os sus­peitos não foram local­iza­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d