...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Ocupação hoteleira para réveillon no Rio de Janeiro está em 89,61%

Ocupação hoteleira para réveillon no Rio de Janeiro está em 89,61%

Repro­dução: © Prefeitura/Rio de Janeiro

Dados são da terceira prévia do sindicato do setor hoteleiro


Pub­li­ca­do em 23/12/2022 — 12:27 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A média da ocu­pação hoteleira no municí­pio do Rio, até o momen­to, é de 89,61% para o perío­do de 30 de dezem­bro de 2022 a 1º de janeiro de 2023. Os bair­ros mais procu­ra­dos são Ipane­ma e Leblon, com 93,62% das reser­vas con­fir­madas, segui­dos de Leme e Copaca­bana, com 93,10%, Bar­ra da Tiju­ca e São Con­ra­do (92,04%), Fla­men­go e Botafo­go (87,35%) e Cen­tro (78,30%).

Os dados são da ter­ceira prévia da pesquisa do Sindi­ca­to dos Meios de Hospedagem do Municí­pio do Rio de Janeiro (Hotéis­RIO), divul­ga­da nes­ta hoje (23).

Con­forme a pesquisa, o resul­ta­do apon­ta para o firme cresci­men­to das reser­vas. Na sem­ana pas­sa­da a indi­cação era para 80,75% de ocu­pação. Os hoteleiros esper­am para este réveil­lon — anun­ci­a­do pela Empre­sa de Tur­is­mo do Municí­pio do Rio de Janeiro (Rio­tur) como a maior cel­e­bração da vira­da de todos os tem­pos -, super­ar o resul­ta­do pas­sa­do, quan­do a taxa de ocu­pação foi de 92,10%.

O pres­i­dente do Hotéis­RIO, Alfre­do Lopes, tem expec­ta­ti­va de uma ocu­pação ain­da maior. “As pro­jeções de recu­per­ação do setor são muito pos­i­ti­vas para esta tem­po­ra­da e sinal­izam que os números fiquem próx­i­mos ou super­em os do réveil­lon 2020/2021. Esper­amos chegar a 98% de quar­tos ocu­pa­dos”, disse.

Virada em casa

A Bar­ra da Tiju­ca, que tem como car­ac­terís­ti­ca ser o maior réveil­lon indoor da cidade, com as comem­o­rações real­izadas em fes­tas den­tro das casas ou dos hotéis, tem há alguns anos con­fir­ma­do o desem­pen­ho com grande deman­da do públi­co que via­ja em família. O bair­ro já tem mais de 92% dos quar­tos reser­va­dos e a expec­ta­ti­va da hote­lar­ia é de 100% de quar­tos ocu­pa­dos na vira­da.

Alfre­do Lopes disse que, des­de o iní­cio, o réveil­lon da Bar­ra foi plane­ja­do para ser uma fes­ta den­tro de casa, uma vez que não existe pro­gra­mação de even­tos na pra­ia, mas cos­tu­ma pre­sen­tear moradores e tur­is­tas com um show de luzes.

“A queima de fogos de artifí­cio é fei­ta nos tel­ha­dos dos hotéis, que orga­ni­zam grandes fes­tas muito procu­radas pelos tur­is­tas. As famílias tam­bém cos­tu­mam rece­ber con­vi­da­dos em seus con­domínios, já que o bair­ro tem por car­ac­terís­ti­ca pré­dios com varan­das que con­vi­dam a con­frat­er­nizar. Out­ras pres­ti­giam a pro­gra­mação de ceias e atrações musi­cais dos hotéis viz­in­hos pela segu­rança e prati­ci­dade. Alguns shop­pings tam­bém par­tic­i­pam, garan­ti­n­do um céu ilu­mi­na­do da Bar­ra ao Recreio. É uma comem­o­ração muito boni­ta com deman­da que cresce a cada ano”.

Fal­tan­do oito dias para a vira­da, o réveil­lon já tem locais con­fir­ma­dos de queima de fogos. Com patrocínio da Rio­tur, haverá espetácu­los no Wind­sor Mara­pen­di, Wyn­d­ham Rio Bar­ra, Que­bra Mar da Bar­ra, Radis­son Hotel Bar­ra Rio de Janeiro, Vil­lage­Mall, Hilton Bar­ra Rio de Janeiro, Court­yard by Mar­riott Rio de Janeiro Bar­ra da Tiju­ca, Ilha Pura, Rama­da Encore by Wyn­d­ham Rio de Janeiro Rib­al­ta, Bar­ra World Shop­ping & Park,

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d