...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná

Oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná

Repro­dução: © Grupo BR277/CATVE/Instagram

Local é usado para armazenamento de milho no município de Palotina


Pub­li­ca­do em 27/07/2023 — 10:13 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Oito pes­soas mor­reram e 12 ficaram feri­das após a explosão de um silo de armazena­men­to de mil­ho no municí­pio paranaense de Paloti­na, local­iza­do no oeste do esta­do. Segun­do o Cor­po de Bombeiros local a explosão ocor­reu na quar­ta-feira (26), por vol­ta das 17 horas.

Cer­ca de 20 bombeiros das unidades de Paloti­na, Tole­do e Cas­cav­el par­tic­i­param das ações de res­gate. O grupo foi reforça­do por 14 inte­grantes do Grupo de Oper­ações de Socor­ro Táti­co (Gost) de Curiti­ba. Os cor­pos das víti­mas foram entregues à Polí­cia Cien­tí­fi­ca do esta­do, para perí­cia; e os 12 feri­dos foram encam­in­hados a hos­pi­tais da região.

De acor­do com o major Zajac, a explosão ocor­reu no inte­ri­or do túnel de um dos silos da coop­er­a­ti­va agroin­dus­tri­al C.Vale. Na sequên­cia, se esten­deu a out­ros três tuneis interli­ga­dos.

O major expli­ca que o perío­do atu­al é de col­hei­ta da safra de mil­ho, e que ess­es armazéns recebem o pro­du­to e o esto­ca até a secagem, para então ser proces­sa­do.

Zajac acres­cen­ta que as causas da explosão serão inves­ti­gadas pelos per­i­tos da polí­cia cien­tí­fi­ca. Ele, no entan­to, ante­cipou algu­mas das hipóte­ses sobre quais sub­stân­cias pre­sentes no local pode­ri­am ter servi­do de com­bustív­el para a explosão.

“A com­pactação da mas­sa de mil­ho pode pro­duzir gás por con­ta da fer­men­tação. É tam­bém pos­sív­el que a explosão ten­ha sido cau­sa­da pela poeira do mil­ho, que tam­bém pode ger­ar uma atmos­fera explo­si­va”, disse o major à Agên­cia Brasil. “Ess­es riscos tor­nam impre­scindív­el a limpeza rotineira dess­es tuneis”, acres­cen­tou.

A C.Vale, empre­sa respon­sáv­el pelo silo, divul­gou uma nota sobre o ocor­ri­do. Segun­do a empre­sa, as causas da explosão ain­da não foram iden­ti­fi­cadas.

“No momen­to, a pri­or­i­dade está cen­tra­da na mobi­liza­ção de todos os esforços e recur­sos necessários à preser­vação da inte­gri­dade dos colab­o­radores atingi­dos pelo inci­dente e apoio aos famil­iares das pos­síveis víti­mas atingi­das”, diz nota, ao infor­mar que todas equipes de segu­rança da coop­er­a­ti­va estão ati­vas, colab­o­ran­do com autori­dades.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d