...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / ONG promove educação antirracista nas escolas públicas do Rio

ONG promove educação antirracista nas escolas públicas do Rio

Livros de Djamila Ribeiro e Bell Hooks serão doados às instituições

Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/05/2025 — 10:30
Rio de Janeiro
Brasília (DF) 16/04/2025 Livros de poemas e contos de Jovina Teodoro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

As esco­las munic­i­pais São Tomás de Aquino, no Leme, e Pedro Ernesto, na Lagoa, ambas na zona sul do Rio, recebem nos dias 20 e 24 deste mês, a primeira edição do Pro­gra­ma de Edu­cação Antir­racista, pro­movi­do pela orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Par­ceiros da Edu­cação Rio

A pro­pos­ta bus­ca trans­for­mar o olhar de edu­cadores da rede públi­ca sobre a equidade racial, pro­moven­do a val­oriza­ção das cul­turas negra e indí­ge­na e recon­hecen­do a diver­si­dade como fer­ra­men­ta essen­cial para a trans­for­mação social.

A ini­cia­ti­va inte­gra as ações do pro­je­to Lá Vem História e visa à for­mação de 50 pro­fes­sores de 20 esco­las par­ceiras por meio de ofic­i­nas artís­ti­cas e cul­tur­ais — como danças indí­ge­nas, jon­go, sam­ba e capoeira — e ativi­dades de medi­ação de leitu­ra desen­volvi­das para envolver edu­cadores de maneira lúdi­ca e inter­a­ti­va, incen­ti­van­do o con­ta­to com a lit­er­atu­ra oral e escri­ta.

A coor­de­nado­ra do pro­je­to Lá Vem História, Lêda Fon­se­ca, lem­bra que a edu­cação antir­racista está pre­vista na leg­is­lação. A Lei 10.639/2003 inclui a obri­ga­to­riedade do ensi­no de história e cul­tura afro-brasileira em todas as esco­las públi­cas e pri­vadas do Brasil, do ensi­no fun­da­men­tal ao médio. Em 2008, a Lei 11.645 incluiu a obri­ga­to­riedade de ensi­no da cul­tura indí­ge­na.

“Sen­ti­mos neces­si­dade de tra­bal­har mais com os pro­fes­sores sobre essa temáti­ca para que ten­ham repertório mais ampli­a­do sobre tais cul­turas. Os pro­fes­sores foram for­ma­dos em uma per­spec­ti­va muito eurocên­tri­ca. Nós pre­cisamos con­hecer mais das cul­turas africana e indí­ge­na porque fomos for­ma­dos desse amál­ga­ma. Na esco­la públi­ca, temos a maior parte dos alunos par­dos e negros”, afir­mou Lêda.

Cada uma das 20 esco­las par­tic­i­pantes rece­berá um acer­vo com dez obras de autoras influ­entes como Djami­la Ribeiro, Bell Hooks, Sônia Rosa e Bár­bara Carine, que vão com­por uma bib­liote­ca antir­racista que amplia o aces­so a nar­ra­ti­vas diver­sas.

“O pro­je­to Lá Vem História tem trans­for­ma­do a vida dos alunos ao levar cul­tura e arte às esco­las da rede munic­i­pal. A ini­cia­ti­va pro­move a reflexão sobre diver­si­dade e inclusão e for­ma uma ger­ação mais con­sciente e enga­ja­da com a cul­tura brasileira”, afir­mou o secretário munic­i­pal de Edu­cação, Renan Fer­reir­in­ha.

O pro­gra­ma tam­bém inclui rodas de con­ver­sa e debates sobre práti­cas pedagóg­i­cas decolo­ni­ais e vis­i­tas a locais de importân­cia históri­ca e cul­tur­al para as iden­ti­dades afro-brasileira e indí­ge­na, como o Cais do Val­on­go — recon­heci­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, Ciên­cia e Cul­tura (Unesco) como Patrimônio Mundi­al da Humanidade —, a Aldeia Mara­canã e out­ros cen­tros cul­tur­ais da cidade.

Agenda

Dia 20/5 – Esco­la Munic­i­pal São Tomás de Aquino, das 9h às 11h

Endereço: Praça Almi­rante Júlio de Noron­ha, 40 – Leme

Cer­ca de 245 cri­anças vão assi­s­tir a uma apre­sen­tação da artista Ana Bis­po, que per­corre o lega­do de com­pos­i­tores negros como Gilber­to Gil, Car­to­la e Dona Ivone Lara.

Dia 24/5 – Esco­la Munic­i­pal Pedro Ernesto, das 9h às 11h

Endereço: Rua Fonte da Saudade – Lagoa

Cer­ca de 50 pro­fes­sores assi­s­tirão à mesa de aber­tu­ra com Joana Oscar, da Gerên­cia de Relações Étni­co-Raci­ais da Sec­re­taria Munic­i­pal da Edu­cação do Rio, Maíra San­tos, dire­to­ra da Esco­la Maria Felipe, primeira esco­la afro-brasileira, com a medi­ação de Tha­iana Rodrigues, edu­cado­ra antir­racista, sociólo­ga e doutoran­da em soci­olo­gia.

O secretário munic­i­pal de Edu­cação, Renan Fer­reir­in­ha, é esper­a­do no even­to.

Parceiros da Educação

Em parce­ria com a Sec­re­taria Munic­i­pal de Edu­cação, a ONG Par­ceiros da Edu­cação Rio mobi­liza a sociedade para mel­ho­rias nas esco­las, por meio de doações e ini­cia­ti­vas diver­sas.

Fun­da­da em 2009, a ONG já impactou cer­ca de 40 mil alunos, capac­i­tou mais de 1,7 mil profis­sion­ais e atua em frentes como pro­gra­mas de apoio a esco­las públi­cas, capac­i­tação, reforço esco­lar, infraestru­tu­ra e redução da evasão esco­lar. Recon­heci­da pela transparên­cia, tem o selo A+ do Insti­tu­to Doar, venceu o prêmio “100 Mel­hores ONGs do Brasil” (2022 e 2024) e rece­beu a Medal­ha de Méri­to Pedro Ernesto (2024) pela Câmara do Rio de Janeiro, em recon­hec­i­men­to pelo tra­bal­ho na edu­cação públi­ca da cidade.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d