...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Operação da Polícia Federal combate fraudes previdenciárias no Rio

Operação da Polícia Federal combate fraudes previdenciárias no Rio

Repro­dução: © Divulgação/Polícia Fed­er­al

Prejuízos aos cofres públicos somam R$ 8 milhões


Pub­li­ca­do em 25/04/2023 — 08:42 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) cumpre nes­ta terça-feira (25), no Rio de Janeiro, 19 man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va con­tra acu­sa­dos de frau­dar a Pre­v­idên­cia Social. De acor­do com a PF, os alvos inte­gram uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa que teria cau­sa­do pre­juí­zos de R$ 8 mil­hões aos cofres públi­cos.

A oper­ação Meta­mor­fose tam­bém cumpre 18 man­da­dos de bus­ca e apreen­são. As diligên­cias, autor­izadas pela 7ª Vara Fed­er­al Crim­i­nal do Rio de Janeiro, estão sendo cumpri­das em Niterói, Nova Iguaçu e Nilópo­lis (no Grande Rio), além da cap­i­tal flu­mi­nense.

Ain­da segun­do a PF, o esque­ma garan­tia a obtenção de bene­fí­cios prev­i­den­ciários em nome de pes­soas fic­tí­cias ou fale­ci­das, em espe­cial, pen­são por morte e bene­fí­cio de prestação con­tin­u­a­da ao idoso hipos­su­fi­ciente (BPC-Loas).

Documentos falsos

As inves­ti­gações mostraram que eram usa­dos doc­u­men­tos fal­si­fi­ca­dos para reg­is­trar ben­efi­ciários fan­tas­mas ou reati­var bene­fí­cios tit­u­lar­iza­dos por pes­soas já fale­ci­das, com a aju­da de fal­sos procu­radores, os quais ocul­tavam sua própria iden­ti­dade com doc­u­men­tos tam­bém for­ja­dos.

Com a con­cessão do bene­fí­cio, os “procu­radores” abri­am con­tas em agên­cias bancárias, fazi­am saques de val­ores e emi­ti­am cartões mag­néti­cos para saques futur­os.

Segun­do a PF, as inves­ti­gações con­taram com a colab­o­ração do Núcleo de Inteligên­cia do Min­istério da Pre­v­idên­cia Social no Rio e da Cen­tral­izado­ra de Pre­venção a Fraudes da Caixa.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d