...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Parque de Madureira ganha placa em homenagem ao compositor Monarco

Parque de Madureira ganha placa em homenagem ao compositor Monarco

Repro­dução: © Divul­gação

Ele foi presidente de honra da Portela


Pub­li­ca­do em 24/06/2023 — 14:37 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Uma pla­ca que dá o nome do com­pos­i­tor Monar­co, afix­a­da no Par­que de Madureira, foi entregue pelo prefeito do Rio, Eduar­do Paes. A inau­gu­ração foi mar­ca­da por uma fes­ta ao som da bate­ria da Portela. Em dezem­bro de 2021, um decre­to da prefeitu­ra já tin­ha reba­ti­za­do o lugar de Par­que Madureira Mestre Monar­co. O par­que é local de cam­in­ha­da, piquenique, pis­tas de skate e shows.

Líder da Vel­ha Guar­da Show da esco­la, Monar­co — ex-pres­i­dente de hon­ra da Portela — mor­reu aos 81 anos, víti­ma de com­pli­cações de uma cirur­gia no estô­ma­go, no dia 11 de dezem­bro de 2021. Em sua con­ta no Instaram, Zeca Pagod­in­ho disse: “Perdemos nos­so mestre. A Portela está triste. Ele cumpriu a mis­são dele bacana. Deus recebe”.

“Para todos que con­vive­mos com o Monar­co, temos um pro­fun­do sen­ti­men­to de tris­teza. Mas tem uma coisa que temos de tirar desse momen­to: o lega­do que que deixou para essa cidade. Ele deixou uma história para a cul­tura car­i­o­ca. Vocês têm de ter muito orgul­ho dele. Vai ser lem­bra­do para sem­pre” afir­mou o prefeito do Rio ao ser referir a Hilde­mar Diniz, o ver­dadeiro nome do sam­bista.

Obra musical

Con­fec­ciona­da pela Sec­re­taria de Con­ser­vação, a pla­ca exibe não ape­nas a denom­i­nação Par­que Madureira Mestre Monar­co, mas tam­bém infor­mações sobre esse ícone da músi­ca brasileira, balu­arte da Portela e autor de clás­si­cos como Coração em desal­in­ho. Famil­iares do sam­bista estiver­am pre­sentes à cer­imô­nia, que tam­bém con­tou com a par­tic­i­pação da bate­ria e diver­sos inte­grantes da Portela.

“Esta­mos com o coração muito ale­gre. Que­ria agrade­cer, em nome da família Diniz, ao prefeito Eduar­do Paes. Ele trans­for­mou esse lugar, que era perigoso de se pas­sar, num grande laz­er para a pop­u­lação. E, hoje, eterniza o nome do nos­so mestre no Par­que Madureira’, disse Mau­ro Diniz, fil­ho de Monar­co.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d